Pesquisar no Blog

sábado, 29 de dezembro de 2018

Você sabe o que realmente deseja para o ano novo?


Heloísa Capelas – especialista em comportamento - explica que existem diferenças entre propósitos, objetivos e metas


Entenda cada conceito para ser assertivo em 2019



Mais um ano se aproxima e, com ele, a expectativa de realizar novos projetos ao longo dos próximos 12 meses. No entanto, nem sempre as pessoas conseguem colocá-los em prática, pois não sabem distinguir exatamente o que desejam e como planejar a execução de cada etapa das novas aspirações. Segundo a diretora do Centro Hoffman, Heloísa Capelas, especialista em autoconhecimento e inteligência comportamental, antes de tudo, é fundamental entender a diferença entre propósitos, objetivos e metas.

“O propósito de vida é algo maior, normalmente a longo prazo. Trata-se, metaforicamente, do guarda-chuva da nossa vida, ou seja, os objetivos e metas estão embaixo dele. Nesse caso, a pergunta essencial é: “para que nasci?”, explica Heloísa. No entanto, como os novos planos são para 2018, a definição de objetivo é o conceito que melhor se encaixa.  “O objetivo é aquilo que você deseja conquistar, realizar ou alcançar em curto prazo; pode ser mudar de profissão, montar um negócio, comprar um carro, emagrecer etc. Para alcançarmos os nossos objetivos, precisamos nos planejar e executar as metas traçadas, mês a mês”, explica.



Metas: sem elas, não há objetivos

As metas são as etapas que devem ser cumpridas para atingir os objetivos, por isso, invariavelmente, deve haver datas, prazos e ações planejadas. Se uma pessoa tem o objetivo de perder 12 quilos em 2018, ela deve colocar metas para cada mês, ou seja, perder 1kg por mês, por exemplo.

Caso alguns dos objetivos de 2017 não tenham sido alcançados, a especialista diz que podem ser traçados novamente para o ano seguinte, desde que sejam revistas as metas. “Elas devem ser planejadas novamente a fim de identificarmos os erros no planejamento. Vale lembrar, que também podemos mudar os objetivos ao longo do caminho, mas teremos que refazer as metas. Temos o direito de mudar a rota porque somos pessoas mutantes”, reforça Heloísa.

Não raro, muitas pessoas não conseguem identificar o seu próprio propósito de vida, nem mesmo os seus objetivos mais próximos. Nesse caso, é essencial o autoconhecimento. Durante o curso realizado com base na Metodologia Hoffman, por exemplo, o aluno aprende a identificar os seus propósitos de vida e todas as coisas que o faz feliz. “Mas, como dica prática, costumo indicar um excelente exercício: pergunte-se “para quê”? Por exemplo: para que existo? Para que desejo casar? Para que desejo guardar dinheiro? 

Veja que é diferente de usar “por quê?”.  A resposta do “por quê” leva você ao passado ou a uma reposta de status: “guardo dinheiro para me sentir seguro”. Já o “para que” leva você a refletir sobre qual o sentido de guardar dinheiro”, reforça Heloísa.





Heloísa Capelas - especialista em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental e diretora do Centro Hoffman no Brasil. Palestrante, coach, master practitioner em PNL, autora do best-seller "O Mapa da Felicidade" e coautora de mais sete livros sobre Gestão de Pessoas, Liderança e Inteligência Feminina. Em 2017, lançou o livro “Perdão, a revolução que falta”.

Centro Hoffman


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados