O
antigo debate continua: as senhas estão realmente desaparecendo? Elas são o
mecanismo de autenticação mais popular do mundo e permitem que os usuários
obtenham acesso a seus aplicativos há décadas. Porém, até elas têm suas falhas.
Mais de 80% das violações de dados são causadas por senhas fracas, reutilizadas
ou roubadas e as equipes de TI gastam uma média de 4 horas por semana apenas em
questões relacionadas a senhas. Todos esses dados levantam a questão: o que
pode ser feito para aliviar o problema das senhas?
A
necessidade de uma maneira mais segura e fácil para a autenticação de usuários
é clara. A solução óbvia para eliminar o problema das senhas é acabar com elas
- mas como? A solução é apostar nas experiências livres de senha.
A
autenticação livre de senha permite que os usuários se conectem com segurança a
seus aplicativos, sem precisar digitar um código. Em um ambiente de negócios,
isso significa que os funcionários podem acessar seu trabalho sem precisar das
senhas, garantindo que as equipes de TI mantenham completo controle dos logins.
Experiências
livres de senha
Existem
duas formas de utilizar a autenticação sem senha: eliminando-as da
infraestrutura de TI ou removendo a senha da experiência de logon do funcionário.
Embora ambas sejam possíveis, não é provável que as senhas sejam completamente
eliminadas da infraestrutura de TI tão cedo, então é ideal que as empresas
invistam na segunda opção. Uma experiência de login sem senha significa que,
embora ainda existam senhas nos bastidores, o funcionário não precisará digitar
nenhuma delas manualmente durante o login.
A
autenticação sem senha beneficia os negócios do ponto de vista da produtividade
dos funcionários e da segurança dos negócios. Com ela, eles não precisam mais
utilizar uma senha diferente para cada aplicativo necessário para realizar seu
trabalho que chegam, em média, a 36 serviços em nuvem diferentes - são muitas
senhas para lembrar e muito tempo desperdiçado digitando-as manualmente.
Os
riscos relacionados às senhas também são eliminados, já que não existe mais a
opção de usar e reutilizar senhas fáceis de memorizar em vários aplicativos.
Senhas fracas geram muitos riscos, já que são as mais fáceis de serem invadidas
por hackers. 34% das empresas sofrem com credenciais de senha perdidas ou
roubadas mensalmente², muitas corporações também enfrentam desafios de
segurança de senha regularmente. Além disso, uma experiência de login sem senha
significa que elas ainda estão funcionando nos bastidores, o que permite que as
equipes de TI imponham requisitos mais fortes para senhas que os funcionários
nunca precisarão digitar manualmente - o melhor dos dois mundos.
Tornando
a experiência livre de senhas possível
Se
uma senha não está conectando um funcionário ao trabalho, o que está? Alguns
exemplos de tecnologias sem senha são biometria, protocolos seguros e
integrações.
Protocolos
de autenticação:
Um
exemplo de uma tecnologia sem senha são os protocolos de autenticação. Uma
maneira de um protocolo funcionar é facilitar a comunicação entre um provedor
de identidade e um provedor de serviços. Quando um funcionário é autenticado no
provedor de identidade, ele também é autenticado nos provedores de serviços
atribuídos, sem a necessidade de digitar uma senha.
Um
exemplo disso é o logon único (SSO), geralmente criado com o protocolo SAML
(Security Assertion Markup Language). Com o SSO, quando um funcionário é
autenticado em seu provedor de identidade, o SSO de uma organização também
autentica o usuário em todos os aplicativos atribuídos ou provedores de
serviços. Isso significa que, após o login do funcionário, não será necessário
digitar outras senhas para diferentes aplicações, garantindo uma experiência
livre de senhas.
Protocolos
como o SAML ajudam a aumentar a segurança geral porque as senhas são
eliminadas, e oferecem uma conexão mais segura do que uma senha sozinha poderia
fornecer. É uma vitória para TI e funcionários, porque facilita o acesso às
informações de maneira mais segura.
Federação:
A
federação conecta um provedor de identidade a um provedor de serviços; assim,
uma vez que o funcionário seja autenticado no provedor de identidade, ele
também será autenticado nos provedores de serviço atribuídos como resultado da
integração. Isso ajuda às equipes de TI a gerenciar com segurança o dia a dia
de todo usuário, desde a integração até a exclusão, através de várias soluções
de gerenciamento de identidade e acesso (IAM), com uma visão unificada.
Como
as duas tecnologias de IAM são integradas uma à outra, o relacionamento seguro
é estabelecido nos bastidores, o que significa que os funcionários não
precisarão digitar uma senha separada para cada ferramenta. Uma vez logados, os
funcionários terão acesso aos dois recursos integrados para manter uma
experiência sem senha durante todo o dia de trabalho.
Biometria:
A
biometria é única para cada indivíduo. Essa tecnologia está se tornando uma
maneira cada vez mais popular de autenticar funcionários em seu trabalho e 70%
dos consumidores já desejam o uso expandido da autenticação biométrica em seus
locais de trabalho.
A
principal razão pela qual a biometria está crescendo em popularidade é porque
ela fornece uma experiência do usuário simples e contínua. Autenticar com o
toque de uma impressão digital é muito mais fácil do que digitar uma senha
manualmente, e os funcionários não querem mais obstáculos de segurança que os
atrasem.
No
entanto, também é fundamental que a biometria seja armazenada com segurança e, por
conta disso, é recomendado que as empresas busquem soluções de autenticação
biométrica baseadas em um modelo de criptografia somente local. Isso significa
que as informações biométricas são armazenadas no próprio dispositivo, e não na
nuvem. A criptografia somente local ajuda a garantir que os dados permaneçam
seguros e privados. Neste caso, também é uma alternativa que possibilita a
experiência livre de senhas.
Livre-se
das senhas:
Livrar-se
das senhas garante às empresas maior produtividade entre os funcionários,
custos reduzidos de TI e mais segurança. No entanto, é importante lembrar que
as senhas ainda são o método mais comum de autenticação e não desaparecerão tão
cedo. É por isso que as empresas devem associar a experiência de login sem
senha aos funcionários, com o auxílio de uma ferramenta de gerenciamento de
senhas para todas as que ainda estão em uso, mesmo que em segundo plano. Desta
forma é possível proteger todos os pontos de acesso e proporcionar uma
experiência de login sem interrupções.
LastPass
LogMeIn,
Inc.
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