Especialista em gestão fala
sobre otimização do tempo com objetividade nos assuntos
Reuniões
corporativas são peças importantes para a comunicação e alinhamento das áreas
que estabelecem os negócios. Entretanto, algumas vezes esses encontros não têm
objetivos específicos e são até mesmo desnecessários. Quando realmente é
imprescindível, se estende por longos períodos desperdiçando o tempo de
trabalho e afetando o desempenho das atividades diárias dos colaboradores.
O
ideal é manter a objetividade sobre as pautas discutidas a fim de que a
produtividade seja alcançada, tanto durante quanto após a reunião. Alexandre
Slivnik, especialista em gestão de pessoas, com especialização em Harvard –
Graduate Schoool of Education, diretor da Associação Brasileira de Treinamento
e Desenvolvimento (ABTD), indica formas para isso. "É preciso definir
claramente quais são os objetivos práticos a serem abordados e quem é
importante participar. Muitas reuniões são prolixas e contam com a presença de
pessoas que acabam não agregando por não estarem cientes dos assuntos",
afirma.
Como
todo profissional deve saber, no mundo dos negócios tempo é dinheiro. Por este
motivo, agilizar as atividades e estruturas a serem trabalhadas de forma
sucinta, durante a reunião, é garantia de melhor desenvoltura para toda a
equipe envolvida. "Defina o que quer com a reunião, além de prazos para
implementação de ideias. Escreva o que foi falado, compartilhe com os
participantes e fique atento aos resultados", ressalta Slivnik.
Há
quem acredite que a preparação da reunião é tão importante quanto o seu
acontecimento, por isso gestores, facilitadores e participantes precisam estar
alinhados. "Além de deixar claro o objetivo, é preciso que o gestor seja
um ótimo ouvinte, pois colaboradores gostam de ser ouvidos. Quanto maior o
interesse em sua ideia, maior a possibilidade de continuar sugerindo coisas
novas. O feedback é uma ferramenta muito positiva para o engajamento dos
colaboradores", acrescenta o especialista em gestão de pessoas.
O
gestor deve performar seu cargo de forma a alavancar sua equipe e criar novas
prospecções dentro da empresa. "Ele não deve apenas observar, mas criar
prazos e lições de casa, anotar o que foi definido e cobrar que seja feito.
Porém, é preciso ter cautela com a cobrança, pois caso contrário, pode
desestimular que a tarefa seja bem-feita", informa. Todo esse processo
deve ser acompanhado de suporte e apoio à equipe, alimentando assim uma boa
relação interna.
Por
isso, é importante que todos os colaboradores estejam empenhados em garantir
novos desafios que possam gerar diferentes resultados e melhorias tanto para a
empresa, quanto para as tarefas cotidianas em suas áreas. Para isso, Slivnik dá
algumas dicas, "Estude muito o assunto a ser falado, quanto maior o
domínio, maior a clareza e fluência. Treine no espelho mais de dez vezes
consecutivas, pois nós sabemos nossos pontos que devem melhorados e não tenha
medo de apresentar suas ideias", finaliza.
Alexandre Slivnik -
reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com
habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do
best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for
Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da
Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral
do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da
Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent
Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na
área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em
excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos
EUA, ÁFRICA e JAPÃO, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD
(Graduate School of Education - Boston / EUA). www.slivnik.com.br
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