O sangue tem um papel essencial na manutenção da temperatura corporal e no frio essa função se torna ainda mais importante. Isso porque se os vasos por onde passa o sangue são mais exigidos no inverno e, em pacientes com a saúde vascular já comprometida, podem surgir as complicações. Quem explica é o Dr. Caio Focássio, cirurgião vascular Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
“O frio contrai as artérias (vasoconstricção) e
dificulta ainda mais a chegada de sangue arterial principalmente nas
extremidades e podem causar insuficiência arterial, ou seja, dificulta e
estreita o acesso do sangue para os outros membros, em especial em pessoas que
já sofrem problemas com a circulação”, fala o médico.
De acordo com o especialista, o acúmulo de gordura nas artérias,
causados pelo excesso de peso, diabetes, tabagismo e hipertensão as deixa ainda
mais estreitas, então o processo de circulação se torna mais lento. “Quando há
predisposição genética ou quadros de obesidade, alimentação desequilibrada e
sedentarismo, a preocupação se torna ainda maior nessa época do ano”, alerta o
médico.
No entanto, alguns sinais podem ajudar a prevenir o problema.
“Quando a circulação não anda bem é comum sentir dormência ou inchaço nos
membros e formigamento nas mãos e nos pés, dor ao caminhar, paralisia ou fadiga
muscular”, fala.
Daí é hora de buscar ajuda médica já que o tratamento para as
doenças circulatórias pode ser feito por meio de medicamentos e cirurgia quando
for necessário. Mas, a prevenção é o melhor caminho, especialmente para
pacientes que já tenham alguma doença que contribui para a obstrução das
artérias.
Dr. Caio deixa algumas dicas:
- Usar roupas confortáveis e quentes, não deixe o corpo exposto
ao frio;
- Evitar as peças justas (elas podem comprimir os músculos das
pernas e cintura);
- Consumir alimentos ricos em fibras, já que auxiliam na boa
digestão e controle do colesterol;
- Fazer exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana mesmo
em casa;
- Evitar consumo de gorduras;
- Manter o controle adequado da pressão e diabetes não evitar
de ir ao médico mesmo durante a pandemia;
- Beber muita água;
- Ter cuidado ao usar meias elásticas sem orientação médica - nesses casos ela pode piorar a situação.
FONTE: Dr. Caio Focássio - Cirurgião vascular formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Pós graduado em Cirurgia Endovascular pelo Hospiten – Tenrife (Espanha). Médico assistente da Cirurgia Vascular da Santa Casa de São Paulo.
www.drcaio.com.br
Instagram: @drcaiofocassiovascular
Nenhum comentário:
Postar um comentário