O ano de 2018 chega ao fim e
com ele muitas expectativas e promessas para 2019. E como está o seu
planejamento profissional? Será um ano de mudanças? Você está antenado com os
movimentos e as oportunidades do mercado? Pois então não perca tempo e fique
atento no que vem por aí com essas 10 dicas de áreas que estarão em alta e que
você não pode pensar em ficar de fora.
Mídias Digitais: O mundo
digital trouxe novos comportamentos de mercado e as redes sociais se tornaram o
grande canal de relacionamento com os clientes. Independente se uma empresa é
pequena ou grande ela precisa se comunicar adequadamente com seu público e
gerar engajamento, que é o que impacta diretamente nos resultados de vendas. Os
profissionais que trouxerem essa expertise para 2019 terão muito espaço para
agregar valor nas empresas.
Mercado de Experiências: A
regra para 2019 é gerar experiências positivas e inesquecíveis para os seus
clientes. Aqui os profissionais ligados a hospitalidade, eventos e
relacionamento direto com os clientes terão um mercado inesgotável para
explorar, com a missão de entregar o intangível que agrega valor em torno do
produto ou serviço que é fornecido. Já no meio digital o profissional de
Experiência do Usuário (UX) ganha destaque com a missão de proporcionar em
todos os canais de contato com o cliente uma boa navegabilidade, usabilidade,
acessibilidade e funcionalidade.
Gastronomia: Esse é um
mercado que mesmo com a crise usou a criatividade para oferecer serviços
diferenciados e de qualidade e segue forte com esse movimento para 2019 com grande
destaque para áreas como cervejaria artesanal, cozinha saudável e serviços de
personal chef que são cada vez mais apreciados pelo público. Soluções em
alimentos e bebidas com nicho de produtos para públicos específicos tendem a
ganhar mais espaço considerando sempre a inovação e a identificação com quem
consome e a experiência no seu entorno.
- Cientista de Dados:
Vivemos na era da informação. O volume de dados é absurdo e para que as
empresas consigam definir estratégias mais assertivas é necessária uma análise
adequada de toda essa informação. Os profissionais de dados serão cada dia mais
requisitados para ajudar as empresas a resolverem problemas e a entender
comportamentos e tendências de mercado. Para 2019 o foco será em indicadores,
que são dados organizados.
- Design de Soluções: A vida
moderna imprime uma rotina acelerada e as empresas precisam pensar em soluções
que facilitem o dia a dia dos seus clientes. E aqui entra o design, em suas
diferentes ramificações, com a missão de criar soluções cada vez mais
funcionais, sustentáveis e com propósito. Destaque para a moda autoral que
imprime personalidade e exclusividade nas suas peças. Já na linha de design de
produtos e de interiores a preocupação e em trazer soluções que proporcionem o
bem-estar e a melhor produtividade das pessoas.
- Consultoria de Imagem:
Para 2019 segue valendo o ditado de que a primeira impressão é a que fica, e
para isso é importante cuidar da imagem pessoal para passar uma mensagem
positiva. Essa é uma área que ainda não é muito conhecida, mas que está
ganhando seu espaço pelo valor que entrega aos seus clientes. A consultoria de
imagem tem impacto direto na autoestima das pessoas, ajudando a aflorar o que
elas têm de melhor e as ajudando para uma melhor performance profissional.
- Digital Influencer: O boca
a boca ganhou maiores proporções através das redes sociais. São pessoas que se
destacam na grande rede e formam milhares de seguidores ditando estilo de vida
e sendo embaixadores de marcas e produtos. Uma tendência para 2019 é o
crescimento de micro influenciadores, que muitas vezes não acumulam um número
gigantesco de fãs, mas possuem um grande engajamento com um perfil de público
muito específico.
- Audiovisual: Para 2019 é
esperado que mais de 80% do tráfego de dados da internet seja de vídeos. O
audiovisual é uma das áreas que mais cresce no mundo abrindo um campo para
profissionais atuarem em diferentes frentes, desde as grandes produções de
cinema até orçamentos menores de conteúdos para redes sociais. É comprovado que
vídeos geram mais engajamento e as empresas precisam se preocupar cada vez mais
com a qualidade do material que estão entregando para os seus clientes.
- Gestão Financeira: O
grande desafio das empresas é fechar seus resultados com lucro. O papel do
gestor financeiro não perde seu espaço em 2019, ao contrário está sendo muito
mais demandado. O profissional com visão de otimização de custos e orientação
para resultados está sendo disputado no mercado. Grande destaque para o
profissional dessa área que tem poder de engajamento da equipe e consegue criar
uma cultura de negócio sustentável em toda a empresa.
- Gestão de Pessoas: As
empresas são feitas de pessoas. Cabe ao gestor de pessoas montar um time
vencedor e acompanhá-lo no dia a dia rumo as metas da empresa. Uma
responsabilidade muito grande fará com que esse profissional tenha destaque em
2019, criar nas pessoas o sentimento de pertencimento e de orgulho em fazer
parte da empresa na qual trabalha, pois esse é o diferencial para ter uma
equipe engajada e com foco no cliente.
Ronaldo Cavalheri - CEO do
Centro Europeu – primeira escola de Economia Criativa do Brasil e Líder do
Grupo de Educadores Google Curitiba. Siga nas redes sociais https://www.linkedin.com/in/ronaldocavalheri/
e https://www.instagram.com/ronaldocavalheri/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário