Pesquisar no Blog

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

5 dicas para organizar a vida financeira em 2019


Fábio Corrêa, cofundador do LIDE FUTURO, oferece um passo a passo para quem deseja maior estabilidade no próximo ano


A chegada de um novo ano pode ser o momento ideal para programar uma viagem, trocar de carro ou dar entrada em uma casa própria, mas para isso acontecer, antes de tudo, é necessário ter uma vida financeira organizada.

Ao longo dos 12 meses do ano, inúmeras despesas não programadas surgem pelo caminho e a falta de planejamento pode ser uma armadilha perigosa para as finanças. O conserto do carro ou um gasto com saúde, por exemplo, podem ser fatais para quem ainda tem dúvidas de como se comportar perante as contas.

"Certamente, o primeiro passo para se organizar financeiramente é saber o quanto entra e o quanto sai", afirma o economista Fábio Corrêa. Pós-graduado em finanças e com expertise de mais de dez anos no setor, é sócio cofundador do LIDE FUTURO, grupo de jovens líderes empresariais que tem o objetivo de compartilhar experiências, fomentar práticas de sucesso no ambiente empreendedor e promover uma qualificada rede de networking.

Com o intuito de ajudar quem busca mudanças significativas para 2019, ele elencou cinco dicas fundamentais para equilibrar as contas e ter uma vida financeira saudável, tranquila e estável.


Passo 1 – Conheça suas finanças

A primeira coisa a fazer é saber exatamente o quanto de dinheiro entra e o quanto dele você gasta. É muito importante ter disciplina para nunca expender mais do que se ganha. Uma dica interessante é colocar todas essas informações numa planilha, por exemplo, para ter um controle maior e mais eficaz.


Passo 2 – Poupe dinheiro

Quando você sabe exatamente o quanto recebe e o quanto gasta, é hora de realizar uma análise crítica de despesas supérfluas. Dentre todos esses custos, defina, por prioridade, os mais relevantes para você. Os custos que tiverem menor importância na sua vida, devem ser cortados ou diminuídos. Essa economia varia de pessoa para pessoa, mas deve englobar de 10% a 30% da sua renda mensal.


Passo 3 – Crie uma reserva financeira

Agora que você entende tudo das suas finanças e ainda economiza dinheiro, está no momento exato para criar uma reserva financeira bacana que vai ser primordial para qualquer acontecimento inesperado, como a perda de um emprego, por exemplo. Essa reserva deve ser suficiente para suprir os gastos dos próximos seis meses.


Passo 4 – Estabeleça metas

Todos essas passos ganham ainda mais força quando estão atrelados a metas. Ou seja, faça uma lista de tudo que deseja realizar em 2019, isso pode incluir um curso, uma viagem, a compra de um carro ou imóvel – práticas que envolvem gastos. Quando você tem que reduzir os custos por um objetivo, a ação se torna muito mais fácil e sadia.


Passo 5 – Fuja das dívidas

Tenha muita disciplina para usar o cartão de crédito e controle adequadamente seus gastos. Se você já se vê mergulhado em dívidas, é hora de ir ao banco tentar negociá-las para, quem sabe, conseguir um bom desconto. Utilize a internet a seu favor e conheça artimanhas para não cair nessa cilada. O site da XP e da Infomoney são importantes canais de informação financeira.




LIDE FUTURO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados