Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Semana Mundial da Amamentação


Dr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra fala sobre mitos e verdades da amamentação


Para promover o exercício da amamentação natural e combater a desnutrição infantil, do dia 01 a 07 de agosto comemora-se a Semana Mundial da Amamentação, e o Dr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, esclarece os mitos, verdades, dá dicas para a amamentação e reforça a importância do leite materno durante os primeiros 6 meses de vida dos bebês.

 “O leite materno contém grande quantidade de vitaminas, proteínas e todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver nos primeiros meses de vida. No início da mamada o leite é claro, ficando mais denso e cremoso no final dela, porque contém mais gordura. Portanto você deve dar uma mama até que se esvazie totalmente, oferecendo a outra logo após. Se o bebê não mamar todo o leite da outra mama é porque já está satisfeito. No caso dela ficar ainda cheia de leite, faça a ordenha manual, conforme aprendeu com a equipe do pré-natal e ofereça primeiro esta mama na próxima mamada”, esclarece Dr. Domingos.

De acordo com o obstetra, durante a gestação existe, a produção de uma secreção clara que dura até as primeiras 24 horas depois do parto. É muito rica em anticorpos, portanto deve ser dada ao recém-nascido para aumentar suas defesas, logo após o nascimento. Veja a seguir o que são mitos e verdades:


Leite fraco / ralo

As mamães que acham que os leites são ralos e fracos podem esquecer essa ideia. É mito! Mesmo que pareça não sustentar a criança, a mãe deve insistir, já que é pela sucção que o leite começa a descer mais facilmente, não existe motivo de complementar a amamentação do bebê, uma vez que leite ralo não quer dizer que não esteja alimentando bem o bebê.


Receitas de alimentação cadeira

Tomar chá de folha de alface para engrossar o leite, comer canjica, tomar canja de galinha, beber leite de vaca e cerveja preta aumenta a produção de leite. Tudo isso é mito, o que realmente aumenta a produção do leite é o ato de amamentar. 

Agora o emocional da mãe e a dieta restritiva, podem atrapalhar a produção do leite materno, então a mulher deve se atentar a esses problemas para não causar problemas maiores na amamentação. Ao longo do processo das mamadas o leite mais rico em gorduras, proteínas e sais minerais vai chegar.


Tamanho das mamas

“O tamanho das mamas pouco importa na hora de amamentar. Ter mamas maiores ou menos não influencia em absolutamente nada”, afirma Dr. Domingos Mantelli. Não há mulheres que não produzem o leite materno! O que falta é estímulo para a produção, a mamãe tem que ser persistente. A minoria das mulheres com doenças mais graves ou que fazem uso de medicamentos constantes não conseguem amamentar.


Como evitar que o leite “empedre”

Sempre oferecer as duas mamas ao bebê durante a amamentação, e na mamada seguinte começar pelo lado onde ele terminou a última refeição. O bebê precisa pegar na mama corretamente para mamar. Alimentar-se bem, usar sutiãs específicos para amamentação. É necessário sempre esvaziar a mama para fazer o leite circular, pois se o bebê não mamar pode piorar a situação se houver alguma infecção.


Como preparar o bico do peito

É importante cuidar dos mamilos para amamentar, pode lavar as mamas só com água, não sendo necessário usar sabonetes ou cremes, pois eles têm uma hidratação natural que deve ser mantida para evitar o risco de rachaduras nos mamilos. Usar sutiã próprio que seja confortável, de algodão, alças largas e com boa sustentação. Massagear os mamilos ao menos umas duas vezes.


Como evitar rachaduras no bico do peito

Nos primeiros dias, a amamentação pode provocar algum desconforto no começo de cada mamada, mas alguns cuidados podem ajudar a evitar a rachadura. Uma das principais causas de fissuras é a "pega" incorreta do bebê na hora da amamentação e isso costuma provocar muita dor na região dos mamilos. Para que isso não ocorra, a mamãe deve se atentar ao posicionamento correto do bebê durante a amamentação. O bebê deve ser colocado de frente para a mama, com o rosto voltado para o corpo da mãe. A boca dele precisa estar bem aberta para que uma boa parte do mamilo e da aréola seja abocanhada.  Há no mercado algumas pomadas específicas para serem aplicadas nas mamas antes e durante a amamentação. A mãe deve pedir orientação do médico sobre essa possibilidade.






Domingos Mantelli - Ginecologista e obstetra, com formação em neurolinguística e atuação na área de medicina psicossomática. É formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e tem residência médica na área de ginecologia e obstetrícia pela mesma instituição. É pós-graduado em ultrassonografia ginecológica e obstétrica e em medicina legal e perícias médicas. Também é autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados