Pesquisar no Blog

sexta-feira, 12 de junho de 2026

Copa do Mundo: turismo paulista entra em campo com diversas experiências

 Exposição Amarelinha, no Museu do Futebol, Estádio do Pacaembu
(foto: Ludmila Almeida / Setur-SP)


 

De exposições que homenageiam a Seleção Brasileira – dos jogadores ao uniforme –, prédios icônicos do centro de São Paulo iluminados em verde e amarelo e até mascote especial para o período, há várias opções disponíveis

 

Nesta semana, começa um dos campeonatos mais esperados pelo mundo todo, especialmente pelos brasileiros: a Copa do Mundo 2026. Neste ano, o principal torneio de futebol do planeta acontece nos Estados Unidos, México e Canadá, de 11 de junho a 19 de julho. Porém, mesmo quem não vai viajar para um dos três países para assistir aos jogos poderá sentir a emoção da Copa do Mundo sem sair de São Paulo. Isso porque o Estado de São Paulo “entrou em campo” com diversas atrações.

 

De exposições que homenageiam a Seleção Brasileira (os jogadores e o uniforme), passando por arenas temáticas com trocas de figurinhas, até cidades com mascote especial para o período e transmissão gratuita dos jogos, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) reuniu oito experiências para os torcedores viverem a paixão pelo futebol e vibrarem pela Seleção Brasileira. Confira:

 

Exposições:

 

• Amarelinha – Museu do Futebol

 

No Museu do Futebol, dentro do estádio do Pacaembu, na capital paulista, a exposição “Amarelinha” conta a trajetória das camisas da Seleção Brasileira. A exposição reúne 18 camisas de verdadeiras lendas que jogaram pelo Brasil ao longo dos últimos 70 anos, como Ronaldo (Fenômeno), Ronaldinho Gaúcho, Rivellino, Sócrates, Vini Jr. e o Rei Pelé, por exemplo. É uma excelente oportunidade para que torcedores de todas as idades conheçam a história por trás da Amarelinha.

 

A exposição “Amarelinha” acontece de terça a domingo, das 9h às 18h (com entrada permitida até as 17h), até o dia 7 de setembro de 2026. Os ingressos custam R$ 24,00 (inteira) e R$ 12,00 (meia) e estão disponíveis na bilheteria ou pelo Sympla. Dica extra: o museu tem entrada gratuita para todos às terças-feiras. Além disso, crianças de até 7 anos não pagam.


 

• “Brasil em Todas”, no MIS Experience

 

No MIS Experience, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, a partir do dia 10 de junho, o público poderá ter uma verdadeira imersão na história da “seleção canarinho” nas Copas do Mundo por meio da mostra “Brasil em Todas”. Vale lembrar que o Brasil é o maior campeão do torneio, com cinco títulos, e o único país a participar de todas as 23 edições do campeonato.

 

Na exposição, os visitantes poderão ver as diferentes realidades do consumo e da prática do futebol ao longo dos anos, com base nos hábitos de cada época, na tecnologia disponível e na realidade de cada participação da seleção nacional. A mostra propõe a interação e a participação do público em diferentes níveis, do ambiente analógico ao digital, a partir de acervos raros e conteúdos exclusivos, com a inclusão de mecânicas especiais relacionadas a cada Copa do Mundo FIFA vencida pelo Brasil (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).

 

O MIS Experience está localizado na capital paulista, e a exposição vai até o dia 10 de agosto. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Eles estão disponíveis no link: https://megapass.com.br/eventos/brasil-em-todas. Dica extra: há ingressos gratuitos toda terça-feira e para todas as crianças de até 10 anos, porém é necessário retirá-los presencialmente na bilheteria.


 

• Futebol – alegria do povo, no Unibes Cultural

 

Que o futebol é uma das maiores paixões do povo brasileiro, isso todo mundo sabe. Porém, essa paixão atravessa os estádios e começa, muitas vezes, nas ruas dos bairros, nas praias, nas escolas, no futebol de várzea, entre outros lugares. Para mostrar isso, a Unibes Cultural, em parceria com o Festival de Fotografia de São Paulo (FFSP) e o Istituto Italiano di Cultura, inaugurou a exposição FUTEBOL – alegria do povo, com curadoria de João Kulcsár.

 

A mostra reúne fotografias que ampliam o olhar sobre o esporte para além das partidas oficiais, revelando o futebol como encontro, celebração, pertencimento e memória coletiva, além de estar profundamente presente no cotidiano dos brasileiros. O Unibes Cultural está localizado em uma das ruas mais conhecidas de São Paulo, a Oscar Freire. A exposição acontece de quarta a sábado, das 12h às 19h, e aos domingos, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.


 

• “Futebol e Arte”: Mostra no Museu Casa de Portinari, em Brodowski

 

Em Brodowski, a 337 km da capital paulista, os visitantes e moradores da cidade já podem entrar no clima da Copa do Mundo com a nova exposição “Futebol e Arte”. Passando pela memória, pela paixão pelo futebol e pela apreciação artística, o público é convidado a conhecer o quadro em que Candido Portinari, grande pintor brasileiro que nasceu em Brodowski, retratou a brincadeira de sua infância. Intitulada “Futebol”, a obra é o fio condutor entre a arte e o esporte. A exposição ficará em cartaz durante os meses da Copa do Mundo. A entrada é gratuita. O Museu Casa de Portinari fica na Praça Candido Portinari, 298 - Centro, Brodowski - SP, 14340-019.


 

Prédios de SP iluminados em verde e amarelo durante os jogos

 

Para entrar no clima da Copa do Mundo, prédios icônicos da capital paulista já recebem uma iluminação especial em verde e amarelo nos dias de jogos do Brasil, desde o dia 6 de junho. A ação é promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Regula, e busca reforçar o clima de celebração e mobilização em torno do maior evento esportivo do planeta, além de valorizar os espaços públicos e a paisagem urbana da cidade.

 

Entre os locais que receberão iluminação cênica estão o Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura; o Viaduto do Chá; o Obelisco do Ibirapuera; a Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira, na Marginal Pinheiros; e a Ponte Estaiadinha, na Marginal Tietê. O centro histórico também faz parte desse circuito visual, com iluminação especial no Theatro Municipal, no Shopping Light, no Edifício Martinelli e na Biblioteca Mário de Andrade — que não será iluminada apenas no jogo do dia 19 de junho, em razão de um evento previamente agendado no local. A iniciativa também chega aos parques da capital, com iluminação nas fontes do Parque da Independência e do Parque Ibirapuera. O prédio da Secretaria Municipal de Esportes e o Parque das Bicicletas também integram a ação.

 

A ação envolve diferentes áreas da administração municipal, entre elas a SP Regula, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a Secretaria Municipal de Esportes (SEME), além de equipamentos culturais e parceiros privados.


 

Arena Panini

 

No período da Copa do Mundo, além dos jogos, é praticamente impossível não lembrar das figurinhas e do álbum oficial. Para isso, a Panini abriu uma arena temática chamada Arena Panini, no bairro do Tatuapé, na capital paulista. Lá, os torcedores podem trocar figurinhas e ter acesso a figurinhas avulsas para ajudar a completar o álbum. Além disso, é possível comprar mais pacotinhos, o próprio álbum oficial da Copa e uma variedade de produtos especiais. A Arena está localizada na Rua Serra de Bragança, 1491 – Tatuapé, e funciona todos os dias, das 10h às 21h. A entrada é gratuita.


 

• Brasil no telão: Fábrica de Cultura de Iguape exibe jogos do Brasil de graça

 

Nos dias em que o Brasil entra em campo, a Fábrica de Cultura de Iguape convida o público a assistir, torcer e viver junto a Copa do Mundo 2026. Com o Cine Sustentável, as exibições são gratuitas e ao ar livre, onde a torcida e a cultura popular se encontram para celebrar juntas a paixão pelo futebol. A entrada é gratuita.

 

Os jogos serão transmitidos no dia 13 de junho, das 19h às 21h; no dia 19 de junho, às 21h30; e no dia 24 de junho, das 19h às 21h. A Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape fica na Praça Engenheiro Greenghalgh, 01 – Centro Histórico, Iguape – SP, 11920-000, Brasil.


 

• Centrais da Copa e mascote próprio em São Pedro

 

A Estância Turística de São Pedro, localizada a 190 km da capital paulista, preparou uma programação especial para transformar a Copa do Mundo em uma grande celebração coletiva. Por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, a Prefeitura investiu na instalação de telões em espaços públicos e em uma série de atrações a fim de reunir cerca de 20 mil torcedores durante a Copa, entre moradores e turistas. Batizada de “São Pedro é o Brasil”, a iniciativa contará com duas Centrais da Copa instaladas na Praça Gustavo Teixeira, no centro histórico, e no Centro Gastronômico, localizado ao lado do Parque Municipal Maria Angélica Manfrinato. Os espaços serão palco da transmissão dos jogos e de momentos de lazer e confraternização ao longo de toda a competição.

 

A programação começará no dia 11 de junho, na Praça Gustavo Teixeira, com a transmissão de México x África do Sul, às 16h, partida que abre oficialmente o Mundial. No local, além dos jogos da Seleção Brasileira, serão exibidas diariamente outras partidas da competição. Já o telão instalado no Centro Gastronômico será dedicado exclusivamente aos jogos do Brasil. A estreia da Seleção acontece no dia 13 de junho, às 19h, e, antes das partidas, os torcedores poderão aproveitar apresentações musicais e as diversas opções gastronômicas disponíveis no espaço.

 

Além da programação esportiva, as Centrais da Copa contarão com um espaço instagramável com o carismático Tamandualdinho Gaúcho, mascote oficial da campanha “São Pedro é o Brasil”. Criado pela equipe de comunicação da Prefeitura, o personagem faz uma homenagem à fauna nativa da Serra do Itaqueri, em uma combinação criativa entre o tamanduá-bandeira e o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho. A escolha da mascote mobilizou a população e as redes sociais da Prefeitura. Em uma enquete popular, o Tamandualdinho Gaúcho conquistou a preferência dos amantes do futebol, recebendo 53% dos votos e contribuindo para uma campanha que alcançou mais de 53 mil visualizações. A ilustração da mascote foi feita por Lucas Almeida.


 

Mistério no Museu: uma aventura para detetives mirins entre pistas e obras de arte na Casa Museu Ema Klabin

Mistério e arte na Casa Museu Ema Klabin.
Foto: Arquivo da Casa Museu Ema Klabin.

 

Em uma divertida missão de detetive, os participantes seguem pistas, exercitam o raciocínio lógico, conhecem obras de arte e participam de uma oficina criativa

 

No dia 13 de junho, às 11h, a Casa Museu Ema Klabin promove a visita mediada Mistério no Museu: as cartas para Ema Klabin. Crianças e famílias são convidadas a assumir o papel de detetives em uma experiência lúdica e interativa, que combina investigação, enigmas e raciocínio lógico.  


Na narrativa, Ema Klabin perdeu suas cartas mais preciosas e precisa da ajuda dos pequenos detetives para recuperá-las. Ao longo do percurso pelos ambientes e obras da casa museu, os participantes seguem pistas e descobrem detalhes do acervo. A experiência termina com uma oficina de cartões-postais, que amplia simbolicamente a coleção de correspondências da colecionadora.

 

Serviço:

Visita Mediada e Oficina Mistério no Museu: as cartas para Ema Klabin.  

13/06/2026 

11h às 12h30 

20 vagas por ordem de inscrição. 

R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), gratuidade para crianças, estudantes e professores da rede pública

Inscrição:https://emaklabin.org.br/em-cartaz/misterio-no-museu-as-cartas-para-ema-klabin

 

Casa Museu Ema Klabin

Site: https://emaklabin.org.br

Instagram, Facebook e TikTok: @emaklabin

YouTube: https://www.youtube.com/c/CasaMuseuEmaKlabin

Google Arts & Culture: https://artsandculture.google.com/partner/fundacao-ema-klabin

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/emaklabin/?originalSubdomain=br

Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=ssdKzor32fQ

Vídeo de realidade virtual: https://www.youtube.com/watch?v=kwXmssppqUU


Nova exposição e ações educativas movimentam o Museu Índia Vanuíre


Ação “Conhecimento e Natureza” é realizada aos sábados e domingos
Divulgação


Confira a programação completa da instituição cultural em Tupã (SP) 

O Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em Tupã (SP), apresenta neste mês atividades voltadas ao contato com a natureza, à inclusão social e ao conhecimento das culturas indígenas. A programação contempla ações para crianças e famílias, atividades educativas desenvolvidas em parceria com instituições do município e a nova exposição de longa duração “Intervenção Tupã”. 

Inaugurada em maio, “Intervenção Tupã” marca uma nova etapa na trajetória do Museu ao incorporar contribuições de representantes das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá na construção de seus conteúdos expositivos. Confira, abaixo, todos os detalhes.

 

Projeto Família no Museu aborda natureza e meio ambiente 

Durante o mês de junho, o projeto Família no Museu promove o jogo “Conhecimento e Natureza”, ação realizada aos sábados e domingos. A programação utiliza imagens de plantas e árvores, conversas e atividades de colorir para estimular a observação do ambiente e a troca de conhecimentos entre crianças e seus familiares. 

Ao longo da atividade, as crianças e suas famílias têm contato com temas relacionados à preservação ambiental e à relação entre sociedade e natureza por meio de uma abordagem divertida e educativa. 

Datas: sábados e domingos

Horário: das 10h às 17h

Gratuito

 

Projeto de inclusão promove atividade sensorial com moradores de residência terapêutica 

Como parte das ações do projeto Museu e Cidadania, o Museu Índia Vanuíre realiza uma atividade educativa voltada aos moradores de uma residência terapêutica do município. A programação utiliza ervas naturais para estimular os sentidos e apresentar diferentes conhecimentos relacionados ao uso das plantas no cotidiano. 

A atividade também inclui práticas de pintura e colorização com tintas e folhas naturais, incentivando a criatividade e o contato com elementos da natureza. A iniciativa integra as ações desenvolvidas pelo Museu para ampliar o acesso à cultura e às experiências educativas junto a diferentes públicos. 

Data: 19 de junho

Horário: das 9h às 10h

Informações: (14) 3491-2202

 

Nova exposição destaca memórias e culturas indígenas da região 

A nova exposição de longa duração “Intervenção Tupã” apresenta temas relacionados ao território, à espiritualidade, à diversidade cultural e às formas de preservação das memórias dos povos indígenas da região. Desenvolvida em colaboração com representantes das Terras Indígenas Vanuíre, Icatu e Araribá, a mostra incorpora conhecimentos, narrativas e referências culturais compartilhadas pelas próprias comunidades. 

Inaugurada no último dia 23 de maio, a exposição destaca a presença das vozes indígenas na construção de sua narrativa. O conteúdo foi elaborado com a participação de representantes dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, que contribuíram diretamente para a concepção da mostra.

 

Datas: terça a domingo

Horário: das 9h às 18h (às quintas-feiras, até às 20h)

Gratuito

 

Outras atividades no mês de junho 

Grafismos e Artes Indígenas do Oeste Paulista

Datas: terça a domingo, das 9h às 18h (às quintas-feiras, até às 20h)

 

Cultura e Questões Indígenas em Foco

Data: 27 de junho, às 9h e às 14h

 

Aguçando as Memórias

Data: 30 de junho, das 15h às 16h30

 

Confira todas as informações da agenda no site da instituição.

 

Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre 

Localizado em Tupã (SP), o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari - Organização Social de Cultura. 

Fundado em 1966 e instalado em um prédio construído especialmente para abrigá-lo, o museu possui acervo, com cerca de 38 mil peças, relacionado à história da região onde está localizado e com foco na cultura indígena. Possui uma das mais importantes coleções etnográficas do país que representam diferentes comunidades indígenas brasileiras. 

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 9h às 18h; quintas, das 9h às 20h.

 Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP

Instagram: @museuindiavanuire

Facebook: /museuindiavanuire/ 

Informações

(14) 3491-2202

contato@museuindiavanuire.org.br



Rei Menino celebra a Festa de Coroação de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha com apresentações gratuitas no bairro e em outros espaços públicos de São Paulo

Fotos de Duda Viana


 Com texto de Rafael Cristiano e direção de Cleydson Catarina, espetáculo ressalta a importância dessa manifestação popular para a população negra 

 

Repleta de símbolos, música e espiritualidade, a Festa de Coroação de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da Penha é uma das mais significativas celebrações afro-brasileiras em São Paulo - embora ainda seja desconhecida por muita gente. E a peça Rei Menino, com texto de Rafael Cristiano e direção de Cleydson Catarina, nasce justamente para destacar a importância dessa manifestação popular.  No elenco, além do próprio autor, estão Lucas Laureno, Gabriel Coupe e Rafael Fazzion.


O espetáculo estreia nos dias 26 e 27 de junho, às 15h, no Largo do Rosário (Penha) durante a própria coroação e, depois disso, ganha novas apresentações gratuitas na Biblioteca Mário de Andrade (dia 3 de julho, às 14h e às 16h), no Centro Cultural Tendal da Lapa (no dia 17,  às 14h e às 16h) e no Centro de Referência da Dança (no dia 18, às 14h e às 16h). 


A proposta do trabalho nasce do encontro entre arte, memória e educação, tendo como foco as infâncias negras e periféricas da cidade de São Paulo. O projeto parte de uma realidade marcada pela escassez de referências positivas à cultura afro-brasileira nos currículos escolares e nos espaços públicos acessados por crianças negras. 

A trama narra a história de Pepê, um menino morador da Zona Leste de São Paulo, que pede a seu pai, Jonas, para levá-lo à coroação do rei e da rainha do Rosário dos Homens Pretos da Penha. Juntos, eles embarcam em uma jornada de descoberta sobre a realeza negra no Brasil, em meio à tradicional congada que celebra e honra esses ícones culturais.


A coroação, que une espiritualidade e ancestralidade, ganha novos significados quando é levada ao palco e compartilhada, garantindo que essa tradição seja conhecida, reconhecida, homenageada e admirada de variadas maneiras. É um gesto de respeito à ancestralidade, à memória, à identidade e um convite para que as novas gerações se interessem por essa festa, celebrando a cultura afro-brasileira com orgulho e encantamento.


“Levar essa festa ao teatro infantil é uma forma de fazer com que as crianças experimentem, de maneira encantadora, um patrimônio vivo onde a realeza negra se manifesta, não em castelos distantes, mas em seus próprios territórios, em suas comunidades, em sua história. Ao encenar essa festa no teatro, a peça reforça a importância de contar histórias que ampliam a visão de mundo das crianças, promovendo um olhar sensível sobre o papel da cultura afro-brasileira na construção do país”, explica a diretora de produção Ingrid Alecrim.

Sobre a Coroação


A Festa de Coroação de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é uma celebração vibrante, na qual a fé e a cultura afro-brasileira se entrelaçam. Em São Paulo, acontece na Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha - um espaço de segurança e de reinvidicação de direitos básicos do povo negro. 


Construída em 16 de junho de 1802, em pleno regime escravocrata, a igreja atuava com irmandades negras que tinham como funções oferecer um enterro e velório dignos a seus irmãos, promover oportunidades de convívio e interação em festas, proporcionar a compra comunitária de alforrias, entre outras ações. 


Mais do que um rito religioso, a festa é, portanto, um símbolo de pertencimento, resistência, dignidade e memória coletiva. Desde 2002, a coroação pôde deixar de ser propositadamente esquecida e festejada como um território importante para a história da cidadania de pessoas negras da cidade e um ponto de confluência dos saberes africanos difundidos no que chamamos de “cultura popular brasileira”.


Durante a festa anual, reis, rainhas, príncipes e princesas negros são reverenciados em um cerimonial que mistura o sagrado e o festivo. A cerimônia recebe pastorais, irmandades tradicionais da igreja, e mais de 20 grupos ligados à tradição, entre congadas, moçambiques, marujadas, maracatus, sambas de bumbo e jongo. A cerimônia reafirma nossa vasta realeza afrodescendente, em um país onde há uma contínua tentativa de apagar e marginalizar a própria história negra.


Ela se inicia com o evento de levantamento do mastro no Largo do Rosário, no bairro da Penha, e é composta por uma programação artístico-cultural que tem duração média de um mês. Um dos momentos mais especiais é o da coroação do rei e da rainha de festa, que são escolhidos anualmente, após a celebração de uma missa afro-inculturada (ou seja, uma celebração católica, feita por um padre e normalmente acompanhada por um bispo, que integra em sua estrutura a musicalidade e alguns signos das religiosidades africanas no Brasil). 


No momento da coroação, as congadas entram para saudar a realeza e uma delas carrega a coroa. Segundo as pessoas que continuam seu legado, a Comunidade do Rosário da Penha, a festa realiza um movimento que sempre circunda os que vieram antes, os que lá estão e os que ainda virão, fruto de uma espiral simbólica que representa a abrangência das ancestralidades que traçaram os múltiplos caminhos de ser negro. 

 

Ficha técnica

Dramaturgo e designer: Rafael Cristiano 

Diretor: Cleydson Catarina

 Assistente de diretor: João Filho 

Diretor musical: Fernando Alabê

Compositor musical geral: Uberê Guelé

Compositor das músicas "Valsa do Rei" e "Funk Chamego do Meu Pai": Gabriel Coupe


Elenco: Gabriel Coupe, Lucas Laureno, Rafael Cristiano e Rafael Fazzion 

Preparador corporal e cenógrafo: Guinho Nascimento 

Bonequeiro e Aderecista: Rager Luan

Assistente de Cenógrafo: Alafim

Figurinista: Patricia Freire

Técnica de som: Helena Menezes

Iluminadora: Tati Santos

Consultora de acessibilidade e audionarradora: Cintia Alves

Intérprete de Libras: Ricieri Palha

Diretora de produção: Ingrid Alecrim

Produtor executivo: Miguel Estevão

Divulgação: Catucá Comunicação

Fotógrafa: Duda Viana

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio Assessoria de Comunicação 

Consultora de dramaturgia: Kiusam de Oliveira


Sinopse 

A peça narra a história de Pepê, um menino morador da Zona Leste de São Paulo, que pede a seu pai, Jonas, para levá-lo à coroação do rei e da rainha do Rosário dos Homens Pretos da Penha. Juntos, eles embarcam em uma jornada de descoberta sobre a realeza negra no Brasil, em meio à tradicional congada que celebra e honra esses ícones culturais.

Serviço 

Rei Menino, de Rafael Cristiano

Classificação: Livre

Duração: 50 minutos

Ingressos: Grátis (sem necessidade de retirada)

 

26 e 27/6 às 15h: Largo do Rosário - Penha de França, São Paulo 

3/7 às 14h e 16h: Biblioteca Mário de Andrade: Rua da Consolação, 94 - República, São Paulo 

17/7 às 14h e 16h: Centro Cultural Tendal da Lapa: Rua Guaicurus, 1100 - Lapa, São Paulo 

18/7 às 14h e 16h: Centro de Referência da Dança: Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá, s/n - Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo


Após diversas temporadas de sucesso, Angela Dippe retorna em cartaz com sua comédia Da Puberdade à Menopausa em curtíssima temporada no Teatro das Artes em junho e julho

  

Crédito: Heloisa Bortz

Com um toque autobiográfico, solo escrito pela própria atriz mistura de stand-up comedy e palestra para falar sobre a montanha-russa de hormônios na vida de uma mulher

 

As intensas transformações provocadas pelos hormônios ao longo de toda a  vida de uma mulher continuam dando o que falar na comédia de sucesso Da Puberdade à Menopausa, solo estrelado pela atriz e comediante gaúcha Angela Dippe. Depois de várias temporadas lotadas, o espetáculo volta em cartaz no Teatro das Artes, com apresentações de 21 de junho a 12 de julho de 2026.

Além da nova temporada, Angela segue discutindo esse tema tão importante para as mulheres em seu canal no YouTube com a série de entrevistas “Memórias da Puberdade à Menopausa”, na qual ela entrevista uma série de convidadas ilustres, como Ana Lúcia Torre, Marisa Orth, Heloísa Périssé, Miriam Mehler, Noemi Marinho, entre outras.

Com tintas autobiográficas e muito humor, o espetáculo compara a trajetória da mulher a uma “montanha-russa de hormônios”, em comparação com a vida dos homens, que segue em “movimento retilíneo e uniforme, sem atrito e sem aceleração”, segundo a própria atriz.

O espetáculo é uma mistura de stand-up comedy e palestra, com Angela apresentando ao público as diversas fases da vida de uma mulher, da puberdade à menopausa. Ao longo de seu relato, ela desenvolve temas como relacionamentos amorosos, padrão de beleza, cultura do patriarcado, machismo, sexo na maturidade e etarismo. 

A abordagem é pessoal, mas embasada em informações científicas e históricas que vão pontuando o texto, sempre com muita irreverência e quebrando temas que ainda hoje podem soar como tabus.

Atualmente com 61 anos, Angela garante que o texto se comunica com todas as faixas etárias. “Escrevi a peça em dez dias, mas reunindo ideias anotadas ao longo de anos. O título diz tudo, é da puberdade à menopausa. Todas as mulheres se identificam”, diz, reforçando que o público masculino também se diverte. “Homens se relacionam com mulheres, então as situações que aparecem na peça também dizem respeito a eles”, revela.


Sinopse

O espetáculo é uma mistura de stand-up comedy e palestra, com Angela apresentando ao público as diversas fases da vida de uma mulher, da puberdade à menopausa. Ao longo de seu relato, ela desenvolve temas como relacionamentos amorosos, padrão de beleza, cultura do patriarcado, machismo, sexo na maturidade e etarismo. 


Serviço 

Da Puberdade à Menopausa
Texto e interpretação:
Angela Dippe 

Temporada: 21 e 28 de junho de 2026, domingos, às 19h

4 a 12 de julho de 2026, aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 19h

Ingressos: https://www.eventim.com.br/artist/teatro-das-artes/comedia-da-puberdade-a-menopausa-4141388/

 

Teatro das Artes - Shopping Eldorado - Av. Rebouças, 3970, loja 409 - Pinheiros, São Paulo 

Ingressos: R$ 100

Bilheteria: de terça a domingo, das 13h às 20h

Classificação: 14 anos

Duração: 75 minutos

Instagram: @angeladippe

Acessibilidade: Teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida


Posts mais acessados