Pesquisar no Blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Museus em São Paulo para visitar durante as férias


Um roteiro pela Avenida Paulista para aproveitar os dias livres pela cidade


Enfim, férias! O final de ano chegou e, com ele, os tão aguardados dias de descanso. Mas isso não significa ficar em casa. Muitas pessoas aproveitam esses dias livres e a cidade mais vazia para conhecer museus e espaços culturais que não conseguem ter tempo de visitar durante o ano. Pensando nisso, Wendell Toledo, fundador e CEO da Artluv, art-tech fundada em 2015, que conecta artistas a cliente e amantes da arte, preparou uma lista com os lugares mais legais para visitar nesse período, todos localizados na Avenida Paulista, um dos espaços mais democráticos e cercado de histórias na cidade de São Paulo. Seja de bike ou a pé, os passeios podem ser feitos em um único dia. Confira:

Casa das Rosas: Um casarão no estilo clássico francês, localizado no número 37 da Avenida Paulista, a Casa das Rosas é um espaço destinado para diversas manifestações culturais. Um dos edifícios remanescentes da época em que a principal via da cidade era endereço dos grandes barões do café, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico em 1985, e restaurado em diversas oportunidades.


Japan House: Localizado no número 52 da Avenida, a Japan House é um ponto de difusão de todos os elementos da genuína cultura japonesa para a comunidade internacional. Com entrada gratuita, o espaço está com duas opções em cartaz até o dia 6 de janeiro: Anrealage e Nonotak. O ambiente é repleto de hospitalidade e inovação, e oferece um intercâmbio intelectual entre o Japão e o resto do mundo, com exposições que priorizam interatividade e experiência imersiva. O espaço ainda possui uma biblioteca a lojinhas de souvenir, e uma vista super legal de um dos painéis mais prestigiados do artista Eduardo Kobra, que possui 52 metros de altura e 16 metros de largura, e homenageia o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.


Itaú Cultural: Localizado a poucos metros da Japan House, no número 149, o espaço conta com uma programação rica e variada, com múltiplas exposições acontecendo ao mesmo tempo, além de espetáculos de teatro, música e documentários. O Itaú Cultural ainda promove cursos gratuitos.


MASP: O Museu de Arte de São Paulo foi fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand, tornando-se o primeiro museu moderno no país, e tem um dos acervos mais ricos da América do Sul, com milhares de obras. No acervo fixo, que é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, encontram-se obras de Van Gogh, Cézanne, Renoir, Monet e Picasso, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, entre outros. Os ingressos custam R$35, mas estudantes, idosos e professores pagam meia entrada. Menores de 11 anos e amigos do MASP tem direito a entrada gratuita. Mas atenção, o museu não estará aberto nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, e 1 de janeiro.


IMS: O Instituto Moreira Salles está no número 2424 da Avenida Paulista. Inaugurado em 2017, o espaço foi um dos vencedores da categoria Arquitetura e Urbanismo do prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes. Com nove andares, todos com pé-direito duplo, o projeto do espaço foi construído a partir de conceitos sustentáveis. Além das áreas para exposições gratuitas, com mais de 1200 metros quadrados, o IMS Paulista conta também com um cineteatro, que recebe mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates, uma biblioteca de fotografia e salas de aula. Assim como o MASP, o museu não abrirá nos feriados de Natal e ano novo. Entrada Gratuita.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados