Pesquisar no Blog

domingo, 29 de julho de 2018

8 Dicas essenciais para uma viagem de negócios de sucesso à China

A China é um país cheio de oportunidades de negócios. Tem crescido dramaticamente e internacionalmente. E há muitas reuniões entre empresas acontecendo neste país.

Pensando nisso, a Verbling, plataforma de ensino de idiomas online, convidou Jina Shin, que morou e trabalhou por algum tempo no país, para dar algumas dicas de etiqueta para evitar qualquer mal-entendido.

De acordo com Jina, existem duas palavras para indicar o relacionamento de trabalho, Guanxi e Face. A primeira serve para apontar um encontro entre duas pessoas baseado na confiança, ou seja, para um chinês, é melhor confiar na pessoa com quem faz um acordo de trabalho. De outro lado está o Face, traduzido como “perder rosto”, que significa a perda de moral e credibilidade e impossibilita ao chinês fechar um acordo com a outra pessoa que esteja nessa situação. Uma pessoa pode “perder o rosto” se fica com raiva ou briga com alguém em público, entre outras razões.

Como se introduzir à outra pessoa

 Logo que chega à reunião, é tradicional apertar a mão da outra pessoa. O habitante da China não tem o costume brasileiro de beijar o rosto da outra pessoa e abraça-la, portanto tente não fazê-lo.

Em seguida, quando for entregar seu cartão de visita, o faça com as duas mãos. É costume que tanto receber quanto entregar o cartão seja feito com as duas mãos e de forma pessoal, ou seja, preste atenção na pessoa a quem entrega seus contatos quando for fazê-lo. Isso mostra importância e respeito.


Seja pontual!

O povo chinês preza muito pela pontualidade. Por conta disso, tente não se atrasar para reuniões e jantares.


Preste atenção às regulações

Entenda que existe um regulamento de internet na China. Por exemplo, o Google, o Gmail, o Facebook, o Whatsapp, o Snapchat, o Instagram, o Uber e o YouTube não estão funcionando na China, exceto em Hong Kong e Taiwan. Uma dica é que o outlook.com e o Skype podem não funcionar da melhor forma, mas ainda funcionam. Esteja preparado para não ter acesso à Internet a esses sites a partir do aeroporto na China. Se você gostaria de ter acesso a esses sites importantes que a maioria dos estrangeiros estão acostumados, existem vários serviços VPN pagos que oferecem serviço na China. Antes de ir para a China, certifique-se de pesquisar e configurar seus aparelhos corretamente para isso. Você não poderá fazer nenhuma pesquisa no Google e a Google Play Store não funcionará. E a ITunes store, na China, é uma versão chinesa do tradicional iTunes, que pode resultar em não mostrar os aplicativos banidos na China.


Pratique um pouco do idioma

Aprenda conversas sobre sobrevivência com chineses locais via Verbling e faça um amigo chinês local que você conheça. Por exemplo, "quanto custa?" E os números básicos. Leva cerca de 2 semanas para poder ter estas noções básicas. E isso seria útil para dar uma boa impressão aos seus parceiros de negócios e as pessoas na rua estão mais dispostas a ajudá-lo se você começar a conversar em chinês e não em inglês. Entenda que não são muitos chineses que falam inglês na China. Se você ainda não sabe falar chinês, pode procurar jovens adultos que falam inglês em grandes cidades como Xangai e Pequim, apenas se tiver sorte.

Conheça a etiqueta em jantar de negócios

Se você fizer um acordo de negócios com uma parceria, você gostaria de conhecer a etiqueta na China em termos da cultura de bebidas. Eles têm uma cultura de consumo de álcool para negócios, especialmente em algumas empresas tradicionais na China. E eles têm um álcool muito forte chamado Baijiu, que é um líquido pesado e que embriaga em somente alguns shots. Cuidado para não ficar muito embriagado nos jantares de negócios!


Entenda como pagar suas compras
Muitas vezes você vê que muitos chineses pagam em dinheiro ou via um pagamento móvel chamado WeChat Pay da Tencent ou Alipay, que é o pagamento móvel da Alibaba. Algumas pequenas lojas locais não aceitam cartão internacional, apenas dinheiro ou pagamento móvel. Se você ainda preferir pagar com cartão de crédito, verifique se tem Union Pay, além de Visa e Mastercard.


Qual o aplicativo de conversar mais usado

Certifique-se de baixar um aplicativo chamado "WeChat" para se comunicar com seus amigos chineses locais. Felizmente WeChat tem Inglês em seu serviço. Mesmo que você não tenha nenhum amigo local, você precisará deste aplicativo para se comunicar com seus parceiros de negócios. Como a regulamentação da Internet existe e você pode não ter um número de telefone, talvez não esteja em condições de entrar em contato  com seus parceiros assim que chegar. Você pode fazer o download do aplicativo WeChat e já se conectar com seus parceiros de negócios e amigos antes de você estar a caminho da China. E é mais comum se comunicar através do WeChat do que e-mail.

Preste atenção na hora de dar presentes

É muito comum presentear a outra pessoa em uma reunião de negócios. Todavia, porque os chineses são um povo muito supersticioso, tente evitar os seguintes objetos: relógios, qualquer coisa branca ou preta, algo com o número 4 (pois a palavra quatro em chinês lembra a palavra morte e, para eles, é um mau agouro). É interessante os presenteá-los com camisetas da seleção de seu país, um artesanato local, um objeto com pedras, algo com o logo de sua empresa e até bebidas (especialmente para os homens).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados