Ter o próprio
negócio é o desejo de 58% dos brasileiros, de acordo com a pesquisa Amway
Global Entrepreneurship Report. Não à toa, 11,1 milhões de empresas foram
criadas nos últimos 3,5 anos no Brasil, segundo o Sebrae-SP. De fato, há muitas
pessoas deixando de bater ponto para realizar o sonho de ser empresário. Mas
quando você decide iniciar um negócio, é preciso muita cautela, pois o universo
do empreendedorismo é bem diferente do emprego fixo. Primeiro, é preciso ter a
resposta para a seguinte pergunta: porque realmente eu quero abrir esse
negócio?
Muitas pessoas
decidem empreender por motivos equivocados. Há quem queira unicamente ganhar
dinheiro, mas sem avaliar se possui o perfil dinâmico e aberto a riscos. Ou
quem abre qualquer negócio simplesmente por parecer a solução mais rápida para
sair de um emprego que não aguenta mais. Motivos assim não são fortes o
suficiente para você seguir em frente quando as maiores adversidades surgirem.
Segundo Vivian
Wolff, Coach de Vida e Carreira pelo Integrated Coaching Institute (ICI), com
MBA em Marketing Estratégico pela University de Catalunya, Barcelona; ao
começar um negócio próprio, é preciso escolher algo que você goste muito e que
tenha conhecimento.
“Analise as
condições do mercado, público-alvo, localização e, principalmente, se é mesmo o
seu perfil. Ser empreendedor não é o glamour que muitos pensam e não representa
garantia de sucesso. Você terá que trabalhar o dobro do que trabalhava no seu
emprego até sua empresa engatar, começar a se pagar e a gerar lucro. Terá que tomar
decisões difíceis, descobrir como conseguir o investimento para seu negócio e
como vai se sustentar enquanto o projeto não gera receita. Poucos pensam sobre
isso e, de repente, o fluxo de caixa entra em pane”, explica Vivian.
Para quem está
desempregado, avaliar os recursos e economias é fundamental. Para quem está
pensando em uma transição de carreira, uma mudança progressiva e planejada
antes de largar o emprego é o recomendado. “Verifique se seu projeto de negócio
é realmente interessante. Muitas vezes, e com a boa intenção de te motivar, as
pessoas não lhe dirão a verdade sobre suas ideias. Portanto, fique atento. Se
não está recebendo nenhum feedback negativo ou questionador, reflita”, pontua
Vivian.
Segundo o
monitoramento do Sebrae-SP, 27 em 100 empresas paulistas fecham no 1º ano, e
58% fecham até o 5º ano. Ou seja, menos da metade sobrevive. Por que isso
acontece? De acordo com Vivian Wolff, a razão número um para a falência de um
negócio recém-aberto é a falta de mercado para um determinado produto ou
serviço.
“Muitas
empresas se baseiam na estratégia de criar uma necessidade inexistente ou, em
outras palavras, usam o ‘as pessoas não sabem que precisam de algum produto ou
serviço até você convencê-las de que sim’. Essa premissa já foi defendida por
grandes executivos, e às vezes até funciona, mas para a maioria não acontece
com essa facilidade”.
Portanto, se
você vai investir tempo e recursos na criação de um negócio, procure se
certificar ao máximo que é o produto certo para o mercado certo.
Outras razões
não menos importantes que justificam o fracasso são a falta de planejamento, de
capital de giro, de equipe qualificada, de estudo sobre a concorrência, além de
problemas com o preço oferecido.
Confira 5
fatores que contribuem para o fortalecimento do novo negócio
1 - A
motivação: Para
fazer algo bem, você tem que não somente gostar muito do que faz, mas acreditar
no seu projeto
2 - O
bom empreendedor:
É aquela pessoa que continua quando todos parariam, que está disposto a dedicar
tempo e dinheiro, falhar e recomeçar
3 - O
produto ou serviço:
Deve ser ideal e necessário para o mercado de atuação escolhido. Se não tem
público para seu produto/serviço, a chance de fracassar é grande
4 - A
equipe: Cuidar das
pessoas que embarcaram na aventura de empreender com você é uma ótima
estratégia para a saúde a longo prazo de todos, inclusive do seu negócio.
Lembre-se de que há um limite que a maioria dos membros da sua equipe está
disposta a tolerar. Doses de reconhecimento e gratidão devem estar sempre
presentes
5 - O
imprevisível:
Tenha a clareza de que coisas inesperadas acontecem e que os prazos podem se
estender muito mais do que o planejado. Você talvez demore mais tempo para
levantar o financiamento que deseja ou para começar a gerar receita, mas
executando os passos corretamente, em vez de rapidamente, você terá mais
chances de conseguir
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