Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de maio de 2019

As temíveis doenças do inverno


A gripe e o resfriado são as mais comuns, saiba a diferença e como evita-las


A partir do outono e durante o inverno a baixa umidade do ar, a temperatura mais fria, a maior concentração de poluentes  e as mudanças bruscas no clima, são fatores que  favorecem a proliferação de doenças do trato respiratório.

Nesta época do ano é muito comum o aparecimento de alergias respiratórias e é neste período que aumentam as chances de aparecer às gripes e os resfriados, além das doenças crônicas como asma, pneumonia, bronquite, rinite e sinusite.

Dra. Tanit Sanches Ganz alerta para alguns sintomas:

Os cuidados com a saúde devem ser redobrados nestas estações e qualquer sintoma como: tosse, obstrução nasal, febre, coriza, expectoração e  mal- estar, um médico otorrinolaringologista deve ser procurado e jamais fazer uso da automedicação que pode mascarar os sintomas e prejudicar o diagnostico e o tratamento.

A gripe é protagonista das doenças desta época e a maioria das pessoas não sabe a diferença entre a gripe e o resfriado.

GRIPE: é causada pelo vírus influenza e têm sintomas mais fortes, como febre alta, tosse, coriza, dor no corpo, dor de cabeça e fraqueza

RESFRIADO: que é também causado por vírus, é mais brando e geralmente, provoca tosse, coriza, obstrução nasal, dor de garganta e às vezes, febre baixa.


 Dra. Tanit  faz algumas recomendações simples que podem ajudar  a evitar o surgimento das indesejáveis   doenças de inverno:

 ·         Hidratação: beber bastante água.

·         Higienize as mãos com mais frequência; 

·         Alimentação saudável:  o consumo de frutas típicas da estação e de verduras e legumes ajuda a manter o metabolismo funcionando corretamente e repõe as vitaminas necessárias para manter a imunidade.
  • Pratique exercícios;
  • Evite ficar muito tempo em locais fechados e aglomerações;
  • Higienize os ambientes com frequência (use aspirador de pó e um pano úmido);
  • Mesmo nos dias mais frios, deixe as janelas abertas para uma boa ventilação do ambiente;


Profa.  Dra. Tanit Ganz Sanchez - Otorrinolaringologista com doutorado e livre-docência pela USP, Fundadora e Diretora do Instituto Ganz Sanchez, criadora da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido (Novembro Laranja), do Grupo de Apoio Nacional a pessoas com Zumbido, da TV Zumbido e do curso online ABC...z do Zumbido. Assumiu a missão de desvendar os mistérios do zumbido e é pioneira nas pesquisas no Brasil, sendo reconhecida por sua didática, objetividade e compartilhamento aberto de ideias. É especialista em Zumbido, Hiperacusia, Misofonia e Distúrbios do Sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados