Quando uma empresa cria uma página nas redes
sociais, pressupõe-se que tenha o objetivo principal de manter um canal aberto
e direto com o cliente. Por se tratar de uma excelente ferramenta para medir a
relevância de sua empresa na sociedade, as redes sociais servem como termômetro
para você entender o que o seu cliente pensa e deseja da sua marca, se o seu
produto está ou não agradando.
A maioria dos comentários ou mensagens deve ser
usada para facilitar o entendimento e atendimento ao cliente. Se esse canal,
for bem trabalhado, rapidamente vai fidelizar e captar novos clientes, mas isso
só vai acontecer se a empresa aprender a ouvir e entender o desejo do público.
Como conquistar fãs?
Estar nas redes socias não significa somente abrir
uma conta. É preciso que haja interação com os fãs por meio da produção de um
conteúdo de qualidade e de interesse do seguidor, sem nunca deixar de lado um
bom trabalho de relacionamento com o consumidor. Usuários que recebem atenção e
uma “prestação de serviços” certamente irão se tornar fãs da sua marca e vão
influenciar positivamente outras pessoas, tornando-se porta-vozes do seu
negócio, além de transformar a sua marca em referência para assuntos do seu
setor.
De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, o
Brasil tem mais smartphones ativos do que pessoas, são 220 milhões de celulares
em funcionamento no país contra 207,6 milhões de habitantes (dados do IBGE).
Por esses dados, podemos concluir que com o uso dos dispositivos móveis, como
smartphones e tablets, cada vez mais difundidos, as empresas têm em mãos um
vasto campo para explorar e as redes sociais é o campo escolhido para se jogar
essa partida. Entre as cinco principais redes sociais do mundo estão o Facebook
com mais de 2 milhões de inscritos, seguido pelo You Tube e WhatsApp com 1,5
milhão cada, Facebook Messenger com 1,3 milhão e o Instagram com Um Milhão de
usuários. Trata-se de um imenso universo para fidelizar e conquistar novos fãs.
Estar presente nas redes sociais é estar a um click do cliente.
Em comunicação digital é preciso se aproximar dos
seguidores, entender o que eles querem e oferecer isso. Mas é preciso ter em
mente que esse não é um trabalho fácil, que não é qualquer pessoa que pode
cuidar da imagem da sua marca ou produto nas redes sociais. Por ser um trabalho
que exige atenção, dedicação, seleção criteriosa dos materiais que serão
publicados e da linguagem que será empregada, a pessoa responsável por sua rede
social também deve ser capacitada para desenvolver essa atividade.
Existem inúmeros meios e estratégias de marketing
para atingir o seu público alvo. Uma página desatualizada, com um conteúdo ruim
ou com erros de língua portuguesa, por exemplo, irá depor contra a imagem da
sua marca. Um cliente que não recebe um feedback rápido e apropriado não se
sentirá acolhido e irá procurar uma outra empresa que o satisfaça ou o atenda
de maneira eficaz.
Oferecer um conteúdo de valor, informativo,
relevante e útil, fazer uso das ferramentas de anúncio das próprias redes
sociais, ter o apoio de clientes antigos por meio de depoimentos, criar ofertas
específicas para os seus seguidores, ter planejamento, periodicidade e
sistemática; apostar em parcerias com blogueiros ou produtores de eventos, atender
imediatamente ao consumidor - tanto aquele que está satisfeito, mas
principalmente aquele que demonstra qualquer insatisfação -, são ações que
podem ser cruciais para fidelizar ou perder vários clientes em potencial.
Criar uma presença digital de qualidade pode
parecer simples, mas o ideal é consultar um profissional ou agência que tenha
qualificação. A ideia é engajar o público ao ponto de ele fazer propaganda
gratuita para a sua empresa. Isso só irá acontecer com um trabalho bem alinhado
aos objetivos a serem alcançados, e com o emprego de métricas e estatísticas
para mídias sociais. Em um mundo altamente conectado, usar as mídias sociais
para ficar próximo ao público é fundamental para qualquer negócio.
Adriana Vasconcellos Soares - formada em jornalismo
pela Universidade de Mogi das Cruzes e Pós-graduada em Comunicação
Organizacional e Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Com 18 anos de
experiência em assessoria de imprensa e no desenvolvimento de estratégias para
divulgar empresas, produtos, e serviços em geral, além de gestão de redes
sociais já atuou em algumas das principais agências de comunicação de São Paulo
atendendo diversos clientes em vários segmentos. Desde 2012 é sócia
da Six Bureau de Comunicação.
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