Dr André
Luís Valera Gasparoto, coordenador do pronto socorro adulto do Hospital Albert
Sabin da dicas de como ter os cuidados necessários para as tão desejadas
férias.
Como o nome diz, o autocuidado é um conjunto de
atitudes que cada um faz com o objetivo de cuidar de si mesmo. Devemos tê-lo
por inúmeros motivos, entre eles, para estarmos atentos às próprias
necessidades e buscar desenvolver hábitos que visam o próprio bem-estar. Refere-se
à capacidade de refletir sobre a necessidade de aperfeiçoar cada dia mais o seu
estilo de vida, evitar hábitos maléficos a sua saúde física e mental, adotar
medidas de prevenção a doenças, e claro, evitar situações de risco. Portanto,
as principais medidas de autocuidado envolvem atitudes para prevenir doenças,
manter-se saudável fisicamente e mentalmente.
Nas festas de fim de ano, segundo o coordenador do Hospital Albert Sabin, é mais frequente o abuso na alimentação e em bebidas alcoólicas; é muito comum dizermos que “ano que vem começo a dieta”. Faça tudo de forma moderada, não exagere e lembre-se que existe um amanhã.
Pessoas portadoras de enfermidades como, diabéticos, hipertensos, entre outros, devem sempre estar em dia com suas avaliações periódicas e evitar excessos de sal, açúcares, farináceos e álcool.
Em viagens longas, tanto o passageiro quanto o motorista devem se hidratar de forma adequada, priorizar refeições leves e fazer pausas para descanso. O motorista, em especial, jamais deve fazer uso de bebidas alcoólicas.
Na praia ou na piscina devemos evitar o excesso de sol, utilizar bloqueador solar e não praticar atividades físicas vigorosas em jejum ou após refeiçõese ingestão de bebidas alcoólicas. No mar ou rio, atenção às surpresas destes ambientes.
Outro cuidado importante: nessa época, muitas pessoas aproveitam para se dedicar com mais frequência aos esportes, porém o esporte só é esporte se for praticado de forma regular, ou seja, em todo o ano.
Nas férias, deve-se prestar muita atenção na realização de atividades físicas sem antes ter feito sua avaliação médica, em especial pessoas com doenças cardiovasculares ou familiares com este histórico e maiores de 40 anos.
A prevenção é o melhor tratamento para termos um ótimo final de ano e um excelente ano novo, mas, o que é muito importante entender é que em qualquer época do ano devemos procurar assistência médica preventiva, como check-up e exames, e não só nesse período,cada um com suas particularidades e intervalos de tempo. Só você e seu médico de confiança irão definir esses intervalos.
Fonte: Dr AndréLuís Valera
Gasparoto, coordenador do pronto socorro adulto do Hospital Albert Sabin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário