Grupos fazem alertas de promoções relâmpago: de eletrônicos até itens de mercado
Em tempos de preços altos e desvalorização do poder de compra, economizar nunca foi tão importante. Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper, dados mostram que o real perdeu quase 50% do seu valor em dez anos. Ou seja, os R$ 100 que você tinha há dez anos hoje valem apenas R$ 50.
Durante a pandemia, milhões de pessoas adotaram o
hábito de comprar pela internet, e os consumidores que antes só compravam itens
de categorias tradicionais no varejo digital, começaram a comprar de tudo: de
medicamentos a itens de supermercado.
Para quem já é apaixonado por promoções e descontos, economizar na internet
nunca foi uma tarefa fácil: comparar preços, monitorar promoções, buscar cupons
de desconto, buscar pelo frete mais barato ou gratuito e até saber se o site é
realmente confiável e seguro. Imagine fazer tudo isso para cada compra online.
Paralelo ao crescimento das vendas online, o
WhatsApp se consolidou como principal meio de comunicação dos brasileiros,
chegando a 99% dos smartphones segundo dados da MobileTime em parceria com a
empresa de pesquisas on-line Opinion Box.
Muitas marcas e empresas já enxergaram o potencial do mensageiro como canal de
vendas e comunicação. Os grupos de
promoções surgiram nesse sentido, pois facilita a vida de
quem gosta de economizar, mas também não quer perder tempo vasculhando na
internet para encontrar boas oportunidades.
Empresas como a Reduza, que é um comparador de preços e
testador de cupons, viram no WhatsApp uma oportunidade desde de 2018, quando
criaram o primeiro grupo, e hoje contam com mais de 25 mil membros
participantes. A partir de dados da tecnologia da empresa que monitora e
encontra super promoções, moderadores selecionam e organizam os envios de
ofertas que façam sentido para a comunidade de usuários.
Segundo Alessandro Fontes, cofundador da
plataforma, a ideia do primeiro grupo de WhatsApp foi ajudar amigos próximos,
que sempre pediam para avisá-los quando encontrassem boas promoções.
Depois disso, percebeu que era um excelente canal de comunicação pois era
possível se conectar com usuários mais simples, que por muitas vezes não sabiam
lidar com sites e aplicativos, mas entendiam os textos enviados nos grupos,
onde é colocado todas as orientações para que essa pessoa consiga comprar
com cupom ou se beneficiar de algum desconto, frete grátis e até brinde.
Para Amador Gonçalves, cofundador do Site Confiável, a quantidade de anúncios de
sites falsos em buscadores e nas redes sociais que tem feito milhares de
vítimas faz com que os consumidores busquem canais seguros e confiáveis para
comprar com segurança, encontrando nos grupos de WhatsApp uma alternativa, já
que o consumidor já confia na marca e no trabalho de moderação que essas
empresas fazem. O mesmo tem acontecido com aplicativos, pois também passam uma
segurança maior para quem deseja comprar e não sabe verificar se um site é
realmente verdadeiro e seguro.