No dia 15 de março é comemorado o Dia do
Consumidor. A data, que tem se popularizado a cada ano, tem feito com que os
varejistas se preparem cada vez melhor, oferecendo promoções e as ações
personalizadas para atrair a atenção do público. De acordo com um levantamento
feito pelo Google Survey, 58% pretendem aproveitar a ocasião para efetuar uma
compra, e os produtos mais procurados são roupas e calçados, smartphones e
computadores e videogames.
Em relação ao e-commerce, o estudo mostra que 31%
dos entrevistados pretendem comprar pela internet, devido à praticidade, à
comodidade e à facilidade que ela proporciona ao consumidor, representando um
aumento de 13 milhões de visitas a lojas virtuais de todo o País.
Ao mesmo tempo em que o e-commerce alcança índices
significativos de vendas durante as datas sazonais, o número de fraudes
cibernéticas contra o cliente final também representa uma ameaça, tornando-se
cada vez mais vulneráveis a esses ataques.
Para que o cliente possa disfrutar ao máximo os
benefícios dessa data, a Konduto, empresa especialista no combate à fraude on-line, listou sete dicas
para ajudá-los a comprar com segurança e evitar as armadilhas feitas por
criminosos digitais:
1. Reputação da loja: Consulte a reputação do e-commerce em sites como o Reclame Aqui e procure
comentários sobre ele nas redes sociais. E-commerces que não têm uma boa
reputação nessas páginas devem ser evitados;
2. Informações básicas: Verifique se o e-commerce possui razão social, CNPJ e se a empresa
informa endereço físico e telefone de contato, para caso haja algum problema na
entrega;
3. Formas de pagamento: Desconfie de lojas que disponibilizam unicamente boleto bancário como
forma de pagamento e não permitem pagamentos por cartão de crédito. E-commerces
precisam cumprir uma série de exigências legais para poderem receber transações
por cartão, um processo que seria extremamente oneroso para um fraudador. Além
disso, o cartão de crédito é sempre muito mais seguro e, em caso de fraude, o
cliente tem o respaldo legal para pedir o ressarcimento do valor;
4. Medidas de segurança: O consumidor precisa tomar cuidado com e-mails falsos (phishing),
manter um antivírus sempre atualizado no computador e no smartphone e nunca
deve enviar dados sensíveis de cartão de crédito (número, código CVV e
validade) por e-mail, chat ou mensagem de texto;
5. Desconfie de promoções
"imperdíveis": Encontrou algum
desconto imperdível, como por exemplo uma passagem aérea para uma data próxima
com 80% de desconto, ou então um smartphone recém lançado pela metade do preço?
Cuidado! Criminosos utilizam estas "vantagens incríveis" como
chamariz para atrair o consumidor desatento;
6. Conexão segura: Um requisito básico para lojas virtuais idôneas é a utilização de um
certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer, em inglês), que criptografa
toda a comunicação entre usuário e site. Mas atenção! Sites falsos também podem
ter HTTPS no endereço eletrônico. O fato de o site não ter SSL acende uma luz
vermelha, mas o fato de ele ter o HTTPS não significa necessariamente que ele é
idôneo;
7. Comentários de clientes:
Os chamados reviews, comentários postados sobre um determinado produto ou loja,
são muito importantes para garantir que comprar naquele e-commerce é seguro.
Verificar se há informações sobre entregas, qualidade do produto e atendimento
é essencial para saber se a loja cumpre com aquilo que promete.
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