Analistas exploram o
futuro da liderança da área de Data & Analytics durante a Conferência Gartner Data & Analytics
2019, que ocorre de 29 a 30 de maio em São Paulo
O Gartner Inc., líder mundial
em pesquisa e aconselhamento para empresas, alerta que o sucesso dos negócios digitais
está sendo cada vez mais impulsionado por estratégias de Data & Analytics
capazes de aumentar as ambições corporativas. Como resultado, os líderes da
área de dados e análises e suas equipes agora têm uma grande oportunidade de
fornecer valor transformacional às empresas.
Abrindo hoje a Conferência Gartner Data & Analytics 2019,
em São Paulo, Peter Krensky, Senior Principal
Analyst do Gartner,
disse ao público de mais de 1.800 profissionais de Data & Analytics que,
embora praticamente todas as organizações estejam colocando os dados no centro
de sua estratégia digital, ter um propósito claro é a chave para entregar valor
à organização.
"Se você é o diretor ou o gerente de
dados de sua organização, você precisa ter clareza sobre o seu objetivo", afirma
Krensky. "Sempre haverá ambiguidade nos dados e na análise, mas é por isso
que é tão importante que os líderes da área de Data & Analytics tornem seus
princípios claros".
Para alcançar este cenário, o Gartner
identificou três princípios de liderança que os líderes das iniciativas de Data
& Analytics devem dominar para liderar em um mundo ambíguo.
Adote uma mentalidade
experimental
“Com muita frequência, as organizações apenas
medem o que é fácil, em vez de coletar novos dados para criar métricas mais
significativas. Descobrir novos indicadores, usando dados alternativos, pode
reforçar o desempenho. No entanto, dados e métricas válidos exigem
experimentação”, diz Donald Feinberg, Distinguished Vice President
Analyst do Gartner.
Ao adotar uma mentalidade experimental, os
líderes de dados e análises podem:
-
Desafiar constantemente as decisões tomadas pela organização com base em dados;
-
Antecipar as consequências não intencionais das métricas;
-
Experimentar novos dados, novas medidas e novos modelos analíticos.
"Adotar uma mentalidade experimental não
será fácil, mas é o melhor caminho para fornecer uma organização orientada por
dados e evitar a criação de uma tirania de métricas", diz Feinberg.
Seja o guia e o
guardião dos dados de seus clientes
O Gartner avalia que a privacidade como conhecíamos
antes é algo que já não existe mais. Com a Inteligência Artificial (IA), a
Internet das coisas (IoT) e a grande mudança provocada pela digitalização dos
negócios, é virtualmente impossível garantir a privacidade. O papel dos líderes
de Data & Analytics é atuar como administradores das informações,
garantindo sua relevância e segurança como o guia e o guardião dos dados.
"Como guias e guardiões dos dados de
nossos clientes, podemos garantir que nossos usuários tenham todas as
informações que precisam, mas apenas sobre aquilo que precisam. É preciso proteger
a privacidade, indo além do que é legalmente obrigatório, para respeitar as
expectativas dos clientes de quem pode ter acesso a seus dados e das diferentes
finalidades possíveis para o uso dessas informações”, diz Rita
Sallam, Distinguished Vice President Analyst do Gartner. “Ao
equilibrar a transparência com a integridade, as organizações podem usar os dados
para fomentar a criação de insights que orientem as decisões e que farão com
que os clientes e os cidadãos se sintam contentes por oferecer os dados que
serão usados em seu benefício”.
Automatize o manual e
promova o criativo
Nenhuma empresa ou governo irá prosperar ou
sobreviver sem fortes investimentos em Inteligência Artificial. No entanto, os
líderes de Data & Analytics devem adotar um princípio para concentrar as
tecnologias de Inteligência Artificial para automatizar as tarefas manuais e, com
isso, permitir que grandes quantidades de recursos possam se concentrar em um
trabalho mais criativo.
“Novos projetos de Inteligência Artificial
não devem fomentar relacionamentos contraditórios entre homem e máquina. Eles
devem ser projetados para integrar pessoas e máquinas e criar uma dinâmica que
amplifique seus pontos fortes e compense suas fraquezas”, afirma Joao
Tapadinhas, Vice Presidente Analyst do Gartner. “Este é o princípio
para projetar, implementar e expandir projetos de IA que os líderes de Data
& Analytics devem seguir”.
A Conferência Gartner Data & Analytics 2019
apresenta um profundo mergulho apresenta
uma ampla variedade de tópicos de Data & Analytics, incluindo BI
de self-service, Nuvem, plataformas modernas de análise de negócios,
descoberta de dados, Data Lakes e
governança de Data & Analytics.
Acompanhe as notícias e atualizações sobre a Conferência nas redes sociais
usando #GartnerDA.
Saiba mais pelo site https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/data-analytics-brazil.
Sobre o Gartner
O
Gartner,
Inc. (NYSE: IT) é a
principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500.
Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas
indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para
desenvolverem organizações de sucesso no futuro. Nossa combinação incomparável
de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e
baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas
sobre os assuntos que mais importam. Somos confiáveis como um recurso de apoio
e parceiro crítico para mais de 15.000 empresas, em mais de 100 países – por
meio de todas as principais funções e para todos os tipos de empresa. Para
saber mais como ajudamos executivos com poder de decisão a impulsionarem o futuro
dos negócios, visite: www.gartner.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário