No ano de 2021 até julho, o meio eletrônico de alerta foi o formato mais eficaz
O Indicador
de Recuperação de Crédito da Serasa Experian revelou que, nos sete
primeiros meses deste ano, o formato de cobrança por mensagem de texto via SMS
foi o jeito mais assertivo para recuperar dívidas negativadas de consumidores.
De acordo com o índice, 67,1% das pendências são regularizadas em até 60 dias
quando o modelo de alerta digital é utilizado. Os alertas via e-mail também
alcançaram um bom percentual de recuperação, marcando 63,7%. Já a carta foi a
menos efetiva, com 54,0%.
Segundo o
economista Luiz Rabi, da Serasa Experian, conhecer o perfil da carteira de
clientes inadimplentes é o primeiro passo para entender qual método de cobrança
precisa ser utilizado. No entanto, “com o avanço da tecnologia e da interação
das pessoas com o mundo digital, é normal que o modelo de carta vá perdendo
cada vez mais espaço, pois a maior parte do consumidores estão conectados ao
celular e a internet grande parte do dia, tornando o recebimento de pendências
por meio dessas ferramentas algo mais prático e assertivo”. Rabi também explica
que “uma dívida pode acabar sendo negativada por esquecimento ou falha no
pagamento via débito automático, por exemplo. Por isso, um simples comunicado
de negativação pode ser o suficiente para impulsionar a recuperação de
crédito”.
Na análise
geral, levando em conta o ano de 2021 até o mês de julho, o Indicador
de Recuperação de Crédito indica que 57,7% das dívidas são pagas em
até 60 dias após a negativação. Além disso, 64,4% das pendências dos
consumidores foram registradas no setor de Bancos e Cartões, que possui o maior
percentual de recuperação dentre os segmentos. Veja na integra os dados no
gráfico abaixo:
Metodologia
O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de
dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida
de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi
selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança,
mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série
histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa
forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria
necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.
Para conferir
mais informações e a série histórica do indicador, clique
aqui
Serasa Experian
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