Pesquisar no Blog

terça-feira, 28 de maio de 2019

Seconci-SP destaca a importância da prevenção na saúde da mulher


Papanicolau e mamografia são os exames preventivos mais importantes para o universo feminino


Levantamento realizado pela Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (Iarc, na sigla em inglês), em 2018, aponta que ao longo da vida uma a cada seis mulheres sofrerão com câncer. Diante deste cenário, o Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil) aproveita a celebração do Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher (28/5) para chamar a atenção sobre a importância da prevenção e tratamento de doenças.

A ginecologista da entidade, dra. Maria Eugenia De Cassia Lopes Cardoso, explica que uma série de enfermidades podem ser evitadas, ou até mesmo curadas, quando as mulheres adotam o hábito de realizar exames preventivos. “A recomendação é que a consulta com o ginecologista seja realizada no mínimo uma vez por ano”, pondera a médica.

A dra. Maria Eugenia explica que o Papanicolau e a Mamografia são os dois exames preventivos mais importantes para a saúde da mulher. Isso porque eles são destinados à identificação do câncer, que na maioria dos casos quando diagnosticado logo no começo tem grande chance de cura.

No caso do Papanicolau, que serve para identificar lesões iniciais de câncer no colo do útero, a recomendação é que sejam feitos dois exames seguidos no intervalo de um ano nas mulheres a partir dos 25 anos e, em caso de resultados negativos, mantido como rotina a cada 3 anos até os 64 anos.

Já a mamografia, que é realizada por meio de um equipamento semelhante a um aparelho de raio-x, tem a finalidade de detectar alterações nos seios. “Este exame também precisa ser realizado anualmente pelas mulheres a partir de 40 anos de idade e, quando a paciente tem histórico de câncer de mama na família, o rastreio pode começar antes mesmo dessa idade”, comenta a dra. Maria Eugênia.

A ginecologista destaca que é muito importante que as mulheres fiquem atentas também às campanhas de vacinação, como a do HPV. Esta vacina geralmente é aplicada em duas doses e previne o Papilomavírus Humano, que é responsável pelo câncer de colo do útero. Neste caso, a indicação é que mulheres a partir dos 9 anos sejam vacinadas.

A saúde íntima é outro tabu entre muitas mulheres de acordo com a especialista, isso porque é comum no universo feminino associar corrimentos na vagina a enfermidades. “É importante deixar claro que esta região da mulher é naturalmente lubrificada e que um problema associado à doença geralmente aparece acompanhado de outros sintomas como presença de um forte odor e coceira”, explica.

O ideal é que a mulher consulte o médico caso perceba qualquer alteração ou sinta algum desconforto e evite sempre a automedicação. Para uma boa higiene íntima, o recomendável é o uso de sabonete de glicerina e para higienização das roupas íntimas preferir o sabão de coco.

Já as mulheres que estão entre os 40 e 55 anos, idade média de início da menopausa, a mudança de hábitos alimentares pode ser uma ótima aliada associada a prática de atividade física, no combate dos sintomas comuns a esta fase, como os famosos “calorões”, aumento do risco de doenças do coração e a incidência de osteoporose.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados