Omnichannel,
Big data, inteligência artificial e experiência de compra são destaques para o
setor; entenda como elas podem ser aplicadas para o segmento on e off-line
“O consumidor multicanal é crescente e esta será uma grande tendência para o varejo em 2019”, afirma o executive partner da ICX LABS, startup de tecnologia para desenvolvimento de softwares e hardwares inovadores, Fábio Avellar.
Em 2018, o e-commerce no Brasil cresceu 12,1% no primeiro semestre do ano segundo o 38º relatório Webshoppers, produzido pela Ebit|Nielsen. Muito embora o comércio eletrônico ainda represente uma fatia pequena de volume total de mercado do varejo, é dele que pode vir boa parte das receitas do varejo. “Sem dúvida grande parte do comércio ainda trabalha de forma tradicional, sem uma estratégia de inovação definida. No entanto, informações para mudar este cenário estão cada vez mais acessíveis, a começar pelo próprio mercado, pois uma vez definidas as suas tendências e novidades, é normal que os primeiros varejistas a adotarem tecnologias sejam seguidos”, explica Avellar.
Segundo Avellar, o varejo pode esperar de 2019 que a tecnologia aproxime marcas, traga mais eficiência e redução de custos operacionais na gestão dos negócios, aumento de produtividade e mais conversão de vendas – tanto em lojas físicas como no e-commerce.
Veja, a seguir, as principais tendências para o varejo em 2019:
- Omnichannel: Os varejistas podem contar
com uma solução para integrar os canais de vendas on-line e a loja física.
“Os varejistas que não encontrarem uma maneira de criarem um casamento feliz
entre a experiência de compra que se espera em uma loja e a conveniência
de fazer compras em casa, serão deixados para trás”, afirma Avellar. Outro
exemplo para aplicar esta tecnologia pode ser incorporada no controle
logístico através de sistemas RFID.
- Big Data: O aumento do big data deu
aos varejistas mais poder do que nunca para adequar a experiência do
cliente - eles gostam de ver produtos e ofertas pessoalmente relevantes
para eles e gostam de ter sua experiência de compra acelerada. O varejo
pode trabalhar gestão eficiente, ferramentas para controle em sua
logística, gestão estratégica utilizando informações de Big Data,
engajamento com a equipe e trabalhar a proposição de valor da marca. “São
ações que permitem reduzir os custos da operação e, consequentemente,
reduzir os preços ao consumidor”, explica Avellar.
- Inteligência
Artificial: A IA desempenhará um papel cada vez maior no mundo do varejo, desde
a fabricação e distribuição até a entrega, para melhorar a experiência do
usuário na hora da compra na loja física e aumentar a conversão de vendas
com diferentes alternativas.
- Experiência de compra: O varejo que opera com
produtos de alto valor agregado, pode buscar diferenciação tornando a
jornada de compra uma experiência encantadora ao consumidor. Agregar
pontos de acesso a e-commerce em lojas físicas, permitir logística cruzada
com retirada de produtos comprados online diretamente nas lojas, utilizar
tecnologias com realidade aumentada, fidelização e personalização no
atendimento, e etc. Estes são alguns exemplos que possibilitam demonstrar
a proposição da marca e aumentar as vendas.
- Conteúdo de qualidade: Quanto ao conteúdo e formato
aplicado ao consumidor, o que vale para 2019 é que quanto mais dinâmico e
formatado ao seu público-alvo, maior será a assertividade do varejista em
manter a atenção de seu consumidor. Assim, manter dentro de seu negócio
pessoas a processos dedicados a inovação são bons caminhos para aumentar
essa esperada eficácia.
“Para implementar estratégias tecnológicas, é importante ao varejo trabalhar o conceito de inovação dentro da sua estrutura, de forma que cada processo operacional ou estratégico esteja alinhado aos produtos e serviços oferecidos, ou seja, a cultura da empresa deve considerar a inovação não somente com um produto tecnológico, mas também como melhoria de eficácia nos processos internos”, comenta Avellar.
* O Fitting You é um espelho interativo na Hering Experience, no Shopping Morumbi, em São Paulo. Foi a primeira loja a adotar a tecnologia lançada pela ICX Labs ao mercado nacional. Acesse o vídeo para saber detalhes de como ele funciona: https://bit.ly/2MnfdYk
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