Movimento foi puxado, principalmente, pela região Norte do
Brasil
Gastos com Companhias Aéreas foram os que mais subiram,
enquanto o setor de Diversão e Entretenimento mostrou maior recuo
O consumo das classes C e D no Brasil recuou 5%
em junho, depois de ter subido 8% em maio, de acordo com a Pesquisa de Hábitos
de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander. O levantamento é
realizado mensalmente ebusca traçar o perfil do consumidor das classes C e D.
A maioria das regiões do Brasil apresentou queda
em junho comparado com o mês anterior. Contudo, a queda mais expressiva, com
17%, foi vista na região Norte, seguido pelo (-7%), Nordeste (-4,5%) e Sudeste
(-4%). O Centro-Oeste teve leve alta de 0,5%.
Os recuos mais significativos foramvistos nos
setores de Diversão e Entretenimento (-9%), Prestadores de Serviços (-7%), Serviços
(-7%), Telecomunicações (-5%) e Drogaria e Farmácia (-4%). Na outra ponta,
cresceram os gastos com Companhias Aéreas (21%), Rede Online (12%), Hotéis e
Motéis (8%) e Automóveis e Veículos (3%).
O levantamento da Superdigital mostrou que não
houve grandes mudanças na divisão dos gastos mensais das classes C e D.
Supermercado continua sendo o setor mais representativo, com 34% dototal,
seguido de Restaurantes (12%) e Lojas de Artigos Diversos (11%).
Em junho, 81% dos gastos totais foram feitos
presencialmente. Contudo, foi possível observar pelo estudo da fintech que caiu
a participação online no total dos gastos online com Serviços, Prestadores de
Serviços e Diversão e Entretenimento.
Na avaliação de Luciana Godoy, CEO da Superdigital
no Brasil, as pessoas estão se sentindo mais seguras para irem às ruas e
consumirem.“Podemos ver um grande aumento nos gastos do setor de turismo, com
Companhias Aéreas e Hotéis. Ou seja, as pessoas, aos poucos, estão voltando a
viajar. Acreditamos que o recuo nos gastos gerais em junho seja pontual. Também
não podemos esquecer que maio foi um mês de grande recuperação e com uma data
importante para comércio, que foi o Dia das Mães. Por isso, para nós, era
esperado que junho apresentasse arrefecimento, mas continuamos acreditando num
segundo semestre bom para o varejo”, avalia a executiva.
Para
acessar os dados completos da pesquisa, clique aqui https://superdigital.com.br/blog/categorias/saiu-na-midia/consumo-das-classes-c-e-d-mantem-queda-em-a-junho-de-acordo-com-a-superdigita
Recortes
regionais
SUDESTE
Rio de
Janeiro
No Rio de Janeiro, o consumo em junho sobre o mês
anterior andou de lado, em 0,1%, depois de um crescimento significativo em
maio, de 38%. Os setores que mais cresceram foram Companhias Aéreas (58%), Rede
Online (38%), Diversão e Entretenimento (15%) e Hotéis e Motéis (15%). As
quedas foram observadas nos setores Lojas de Artigos Diversos (-9%),
Telecomunicações (-8%) e Combustível (-6%).
São Paulo
Em São Paulo, houve queda no consumo em 4% sobre
maio. O resultado foi puxado, principalmente, por Diversão e Entretenimento
(-12%), Prestadores de Serviços (-6%) e Serviços (-6%). No entanto, houve
crescimento em Companhias Aéreas (24%), Rede Online (12%) e Lojas de Roupas
(5%). Restaurante apresentou estabilidade.
Minas
Gerais
Em Minas Gerais, a queda no consumo em junho foi
de 9% sobre o mês anterior. Os setores que apresentaram declínio foram Serviços
(-13%), Prestadores de Serviços (-10%) e Telecomunicações (-8%). Houve
crescimento em Companhias Aéreas (82%), Hotéis e Motéis (49%) e Diversão e
Entretenimento (33%).
Espírito
Santo
No Espírito Santo, o consumo também fechou o mês
com queda de 12,5%. Hotéis e Motéis apresentaram declínio de 60%, seguido de
Rede Online (-53%) e Diversão e Entretenimento (-34%). Em contrapartida, o
setor Companhias Aéreas manteve crescimento pelo segundo mês consecutivo,
fechando junho com alta de 100%. Setores como Prestadores de Serviços e Lojas
de Artigos Diversos cresceram 13% e 12%, respectivamente.
SUL
Rio
Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, houve queda no consumo de
12% sobre maio, puxado, principalmente, pelos setores Diversão e Entretenimento
(-41%), Lojas de Artigos Diversos (-22%) e Telecomunicações (-22%). Houve
crescimento em Hotéis e Motéis (27%), Combustível (15%) e Rede Online (14%).
Paraná
No Paraná, junho apresentou queda no consumo de
5% ante maio. Os setores mais representativos foram Lojas de Artigos Diversos
(-11%), Telecomunicações (-8%) e Automóveis e Veículos (-7%). Houve crescimento
em Companhias Aéreas (20%), Rede Online (13%) e Transporte (6%).
NORTE
Amazonas
No Amazonas, o consumo apresentou queda de 11%
ante maio. Foi o segundo mês consecutivo de declínio, puxado, principalmente,
pelos setores Restaurante (-12%), Diversão e Entretenimento (-9%), Transporte
(-9%) e Supermercado (8%). Houve crescimento significativo no setor hoteleiro
de 209%, seguido de Automóveis e Veículos (41%) e Combustível (5%).
Pará
No Pará, junho apresentou declínio no consumo de
25% sobre o mês anterior, depois de ter registrado alta de 33% em maio. As
maiores quedas foram nos setores Diversão e Entretenimento (-38%),
Drogaria/Farmácia (-36%) e Prestadores de Serviços e Lojas de Artigos Diversos,
ambos negativos em 27%. Houve crescimento em apenas dois setores analisados na
pesquisa: Companhias Aéreas (17%) e Transporte (12%).
NORDESTE
Bahia
O consumo na Bahia teve um pequeno declínio de 1%
em junho ante maio. Os principais setores que apresentaram queda foram Diversão
e Entretenimento (-21%), Drogaria/Farmácia (-4%) e Combustível (-3%). Cresceram
os setores Companhias Aéreas (41%), Rede Online e Automóveis, ambos com alta de
31%, Hotéis e Motéis (28%) e Lojas de Roupas (9%).
Ceará
O Ceará teve queda de 3% no consumo em junho
sobre maio. Os setores mais impactados foram Hotéis e Motéis (-21%), Automóveis
e Veículos (-15%) e Diversão e Entretenimento (-13%). Houve crescimento em
Companhias Aéreas (27%), Lojas de Artigos de Roupas (18%) e Prestadores de
Serviços (10%).
Pernambuco
Em Pernambuco, o consumo teve uma leve queda de
1% em junho frente a maio. Ao contrário dos resultados dos outros estados
brasileiros, o setor de Companhias Aéreas fechou o mês negativo em 52%. Rede
Online e Prestadores de Serviços também tiveram declínio de 30% e 17%,
respectivamente. Em contrapartida, houve crescimento em Hotéis e Motéis (47%), Combustível
(26%) e Automóveis e Veículos (8%).
Superdigital
www.superdigital.com.br