Destinar
uma parte do 13º para quitar dívidas pode ser uma boa alternativa para começar
o ano no azul
O fim do ano se
aproxima e com ele a tradicional troca de presentes de Natal, amigo secreto e
outras despesas comuns neste período, como gastos com ceias e viagens. No
entanto, esta época do ano também é um bom momento para aproveitar o 13º
salário para quitar algumas contas que ficaram com o pagamento atrasado, e que
se acumularam durante o ano, e assim poder começar 2019 com as contas em
dia.
1. Consulte seu CPF
O primeiro passo é consultar o seu CPF para identificar quais são os valores atrasados e quais são os credores das dívidas. Para isso você pode acessar o portal www.consumidorpositivo.com.br, onde é possível efetuar sua consulta gratuita, após um breve cadastro.
2. Faça as contas
Com a relação de dívidas em mãos, analise o seu orçamento. Se não for possível a quitação da dívida de imediato, avalie o quanto é possível disponibilizar por mês para o pagamento e faça a renegociação em parcelas, para não comprometer toda a sua renda. Lembre-se: além desses débitos, você precisa manter em dia o pagamento das outras contas.
3. Mantenha a calma
Procure o credor e informe seu interesse em resolver o assunto. Durante a negociação mantenha a calma, pois é natural neste momento querer liquidar a dívida o mais rápido possível. No entanto, antes de aceitar a proposta, analise friamente se o valor está de acordo com o que você consegue pagar sem comprometer o orçamento, e se julgar necessário faça uma contraproposta. Se for o caso, vá para casa, refaça as contas e retorne no dia seguinte para fechar a negociação.
4. Negocie você mesmo
Não é preciso de intermediário para negociar suas dívidas, por isso procure você mesmo a empresa credora. Durante o mês de dezembro você pode ir a uma das entidades parceiras da Boa Vista, que participam da campanha Acertando Suas Contas e, além de consultar seu CPF, negociar suas contas com as empresas credoras participantes de forma rápida, simples e em condições diferenciadas. Para saber quais cidades participam da edição 2018 da campanha, as datas, horários e endereços, acesse www.acertandosuascontas.com.br.
5. Invista
Conforme for quitando as dívidas, se for parcelado, mesmo após a quitação invista o valor que você pagava mensalmente em uma poupança. Se a opção foi a quitação à vista, tente investir mensalmente um valor que não comprometa seu orçamento. Assim, você se acostuma com a disciplina financeira e pode investir em novos projetos, além de ter uma reserva para eventualidades ou alguma emergência.
Para saber mais sobre educação financeira, como organizar o orçamento doméstico e até mesmo como se inscrever no banco de dados de bons pagadores, o Cadastro Positivo, acesse www.consumidorpositivo.com.br.
Boa Vista
www.boavistascpc.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário