Uma das principais ferramentas disponíveis para
uma compra digital segura é o Certificado Digital
SSL(Secure Socket Layer), que identifica e
protege as informações, criptografando-as no tráfego entre o computador do
visitante e o servidor onde o website está hospedado
O Natal está chegando é muitos
consumidores já estão em busca dos presentes e itens para as comemorações. Com
o pagamento da segunda parcela do 13° salário se aproximando, tanto as lojas
físicas quanto as on-lines devem ter um crescimento expressivo nas vendas.
Nesse período, o número de acessos na rede também aumenta drasticamente e
com isso, os cybercriminosos aproveitam para tentar aplicar golpes e capturar
dados pessoais e financeiros, por meio de divulgação de promoções falsas
através das redes sociais e e-mail.
Segundo Júlio Mendes, Diretor Comercial
da Soluti, os proprietários de sites de e-commerce precisam investir
consistentemente em segurança e tecnologia. Uma das principais ferramentas
disponíveis para uma compra digital seguraé o Certificado Digital SSL(Secure Socket Layer), que
identifica e protege as informações, criptografando-as no tráfego entre o
computador do visitante e o servidor onde o website está hospedado. Os dados
são fornecidos de forma sigilosa, o que também evita invasões, violação e
falsificação de mensagens.
A ferramenta também é uma ótima opção para que os
consumidores se certifiquem de que o site que estão acessando é
confiável. Para identificar o SSL , basta o usuário verificar se há
o símbolo de um cadeado verde e o protocolo “https”, que são exibidos na barra
de endereços do navegador. “O SSL permite que o aplicativo ou website que o
cliente acessa se comunique de forma segura, através de uma camada de proteção
adicional de criptografia entre o usuário e o servidor web que ele está
conectado. Desta maneira, todos os dados são fornecidos de forma sigilosa, o
que também evita invasões, violação e falsificação de mensagens, por exemplo”,
explica.
Abaixo, confira cinco dicas do especialista para
realizar suas compras com tranquilidade:
1. Certifique-se de que o site é seguro
O primeiro passo é saber se o site respeita e
protege as informações de seus clientes. O principal indicativo é a utilização
de Certificado Digital SSL na hora de inserir informações, seja no momento de
login e senha ou no momento de inserção das informações pessoais,
principalmente sobre os dados de pagamento. Ler comentários de outros
consumidores é essencial antes de efetivar a compra. Se basear em experiências
de outros usuários e atentar-se às características dos itens são indicadores
que os brasileiros levam em consideração durante o processo de busca. A
descrição sobre a qualidade, desempenho e serviços também são importantes na
hora de escolher o melhor produto.
2. Tenha um antivírus
Ter um bom antivírus instalado em seu computador
ou dispositivo móvel por onde você fará as compras online, ajuda a detectar
sites que contenham arquivos maliciosos, vírus, malwares ou
indicação de riscos de ataques de hackers. Por isso, é importante sempre
mantê-lo atualizado. Hoje há no mercado diversos programas com versões de
testes gratuitas e de assinatura.
Podemos sugerir o antivírus Kaspersky
3. Pesquise sobre o site
A melhor forma é pesquisar a reputação do site no
Procon e sites confiáveis, ou através da pesquisa de histórico de preços sobre
aquele produto. Outras fontes de informação como sites de reclamação e até
mesmo fóruns de usuários com opiniões positivas e negativas, auxiliam o
consumidor no momento de definir que tipo de produto adquirir, quanto vale a
pena pagar e onde comprá-lo.
4. Garanta o recebimento do produto certo
O ato da compra é o estabelecimento de confiança
entre o cliente e o comerciante. Novamente, a pesquisa de reputação e histórico
de preços são as principais ferramentas para evitar dores de cabeça. Além
disso, é importante que o usuário observe se o portal disponibiliza canais de
relacionamento com o cliente e uma política de troca.
Caso se sinta lesado, todas as compras, sejam em
loja física ou virtual são regidas pelo código de defesa do consumidor. O
artigo 49 do CDC define: o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7
dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço,
sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do
estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
5. Tenha cautela com os e-mails promocionais
Especialmente em períodos de datas comemorativas,
é comum a tentativa de ataques de cibercriminosos por meio de e-mails spam com
a promessa de ofertas e descontos. Por isso, é sempre indicado que o consumidor
veja diretamente no site da loja as promoções do dia.
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