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sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Dezenove soluções inovadoras para desafios do oceano receberão R$ 3,7 milhões em apoio financeiro


Divulgação/Pixabay
Camp Oceano, iniciativa da Fundação Grupo Boticário em parceria com a Fundação Araucária, busca impulsionar o turismo responsável, reduzir a poluição no oceano e mitigar os efeitos da crise climática nas cidades costeiras

 

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná vão destinar R$ 3,7 milhões em apoio financeiro para 19 soluções inovadoras para desafios do oceano e regiões costeiras do Brasil. Os projetos foram os principais destaques do Camp Oceano, um processo que estimulou a cocriação de projetos a partir de capacitações, mentorias e suporte técnico. As propostas escolhidas serão executadas a partir de 2022, ao longo de 12 a 36 meses.

 

“Estamos muito satisfeitos com o resultado desse processo. Contamos com a participação de muita gente criativa, bem preparada e comprometida com a sustentabilidade do oceano. Chegamos a propostas capazes de gerar impactos positivos e duradouros para a conservação de nossas áreas costeiras e marinhas”, comemora a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

 

As iniciativas apoiadas respondem a pelo menos um dos três desafios apresentados pelo Camp Oceano: fomentar o turismo responsável, conservando a biodiversidade; reduzir a poluição no oceano e incidentes ambientais; e mitigar os efeitos da crise climática nas cidades costeiras. O Camp recebeu 138 propostas de solução envolvendo cerca de 900 participantes, com uma maioria de mulheres (54%). “Temos observado um crescente protagonismo feminino em projetos de conservação e não foi diferente no Camp Oceano”, frisa Malu.

 

Entre as propostas selecionadas estão iniciativas relacionadas ao turismo de observação da fauna marinha, inclusive com opções de visitas virtuais; remoção de plástico do mar, gerando renda para pescadores e comunidades tradicionais; e plataforma para demonstrar o potencial dos manguezais no sequestro de gases do efeito estufa e seus benefícios para as comunidades da costa brasileira. Outras soluções fazem uso de diferentes tecnologias e até de inteligência artificial para aprimorar a gestão e apoiar na tomada de decisão pelo poder público. Também há o desenvolvimento de um programa para integrar a comunidade local na resolução do problema de degradação dos recifes de coral e o envolvimento de comunidades costeiras na redução da poluição marinha por meio do cultivo de algas marinhas.

 

Outros exemplos de soluções inovadoras apoiadas são a criação de protocolos para a reprodução em cativeiro, repovoamento e estímulo ao turismo de observação de uma espécie de peixe ameaçada de extinção e o uso de cabelo humano para minimizar o impacto de incidentes ambientais em ambientes aquáticos. As propostas selecionadas são direcionadas para 11 estados brasileiros das regiões Sul, Sudeste e Nordeste e algumas delas têm potencial para serem aplicadas em toda a costa brasileira. “Além de buscarmos ideias inovadoras, procuramos iniciativas replicáveis, com benefícios significativos para a conservação e que também apresentassem viabilidade econômica”, explica a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.


 

Sobre o processo


Iniciado em abril deste ano, o Camp Oceano – edição da teia de soluções, promovida pela Fundação Grupo Boticário – teve 138 propostas inscritas. As 40 melhores soluções apresentadas avançaram para um evento on-line de três dias de imersão, capacitações e conexões para aprimorarem suas ideias. Na sequência, 25 soluções seguiram para uma etapa de mentoria e detalhamento para aprofundarem ainda mais suas propostas. Das iniciativas finalistas, 19 foram selecionadas para receber apoio financeiro da Fundação Grupo Boticário e da Fundação Araucária, totalizando mais de R$ 3,7 milhões.

 

A relação detalhada das 19 soluções contempladas pelo Camp Oceano está disponível para consulta no site www.fundacaogrupoboticario.org.br.


 

Sobre a teia de soluções


O Camp Oceano é um dos formatos de seleção da teia de soluções da Fundação Grupo Boticário. Lançada em 2020 com dois processos seletivos, a teia estimulou, em suas primeiras edições, o desenvolvimento de propostas voltadas para o turismo responsável em áreas naturais e para a Grande Reserva Mata Atlântica – o maior remanescente do bioma no Brasil. Ao longo dos processos, 43 soluções foram acompanhadas e estruturadas com mentoria e apoio técnico. No final, seis foram selecionadas para receber apoio financeiro e serem impulsionadas.

 


Fundação Grupo Boticário


Mês mundial da gentileza: negócios mais gentis são mais felizes e sustentáveis

Freepik
O consultor de treinamento e desenvolvimento da Galunion, Glauco Moreno, explica como implantar medidas para espalhar gentileza, encorajar e motivar as equipes do setor de Food Service

 

Em 13 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Gentileza. Para marcar este mês comemorativo, grupos de diferentes países se reúnem para criar uma corrente de compaixão, generosidade e para inspirar pessoas a serem mais gentis. A ação também envolve gestos na gestão de pessoas no ramo empresarial, tornando o seu negócio um lugar mais gentil, feliz e sustentável. O consultor de treinamento e desenvolvimento da Galunion, Glauco Moreno, explica como implantar medidas, principalmente, no segmento de Food Service, para espalhar gentiliza, encorajar equipes e motivá-las.

"O Dia Mundial da Gentiliza é comemorado no dia 13 de novembro, mas a causa é estendida para todo o mês de novembro com o objetivo de espalhar gentileza com pequenos gestos. Na Galunion, por exemplo, a ação de ser gentil é um dos valores mais poderosos. Buscamos o sucesso permeado por gentileza e acreditamos que pessoas e negócios mais gentis são mais felizes e sustentáveis. Com a retomada do setor de alimentação fora do lar, é essencial encantar e se aproximar ainda mais dos clientes, com hospitalidade e atenção a cada detalhe. Este pode ser o elemento-chave para o sucesso dos negócios de Food Service", comenta Glauco.


Por onde começar?

Comece com uma atitude de cada vez. O importante é a intenção do seu gesto e a certeza de que isso vai gerar um impacto positivo sobre as pessoas ao seu redor. No entanto, volte-se na direção da sua comunidade, fornecedores, clientes e colaboradores. Para cada um deles, dedique um tempo e comprometa-se em fazer pelo menos uma ação gentil intencional por dia.

Veja algumas ideias simples, mas que fazem uma diferença significativa para o negócio.


1. Gentilezas diárias

Cumprimente, sorria, elogie e agradeça. Além de serem atitudes gentis, correspondem ao ‘momento da verdade’, o encontro entre o cliente e o seu estabelecimento. Trata-se de uma ocasião perfeita para a realização destas gentilezas diárias. Embora os resultados da 4ª edição da Pesquisa Alimentação na Pandemia, realizada pela Galunion, em agosto deste ano, mostrem que, apesar de desejar socialização, somente 30% dos consumidores se sentem dispostos a comer em restaurantes e bares, aproveite este mês da gentileza e invista um tempo demonstrando os benefícios da cordialidade à sua equipe. Logo os salões dos restaurantes e as praças de alimentação estarão cheios novamente e o seu negócio precisa estar preparado para atender bem.


Uma dica: convide a sua equipe para dizer sobre as suas experiências em situações nas quais foram gentis ou quando alguém lhes ofereceram uma gentileza, cuidados e compaixão. Estimule-a a contar como se sentiu depois: quais foram os benefícios? O que a gentileza pôde fazer por cada um dos seus colaboradores? Valorize cada depoimento. Utilize os exemplos para encorajá-los a serem mais gentis em seu dia a dia, com o seu trabalho e com os clientes nos atendimentos. Enfatize que, em atendimento, todos terão o seu ‘momento da verdade’ e esta é uma oportunidade única para realizar uma assistência fantástica e surpreendente, daquelas que impressionam pela dedicação recebida. Incentive sua equipe a impactar o dia de alguém com um gesto gentil. Isso mudará o dia de todos e você verá como a gentileza é contagiosa!


2. Fortaleça laços

Responda aos comentários nas redes sociais, envie mensagens de texto, e-mails, faça um telefonema ou convide clientes, fornecedores ou uma pessoa de sua equipe para um café. Deixe que saibam: você e seu negócio apreciam estar perto e valorizam esse relacionamento. Pode ser um e-mail reconhecendo a parceria, uma mensagem escrita à mão em um bilhete ou na embalagem do pedido enviado pelo delivery, com cumprimentos e mensagens carinhosas, divertidas e positivas. Também aproveite para agradecer. Gentileza e gratidão servem à mesma causa.


3. Valorize o sustentável

Busque parcerias com pequenos produtores e fornecedores locais que estão genuinamente engajados com sustentabilidade e agindo agora. Neste sentido, vale lembrar que os resultados da 4ª edição da Pesquisa Alimentação na Pandemia mostraram que estão entre as TOP 5 tendências gastronômicas: produtos de fornecedores locais ou artesanais e produtos ecologicamente sustentáveis. Igualmente, em respostas às ações que valorizam a marca e influenciam na decisão de compra, para 64% dos consumidores é importante o uso de produtos, processos e embalagens que respeitem o meio ambiente; 62% preferem empresas que ajudam a combater a fome na sua comunidade; 46% decidem por empresas que garantem diversidade na sua equipe, dando oportunidades para todos; e 34% apreciam empresas que oferecem alternativas para o seu cliente participar de campanhas sociais ou ambientais da sua empresa.

Portanto, o compromisso social, econômico e ambiental são responsabilidades que se destacam como tendência para um interesse maior dos consumidores ao buscar por marcas que se preocupam com ESG (Environmental, Social and Governance - Ambiental, Social e Governança, em português) e que se comunicam com autenticidade. Por fim, é importante refletir sobre como os negócios em alimentação podem ser mais gentis, ou seja, esta é também uma maneira de comemorar o mês da gentileza. Inspire-se e aproveite ao máximo o mês mundial da Gentileza, afinal, ‘gentileza gera gentileza’ sempre!

 


Galunion - Especializada no setor de alimentação.

 

Diversidade: entenda como os vieses inconscientes se tornaram um dos principais vilões dentro das empresas

 

Gatilhos mentais automáticos são difíceis de combater no ambiente corporativo


Aumentar a diversidade dentro das empresas é uma urgência da maioria dos gestores. Porém, apesar das boas intenções, a  evolução do tema muitas vezes acaba esbarrando nos vieses inconscientes dos colaboradores. Crenças, preconceitos ou estereótipos são conceitos que formam os vieses inconscientes e que levam um indivíduo a fazer pré-julgamentos automaticamente. A questão é que, mesmo inconscientemente, eles podem impactar de forma negativa diversas decisões e atitudes geradas nas empresas. Segundo o mapeamento de Buster Benson, existem mais de 100 vieses cognitivos e todos eles impedem que as organizações sejam realmente diversas, respeitem a pluralidade e a inclusão social. 

Um levantamento feito pela Kantar com trabalhadores de 24 setores diferentes em 14 países - incluindo o Brasil – apontou que 80% das pessoas já viram discriminação no trabalho. O estudo também apresenta os dados divididos por gênero, orientação sexual e etnia. Entre as mulheres, 27% apontam que foram induzidas a sentir que não pertenciam ao seu local de trabalho. Dos trabalhadores LGBTQ+, 24% afirmam ter sofrido bullying no trabalho em 2020. Além disso, 36% acreditam ter enfrentado obstáculos em termos de ascensão profissional devido à sua orientação sexual. Já na divisão por etnia, os dados mostram que dos 11% que se identificam como minoria, 13% se sentem excluídos e 28% ansiosos com frequência. 

Para Carol Santana, especialista de diversidade e inclusão da LEO Learning Brasil e palestrante sobre este tema, é necessário avaliar quais são os vieses inconscientes mais frequentes no dia a dia, quais consequências eles causam nas organizações e como identificá-los, a fim de superá-los. “Eles podem influenciar diretamente não só na estrutura laboral, mas também na autoestima de um funcionário, impedindo-o de trazer mudanças positivas no ambiente de trabalho”, comenta.

 

Tipo de vieses inconscientes

Muito comum na sociedade e dentro das organizações, o viés de afinidade é quando o indivíduo acaba favorecendo a pessoa com a qual tem mais afinidade no que se diz respeito a questões ideológicas, atitudes, aparência, religião etc. “A mente mapeia e aprova o igual como algo seguro, sem que provoque questionamentos muito profundos. O reverso acontece quando nos deparamos com o diferente. Dentro de uma empresa, o viés de afinidade pode afetar diretamente o processo seletivo para novos funcionários e promoções de cargo”, explica Carol. 

Com base na assimilação descriteriosa, que reforça estereótipos sem base concreta em fatos, aquilo é que visto como dedução a partir do achismo é chamado viés de percepção. A especialista ressalta que essa predisposição muitas vezes vem de alguma influência. “Um exemplo disso é o machismo reproduzido através de falas como ‘lugar de mulher é na cozinha’ ou ‘mulher no volante perigo constante’”, explica. 

Há também o viés de confirmação, que ocorre quando um indivíduo olha para uma determinada situação e impõe uma verdade absoluta a partir das suas próprias ideias ou crenças, desconsiderando qualquer outra visão contrária. Muitas vezes essas pessoas selecionam partes da informação que confirmam seus conceitos prévios. 

Segundo Carol, quando ocorre a avaliação precipitada de um indivíduo a partir de uma única característica, isso é chamado de efeito auréola ou halo. “Quantas vezes já atribuímos características positivas a um ator ou atriz apenas por sua beleza? É exatamente o que define esse viés”, aponta. 

Por fim, há o efeito grupo, cujas características são as de seguir e adotar a mesma conduta padrão de um grupo para se sentir pertencente a ele. Um exemplo disso é quando grande parte dos colegas de trabalho de um indivíduo começam a usar uma determinada rede social e ele passa a usar também como forma de se sentir integrado a esse grupo.

 

Como minimizar os vieses inconscientes?

Carol explica que antes de iniciar qualquer ação nas empresas, é preciso assumir que todos os indivíduos carregam algum tipo de preconceito. “É algo primordial que deve vir antes da longa caminhada que teremos. Depois disso, é necessário criar um programa que reflita sobre os motivos que levam as pessoas a agirem dessa forma. Eles se encaixam com os valores pessoais e organizacionais que você gostaria de ter e transmitir para outras pessoas?”, sugere.

Outra atividade interessante é aplicar um teste de associação implícita. Por meio de algumas dinâmicas é possível mapear quais são os vieses e com feedbacks e ações ajudar o colaborador a ajustá-los. “É muito importante compreender quais são os vieses da empresa, assim eles podem ser destacados dentro dos valores da organização”, finaliza a especialista.

 


LEO Learning - Revolucionar a aprendizagem através de novas linguagens, como webséries, realidade virtual e games pensados para desenvolver habilidades específicas.


Prefeitura de SP abre última turma de qualificação empreendedora em 2021

 Capacitação do programa Fábrica de Negócios é totalmente online e destinada para maiores de 16 anos


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, está com inscrições abertas para a nova turma do Fábrica de Negócios. A iniciativa tem o objetivo de potencializar negócios inovadores em estágio inicial que necessitem de um impulsionamento. Os interessados podem se inscrever pelo link, até dia 1 de dezembro.

"Queremos fechar o ano com chave de ouro capacitando empreendedores e fomentando o crescimento do setor. Afinal, o empreendedorismo é chave importante no processo de retomada econômica na capital, e com a qualificação adequada, estes negócios tem maiores chances de darem certo", declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

A programação é composta por dois módulos, que juntos disponibilizam oficinas nas mais diversas áreas do empreendedorismo. Tudo isso com o objetivo de compreender os respectivos diferenciais, resultando na formação de um negócio. As etapas somadas totalizam oito horas de aprendizagem, que acontecerão entre os dias 1 e 13 de dezembro.

A primeira fase tem como objetivo estimular os participantes a trocarem informações sobre seus negócios, identificarem oportunidades a partir de suas realidades, experiências, aprendizagens compartilhadas e da rede de contatos formada ou em formação. Também possibilita identificar seu público alvo, explorando suas ideias com mais clareza, se conectarem consigo mesmos e com o seu território a fim de saberem os próximos passos para construírem soluções inovadoras para os suas empresas.

A segunda fase irá fortalecer as ideias e seus modelos de negócio, olhando com profundidade para todos os quadros e definindo ações. Neste momento os participantes irão conhecer e adquirir ferramentas fundamentais para validar ou invalidar sua proposta. Dessa forma, será possível desenvolver o MVP - Mínimo Produto Viável e realizar a primeira distribuição, de forma prática.

As vagas para o Fábrica de Negócios são limitadas e os interessados devem ter 16 anos ou mais e se candidatar até 1 de dezembro por meio do link. A ação destinou vagas exclusivas para pessoas com deficiência, além de oferecer o serviço de intérprete de Libras.

Conheça mais sobre o programa Fábrica de Negócios no link.

 

Serviço

Fábrica de Negócios

Data: 01, 03, 06, 08, 10 e 13 de dezembro

Horário: 19h às 21h

Inscrições até 01 de dezembro pelo link.


Negócios liderados por mulheres surgem mais por necessidade e concentram-se em menos setores

Relatório da GEM, elaborado pelo Sebrae em parceria com o IBPQ, mostra que as empreendedoras atuam mais nos segmentos de alimentação, beleza e vestuário


Quando o assunto é empreendedorismo, as mulheres ainda atuam em um universo de atividades mais restrito que os homens. De acordo com o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2020, produzido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ) e considerada a maior pesquisa de empreendedorismo do mundo, mais da metade das empreendedoras iniciais, aquelas com empreendimento de no máximo 3,5 anos, ou seja, quase 60%, atuam em apenas seis atividades. Já entre os homens, o número das principais atividades sobe para 14, mais do que o dobro.

“A questão cultural ainda afeta muito o empreendedorismo feminino. A sociedade acaba colocando barreiras adicionais para as mulheres expandirem sua presença para outras atividades além das culturalmente aceitas, como alimentação e beleza. Trabalhamos para mudar esse cenário e destravar o potencial empreendedor das mulheres em todos os setores”, comenta o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Ele observa que os serviços de alimentação foram as atividades com os maiores percentuais entre os empreendedores iniciais independentemente do sexo, mas que a participação feminina é notadamente maior. “Ao somar ‘restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas’ com ‘serviços de catering, bufê e outros serviços de comida preparada’, vemos que essas duas atividades reuniam cerca de 13% dos homens e cerca de 24% das mulheres”, destaca Melles. “Outro exemplo pode ser encontrado no segmento de ‘cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza’, bem como no ‘comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios’, onde a concentração de mulheres fica em torno de 10% em cada atividade, 10,6% e 10,5% – respectivamente – acima da participação masculina”, acrescenta.

Entre as seis atividades mais escolhidas pelas mulheres ainda estão as de confecção de peças de vestuário, exceto roupas íntimas (7,3%) e a de comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal (4,7%). Ambas aparecem apenas nos grupos das empreendedoras. Os homens apresentam uma forte atuação em atividades ligadas à construção civil, como construção de edifícios (4,6%), obras de acabamento (2,8%), serviços especializados para a construção (2,7%), atividades paisagísticas (2,5%) e instalações elétricas (1,9%), akém  das atividades relacionadas  ao transporte e manutenção de veículos.


Empreendedorismo por necessidade

Além das mulheres terem um universo menor de atividades em que atuam predominantemente, elas também são as que mais empreendem por necessidade. De acordo com o relatório da GEM, quase 55% delas tiveram que ir para o caminho do empreendedorismo por não encontrar outro meio para ter uma renda. Entre os homens, o empreendedorismo por necessidade aparece em 46% dos casos. “Os empreendedores do gênero masculino conseguem obter mais oportunidades para iniciar um negócio no Brasil do que as mulheres, o que pode ser demonstrado também pela maior diversificação das atividades em que atuam. Sabemos que isso é fruto de desigualdades históricas que atingem a mulher no mercado e trabalhamos para equilibrar esse cenário com programas como o SEBRAE Delas”, conclui o presidente do Sebrae.


O ecossistema de liderança e o futuro da sociedade sustentável

Segundo pesquisa, para 89% dos executivos, o ESG é importante para os negócios, além de melhorar as relações com o time e fornecedores 

 

Um pequeno grupo de pessoas conscientes e engajadas, pode mudar o mundo, como diria a antropóloga Margaret Mead. E com os CEO’s que estão à frente de grandes, médias e pequenas organizações, e que praticam de fato soluções sustentáveis, não é diferente. Ainda que sejam poucos, o século 21 trouxe grandes mudanças no cenário global, incluindo a de lideranças cada vez mais empáticas, transparentes e respeitosas às pessoas e ao meio ambiente. Eles são, afinal de contas, o futuro de uma nação.

 

“Antigamente existia uma ideia de sermos os melhores do mundo dentro do que fazíamos, mas hoje esse conceito mudou e as questões são centralizadas de como seremos os melhores para o mundo. Os CEOs que já enxergam isso tem um alto nível de autoconsciência, buscam a escuta afetiva e não apenas a escuta ativa”, afirma Gabrielle Teco, CEO da Qura - hub especializada em curadoria de conteúdos para empresas e executivos. E eles estão realmente transformando esse cenário.

 

De acordo com um levantamento do International Business Report (IBR), feito pela Grant Thornton em 29 países, para 89% dos entrevistados, o ESG é importante para os negócios. Ao falar de relacionamento com os clientes e fornecedores, 54% deles também acreditam que o ESG melhora as relações, e outros 53% dizem que hábitos ambientais, sociais e de governança abrem novas fontes de financiamento a taxas mais competitivas. Um ganha-ganha de todos os lados.


“É uma troca do paradigma do ‘eu’ pelo ‘nós’, onde essas liderança buscam fortalecer os elos de confiança, priorizando os interesses de todos os stakeholders. É um olhar muito mais sistêmico e de interdependência, mas onde todos trabalham juntos de forma consciente, inovando em produtos, processos e modelos”, analisa a CEO. A mecânica para isso funcionar, no entanto, tem que vir do topo, e por isso as lideranças são apontadas como o futuro de uma sociedade cada vez mais sustentável. 

 

Dentre as práticas, não admitir nenhuma medida que coloque em risco as pessoas, em termos de segurança e vida, liderarem em prol da educação e do senso de comunidade, construir um legado baseado em suas crenças, convicções e valores em cima de um pilar ético e humanizado, são algumas das experiências dessa jornada que necessitam ser exercidas constantemente. “Demonstrar interesse nas pessoas, respeito e consideração, responder com empatia, comprometer-se com a inclusão e diversidade, e estimular jovens talentos com o coaching dentro do time e promover práticas em defesa do meio ambiente, são pautas que já estão na cabeça dos novos líderes que virão. Estar comprometido com isso hoje não é apenas saudável, mas é também a alma e futuro dos negócios”, finaliza Gabrielle.

 

Qura


7 em cada 10 dívidas negativadas são recuperadas quando a pendência é comunicada por SMS, revela Serasa Experian

No ano de 2021 até julho, o meio eletrônico de alerta foi o formato mais eficaz


O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelou que, nos sete primeiros meses deste ano, o formato de cobrança por mensagem de texto via SMS foi o jeito mais assertivo para recuperar dívidas negativadas de consumidores. De acordo com o índice, 67,1% das pendências são regularizadas em até 60 dias quando o modelo de alerta digital é utilizado. Os alertas via e-mail também alcançaram um bom percentual de recuperação, marcando 63,7%. Já a carta foi a menos efetiva, com 54,0%.

Segundo o economista Luiz Rabi, da Serasa Experian, conhecer o perfil da carteira de clientes inadimplentes é o primeiro passo para entender qual método de cobrança precisa ser utilizado. No entanto, “com o avanço da tecnologia e da interação das pessoas com o mundo digital, é normal que o modelo de carta vá perdendo cada vez mais espaço, pois a maior parte do consumidores estão conectados ao celular e a internet grande parte do dia, tornando o recebimento de pendências por meio dessas ferramentas algo mais prático e assertivo”. Rabi também explica que “uma dívida pode acabar sendo negativada por esquecimento ou falha no pagamento via débito automático, por exemplo. Por isso, um simples comunicado de negativação pode ser o suficiente para impulsionar a recuperação de crédito”.

Na análise geral, levando em conta o ano de 2021 até o mês de julho, o Indicador de Recuperação de Crédito indica que 57,7% das dívidas são pagas em até 60 dias após a negativação. Além disso, 64,4% das pendências dos consumidores foram registradas no setor de Bancos e Cartões, que possui o maior percentual de recuperação dentre os segmentos. Veja na integra os dados no gráfico abaixo:



Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui

 


Serasa Experian

www.serasaexperian.com.br


A tecnologia e a indústria da beleza

Há dez anos, um celular possuía uma câmera com 0,35 megapixel e não comportava mais que 50 fotos na sua memória. Hoje, os smartphones possuem câmeras com mais de 12 megapixels e capacidade infinita de armazenamento. 

Esse não foi um avanço tecnológico isolado, o mesmo aconteceu com os mais diversos tipos de sensores, peças e materiais, o que possibilitou o desenvolvimento de equipamentos de altíssimo controle e precisão. Como resultado de todos esses avanços, os procedimentos estéticos ficaram muito mais eficientes e precisos. 

Sem dúvida alguma, a tecnologia passou a ser a grande aliada da indústria estética. No caso da depilação a laser, que demanda alta qualidade dos equipamentos, no que diz respeito à temperatura, energia e penetração, essa importância torna-se ainda mais notória e permeia toda a jornada do cliente, desde a aplicação do laser em si as soluções que aprimoram a experiência de compra, agendamento e realização do tratamento nas unidades, entre outras etapas. 

Os primeiros estudos sobre os efeitos do laser de baixa intensidade na medicina estética ocorreram na metade da década de 1970, e desde então houve uma evolução impressionante. Hoje, tanto os lasers de baixa potência quanto os de alta potência são utilizados com os mais diversos objetivos, como nos processos de cicatrização, depilação, eliminação de manchas, tratamento de queloides e cicatrizes hipertróficas e regeneração do colágeno, entre outros. 

No início do século 21, o aumento de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e a criação de novos materiais, entre outras iniciativas da indústria, permitiram uma evolução acentuada, não somente no surgimento de novos equipamentos estéticos, como também em novos princípios ativos para cosméticos. 

Toda essa evolução acabou impulsionando o segmento como um todo e, a partir da segunda década do século, foi possível observar essas tecnologias cada vez mais acessíveis, de maneira que a oferta de tratamentos de beleza e estética pôde ser ampliada e democratizada. Foi quando a técnica migrou dos grandes centros para o interior e para locais mais distantes, tornando-se também mais próxima das pessoas.

São vários os polos tecnológicos espalhados pelo mundo que trouxeram essas evoluções. Os EUA, Israel, Coreia do Sul, além de alguns países europeus, vêm se consolidando no segmento. 


O que esperar para o futuro? 

O uso de inteligência artificial nos equipamentos possibilita a combinação de procedimentos estéticos de forma personalizada, além de potencializar os resultados. A integração dessa tecnologia com a internet das coisas permite a execução de procedimentos estéticos de forma autônoma. 

O uso da câmera de um celular, por exemplo, deverá se tornar algo comum não somente para avaliar nossa pele, como também para acompanhar medidas corporais e permitir que problemas de saúde sejam detectados e tratados de maneira precoce.

A constante evolução tecnológica oferece a possibilidade de desenvolvimento de novos equipamentos, com resultados cada vez mais eficazes. E, na mesma medida, poderemos desenvolver procedimentos menos invasivos, de forma a postergar ou até mesmo evitar procedimentos mais complexos, como as cirurgias. 

 


Kilmer Lima - CEO e sócio-fundador da Vialaser


O mercado de beleza e as tendências em tempos de pandemia


Com a chegada da pandemia de Covid-19 no Brasil, o mercado de beleza teve de se adaptar às mudanças impostas pelas restrições e distanciamento social. A partir de então, ocorreram diversas transformações no segmento, que conseguiu se reinventar e manter-se em crescimento durante o período. O país, que segundo ranking do Euromonitor é o quarto maior no ramo de cuidados pessoais, apontou uma alta de 5,7% no faturamento no primeiro quadrimestre de 2021. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

De acordo com a análise, os principais destaques do setor foram observados nos hidratantes corporais, com incremento de 40%, produtos para a pele, com acréscimo de 28%, sabonetes em 23% e tratamento capilar com mais de 18% em comparação ao mesmo período do ano passado.

A elevação de vendas, principalmente de plataformas on-line através de e-commerce, a qual registrou um crescimento de 107% no mercado de perfumaria e beleza, acompanha a mudança advinda com o início da quarentena, de uma maior preocupação da população com cuidados pessoais. Apostando no uso caseiro de produtos e tratamentos específicos, as pessoas passaram, portanto, a pesquisar mais sobre produtos com fórmulas eficientes e pensadas exclusivamente para suas necessidades.

No geral, as tendências de beleza irão se basear em soluções práticas e que supram as exigências dos consumidores de forma rápida e com eficiência. Itens de skincare se popularizam cada vez mais na rotina doméstica, portanto devem ser um dos destaques da época. Outra promessa é a de produtos agêneros, como fragrâncias, que são desenvolvidas pensando-se como a melhor forma de expressão da personalidade de cada um, utilizando ingredientes e direções olfativas livremente.

 

Brian Drummond - Gerente de Marketing da Mahogany.


De janeiro a julho, 49,1% das dívidas das empresas foram recuperadas, revela Serasa Experian

No total dos sete primeiros meses deste ano, 60,5% dos valores reavidos foram do setor de Utilities


O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelou que, no ano de 2021 até julho, 49,1% das dívidas das empresas foram recuperadas em até 60 dias após a negativação. De acordo com o índice, o setor que teve mais valores reavidos foi o de Utilities (60,5%). Na sequência estão os Bancos e Cartões (50,6%) e o Varejo (50,0%). Além disso, o indicador também mostrou que as dívidas mais recentes tendem a ser mais recuperadas, enquanto aquelas com mais tempo de existência têm o percentual de quitação mais baixo. Considerando compromissos que estavam vencidos há 30 dias, 65,2%% foram recuperados; de 30 a 60 dias, 45,6%; de 60 a 90 dias, 34,5%; de 90 a 180 dias, 25,3%; entre 180 dias e o primeiro ano, 18,8% e 9,9% entre um e mais anos. Confira as informações no gráfico e tabela abaixo:


Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, após um período de turbulência em decorrência da pandemia, as empresas voltaram a ter fôlego de caixa e, por isso, conseguiram regularizar as pendências. “Ano passado os empresários tiveram que administrar algumas contas para manterem seus negócios em pé, com isso acabaram priorizando determinados débitos e deixando outros de lado. Esse ano, com as coisas voltando gradativamente ao normal, as empresas deixaram de escolher qual conta pagar e voltaram a colocar em dia os débitos atrasados”.

O indicador sinaliza ainda quais os valores que são quitados com mais facilidade. As dívidas acima de R$10.000 tiveram recuperação de 52,6%, seguido daquelas que possuem valores até R$500,00 (50,5%). Veja todas as informações na tabela a seguir:


Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.


Serasa Experian e Sebrae lançam iniciativa de auxílios às MPEs
A Serasa Experian e o Sebrae firmaram uma parceria e juntos disponibilizam a plataforma Aprenda, que tem o objetivo de contribuir e impulsionar a retomada econômica das micro e pequenas empresas. A iniciativa gratuita traz informações diversas e confiáveis sobre como melhorar a gestão das finanças e do crédito, principais desafios encontrados pelos empreendedores atualmente. Além disso, outros temas de interesse como, prevenção a fraudes, métodos de cobrança e marketing de vendas também são contemplados pelos materiais, criando uma linha completa de aprendizado. Todos os donos de micro e pequenos negócios podem se beneficiar dos conteúdos pelo site: www.aprendaserasaesebrae.com.br

 

Serasa Experian

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Grupo DPSP reforça o seu compromisso com a sociedade e se une à Cruz Vermelha São Paulo em mutirão de vacinação contra a gripe

Vacina Influenza Tetravalente será aplicada gratuitamente em moradores da comunidade da Capadócia

 

A gripe é uma infecção respiratória muito comum e de baixo risco para uma pessoa adulta saudável. No entanto, para quem tem a saúde fragilizada, ela pode enfraquecer o organismo e provocar complicações mais graves, como a pneumonia. A única forma cientificamente comprovada de prevenção contra a gripe é a vacinação. Ela é eficaz porque "ensina" o nosso sistema imunológico a combater a doença, por conter uma versão inativa do vírus, incapaz de provocar o contágio, mas que permite que o corpo aprenda a lutar contra o invasor por meio da produção de proteínas que invalidem ou diminuam seus efeitos no sistema respiratório.

Para ajudar no combate ao vírus da gripe, o Influenza, o Grupo DPSP, responsável pelas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, se uniu à Cruz Vermelha São Paulo para promover um mutirão de vacinação gratuito em São Paulo do dia 18 a 21 de novembro. Os dois primeiros dias da ação vão acontecer no centro de formação da Cruz Vermelha e serão destinados aos funcionários, parentes e voluntários da Cruz Vermelha. Nos dias 20 e 21, as equipes aplicarão as doses nos moradores da Capadócia e do entorno, dentro da comunidade. Qualquer pessoa acima de seis meses de vida, que ainda não tenha se imunizado contra a gripe esse ano, poderá participar da campanha, especialmente os grupos prioritários: adultos acima de 55 anos, gestantes, mulheres no pós-parto de até 45 dias, além de pacientes com doenças crônicas e com o sistema imunológico comprometido.

"Estamos muito felizes em nos unir à Cruz Vermelha São Paulo nessa importante iniciativa para imunizar voluntários e moradores dessa grande comunidade carente. Por meio de ações como essa, o Grupo DPSP se posiciona cada vez mais como um provedor de serviços de saúde, estando presente além das barreiras físicas da loja e junto à população que mais precisa de assistência" ressalta Andrea Sylos, Diretora Comercial e Marketing do Grupo DPSP.

A imunização contra a gripe também é uma aliada no combate à pandemia da Covid-19. Os sintomas gripais causados pelo vírus Influenza podem ser confundidos com os do coronavírus, além disso, a gripe pode provocar complicações respiratórias graves, exigindo internação e expondo o paciente ao contato com o coronavírus. O vírus Influenza também enfraquece o sistema respiratório, tornando o organismo mais vulnerável a complicações em caso de o paciente contrair a Covid-19 simultaneamente.

 


MUTIRÃO DE VACINAÇÃO

Data: 19/11

Horário: das 9 às 17 horas

Local: Avenida Moreira Guimarães, 699, Indianópolis - São Paulo

Data: 20 e 21/11

Horário: das 10 às 16 horas

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Como se dar bem no ENEM? Francesco Pellegatta, um dos maiores nomes da PNL do mundo, dá dicas de como controlar a ansiedade e fala da hipnose para a concentração

Provas que são porta de entrada para universidades públicas e particulares acontecem nos dias 21 e 28 de novembro

 

Após algumas incertezas e reajustes por conta da pandemia, a primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 vai acontecer no próximo dia 21. As provas são uma porta de entrada para a tão sonhada vida acadêmica, uma vez que a nota é utilizada para a classificação em universidades públicas e particulares. Assim, é comum a ansiedade tomar conta do aluno que estudou por tanto tempo e agora será avaliado.

 

Francesco Pellegatta, um dos profissionais mais renomados em Programação Neurolinguística (PNL) e técnicas de estudo comportamental dos últimos anos, afirma que, apesar dessa ansiedade, é necessário manter a mente livre de pensamentos negativos. Oxigenar cabeça e corpo é fundamental para evitar que o medo tome conta nesse momento.

 

“A melhor postura seria afastar os pensamentos negativos. Todas as vezes que pensamentos como ‘não vou passar’ vierem à mente, o ideal é interromper o pensamento e pensar que tudo irá dar certo. Falando a nível corporal, uma situação tão estressante como essa pode realmente resultar em um acúmulo de tensões. Então, além de exercitar a mente, seria bom fazer algumas atividades físicas para liberar essa energia acumulada de maneira produtiva”.

 

O Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio. E além de muito estudo, é necessário concentração na hora da prova. Francesco afirma que algumas técnicas de PNL ou Hipnose podem ser usadas dentro da própria sala de aula para relaxar e aliviar a tensão.

 

“A solução mais rápida para se acalmar em situações como essa é usar a visão. Nosso sistema nervoso tem dois mecanismos: o Sistema Simpático (ativado em situações de estresse ou perigo) e o Sistema Parassimpático (ativado em momentos de calma e tranquilidade). Quando você abre a visão periférica, automaticamente ‘desliga’ o Sistema Simpático e ‘ativa’ o Sistema Parassimpático. E é muito simples fazer isso: basta focar em um ponto e manter os olhos fixos neste ponto”.

 

O Enem acontece nos dias 21 e 28 de novembro. No primeiro dia, os candidatos fazem a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, a prova é de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

 

O italiano, formado em psicologia na Anthem University, dá dicas para absorver melhor alguns conteúdos nessa reta final de estudos e evitar pegadinhas.

 

“Primeiramente, é importante estudar compreendendo o conteúdo. Muitas pessoas acreditam que é ótimo memorizar as informações, mas na verdade isso é a coisa pior que podemos fazer. Memorizando, a tendência é acontecer uma desorganização. Além disso, serão memórias de curto prazo porque falta a compreensão. Outro ponto a se ter atenção é a administração do tempo. Dedique um tempinho para ler e compreender a pergunta também”.

 

Confira outras dicas de Francesco Pellegatta para realizar o Enem de forma tranquila:


 

Boa noite de sono

 

“Para resolver a questão da insônia do dia anterior ao Enem, podemos usar um simples exercício de imaginação ativa combinado com um exercício de respiração. Quando você já estiver na cama, pronto para dormir, é suficiente começar a focar a respiração deixando-a bem mais profunda e mais devagar. No momento que isso acontecer, pode começar a imaginar algo de bom, como um lugar que faz você se sentir em paz e protegido. Quando os pensamentos negativos começarem a surgir, foque no seu lugar de paz e tranquilidade mantendo a respiração profunda”.


 

Alimentação adequada

 

“A alimentação é extremamente importante para uma boa saúde física e mental. Evitem comidas super processadas e também pratos pesados de difícil digestão. Além disso, escolha alimentos mais leves como legumes, nozes e carnes preparadas sem excesso de gorduras. É interessante evitar comer alimentos pesados no dia anterior ao exame, assim café e energético, que são estimulantes. E para quem tiver a possibilidade, seria excelente também consultar um nutricionista para ter um plano alimentar focado no desempenho cerebral”.


 

Evite pensamentos negativos

 

“Focar nos pensamentos positivos é a melhor solução. Na vida não iremos passar em todas as provas, então seria mais eficaz viver este momento com serenidade. Com certeza é fácil se abater durante este período, mas lembre-se: sempre que você pode dar o seu melhor, independentemente do resultado, faça tudo que está ao seu alcance. Em caso de não aprovação, foque na próxima oportunidade”.

 


Francesco Pellegatta - ascido na cidade de Como (CO), no norte da Itália, Francesco Pellegatta é formado em psicologia na Anthem University, nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, filiou-se à American Psychological Association e se tornou uma das 20 pessoas no mundo condecoradas como Master Trainer de Hipnoterapia. Atualmente, Francesco é a única pessoa a ser certificado simultaneamente como Master Trainer de PNL pela American Board of NLP (ABNLP) e pela a Association for Integrative Psychology (AIP). O italiano também consta entre os Master Trainers reconhecidos pela Association For NLP (ANLP) do Reino Unido.  

www.instagram.com/francesco_pellegatta

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