O serviço de entregas - delivery
- têm garantido o funcionamento de bares, pizzarias e restaurantes durante a
pandemia. A Rappi, empresa colombiana de entregas, já calcula um crescimento de
cerca de 30% no número de pedidos na América Latina. Por isso, manter os
insumos dos estabelecimentos em dia pode evitar prejuízos, diminuir despesas e
aumentar os lucros durante a crise.
De acordo com Leonardo Almeida,
CEO da Menu - aplicativo que abastece restaurantes conectando os principais
distribuidores e indústrias do mercado foodservice com os estabelecimentos -, o
controle de estoque está ligada a gestão financeira do estabelecimento. “Embora
pareça ser uma tarefa básica, é muito importante, pequenos e médios comércios
que não realizam um controle eficaz podem gerar impactos nas vendas e na
produtividade do negócio. Devido ao isolamento social, essa organização se
tornou ainda mais fundamental, evitando desperdícios e perda de dinheiro”, explica.
O especialista listou 4 dicas
importantes para ajudar comerciantes com a gestão do estoque de
alimentos:
1. Divida os insumos do estoque em grupos
Um restaurante lida com vários
tipos de insumos. Os laticínios, por exemplo, são perecíveis e podem ser
perdidos facilmente por fatores como a mudança da temperatura na qual estão
refrigerados. Outros, como arroz, farinha e óleo, não exigem refrigeração e têm
uma durabilidade maior. Por isso, é essencial dividir os insumos em grupos,
conforme as características que você preferir. No caso de uma pizzaria, é
possível separar queijo, ingredientes da massa e recheios. “Outras
classificações possíveis são itens perecíveis e não perecíveis, assim como a
durabilidade (curta, média ou longa), os insumos similares devem ficar
fisicamente próximos uns dos outros. Isso facilita a armazenagem e organização
do espaço,” comenta.
2. Use um
local adequado para o armazenamento dos insumos
O local onde
os alimentos são armazenados tem influência direta sobre a sua qualidade e
durabilidade. Locais com alta incidência solar e infiltrações, por exemplo,
aceleram o apodrecimento e o surgimento de mofo em frutas e legumes. Vale a
pena investir em um espaço adequado para não ter perdas de insumos ou problemas
com a vigilância sanitária. Ele não deve ter problemas estruturais, como
rachaduras, alta incidência de raios solares nem muito úmido. Todos esses
fatores diminuem consideravelmente a sua vida útil.
3.
Reabasteça de forma inteligente
O principal benefícios do
reabastecimento é uma
gestão melhor dos custos e evita também compras erradas ou desnecessárias.
Produtos sazonais, ou seja, que vendem mais em um determinado período, devem
ser adquiridos de forma inteligente e comprados com base na demanda existente.
Por outro lado, é ruim ter falta de produtos e, com isso, perder vendas. Logo,
dar prioridade à compra dos produtos mais populares é uma boa forma de evitar
que isso aconteça.
4. Use a tecnologia a seu favor
Utilize a tecnologia para automatizar
algumas das tarefas mais repetitivas e burocráticas do controle de estoque.
Para aumentar a velocidade dos processos nesse setor e ter mais precisão neles,
empregue um sistema informatizado que consiga assumir parte das
responsabilidades dos colaboradores. Na Menu, por exemplo, é possível comprar
insumos direto com fornecedores e distribuidores,
comparar preços e receber as entrega chegas em até 48 horas. A plataforma
da startup possui uma tecnologia integrada à logística que
ajuda no processamento de pedidos, até a gestão de estoque e transporte.
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