Lançada
hoje (08), Associação Movimento Mulher 360 visa estimular o engajamento da
comunidade empresarial na questão da equidade de gêneros. Iniciativa fornecerá
ferramentas de mensuração e análise para fomentar ações práticas e mudanças
reais de comportamento
Com o
objetivo de estimular a igualdade de gênero, abordar maneiras de incorporar a
questão na estratégia do negócio, identificar boas práticas que possam ser
replicadas e fornecer ferramentas para mensurar avanços, um grupo de doze empresas
se uniu para criar a Associação Movimento Mulher 360 (MM360), uma
evolução do Movimento Empresarial pelo
Desenvolvimento Econômico da Mulher, iniciativa liderada pelo Walmart e lançada
em 2011. A estratégia de criar uma associação empresarial
independente e sem fins lucrativos para incentivar o empoderamento feminino e
fomentar o desenvolvimento econômico da mulher é inédita no mundo.
A Associação Movimento Mulher 360 nasce com o objetivo de contribuir
para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360 graus. Para
cumprir esta missão, a associação organizará as atividades em três pilares
estratégicos: fomento, sistematização e difusão de práticas empresarias que
permitam o avanço do desenvolvimento econômico feminino nas empresas, nas
comunidades e na cadeia de valor.
Fruto
da parceria entre Bombril, Cargill, Coca-Cola, DelRio, Diageo, Johnson & Johnson,
Natura, Nestlé, PepsiCo, Santander, Unilever e Walmart, a Associação Movimento Mulher 360
está alinhada com os sete Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres e visa estimular a igualdade de gênero,
abordar maneiras de incorporar a questão na estratégia do negócio, identificar
boas práticas que possam ser replicadas e fornecer ferramentas para mensurar
avanços.
O foco será a articulação e
mobilização da comunidade empresarial para ações coordenadas e de grande
impacto, que de fato contribuam para o empoderamento feminino e para
promover uma verdadeira transformação na sociedade. Por isso, uma das
iniciativas do pilar Sistematização foi o desenvolvimento de indicadores que
possibilitarão estruturar iniciativas e mensurar os seus resultados. Em parceria com o Instituto Ethos, foram
elaborados 12 indicadores, dentre eles: estratégias para a promoção da equidade
de gênero; promoção da diversidade e equidade; equidade de oportunidades,
inclusão e não-discriminação de gênero.
A
associação está aberta à adesão de outras empresas, basta acessar o site
www.movimentomulher360.com.br.
O Grupo Boticário foi a primeira empresa a
aderir à iniciativa após sua criação pelas doze empresas fundadoras.
EVENTO DE LANÇAMENTO
CEOs e executivos das empresas fundadoras se
reuniram hoje (08) para lançar oficialmente a Associação Movimento Mulher 360. Na ocasião, foi realizado um debate com
mediação da jornalista Maria Cândida.
Dentre os assuntos discutidos, os benefícios que a promoção da equidade de
gênero traz para o negócio, casos reais de mudanças de comportamento e quebra
de paradigmas e expectativas em relação ao Movimento.
INDICADORES ETHOS/MM360
Em
parceria com o Instituto Ethos, foram elaborados 12 indicadores considerando
quatro dimensões: visão e estratégia, governança e gestão, social e ambiental.
Parte do pilar Sistematização, os indicadores visam auxiliar na estruturação de
iniciativas e, posteriormente, na mensuração dos seus resultados.
Para obter mais informações de cada um dos
indicadores, basta acessar
www.ethos.org.br/indicadoresethos.
Os 12
indicadores são:
1.
Estratégias
para a Promoção da Equidade de Gênero
2.
Gênero e
Governança
3.
Gestão e
Relato de Progresso
4.
Gestão das
Questões de Gênero na Cadeia de Suprimentos
5.
Gestão das
Questões de Gênero na Relação com Consumidores e Clientes
6.
Gestão das
Questões de Gênero na Comunidade
7.
Monitoramento
de Impactos do Negócio nos Direitos Humanos
8.
Promoção da
Diversidade e Equidade
9.
Equidade de
Oportunidades, Inclusão e Não-Discriminação de Gênero
10.
Compromisso
com a Maternidade e com o Equilíbrio Trabalho e Vida Pessoal
11.
Saúde e
Segurança e Combate à Violência
12.
Educação e
Treinamento
HISTÓRICO
Em 2011, o Walmart Brasil convidou organizações - entre empresas
brasileiras e multinacionais, ONGs, entidades de classe, sociedade civil e o
poder público - para fazer parte do Movimento Empresarial pelo Desenvolvimento
Econômico da Mulher. A iniciativa tinha como objetivo realizar uma ação global
para atrair, reter e desenvolver mulheres no mercado de trabalho, a partir de
uma visão de 360 graus do empoderamento feminino.
Para isso, o projeto visava articular e mobilizar o setor produtivo para
ações coordenadas que promovessem uma transformação na vida das mulheres,
buscando efetivamente a equidade de gênero e o empreendedorismo. Para dar ainda
mais força à iniciativa, 12 empresas que já faziam parte do Movimento,
decidiram se unir para fundar uma associação independente, sem fins lucrativos.
Assim nasce a Associação Movimento Mulher 360, a primeira associação independente do mundo
para empoderar mulheres.
Fazem parte da Associação Movimento Mulher 360: Bombril,
Boticário, Cargill, Coca-Cola, DelRio, Diageo, Johnson & Johnson, Natura,
Nestlé, PepsiCo, Santander, Unilever e Walmart
OS SETE PRINCÍPIOS DE EMPODERAMENTO DA
ONU MULHERES
1.
Estabelecer
liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível;
2.
Tratar todas
as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os
direitos humanos e a não-discriminação;
3.
Garantir a
saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na
empresa;
4.
Promover
educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
5.
Apoiar o
empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres
por meio das cadeias de suprimentos e marketing;
6.
Promover a
igualdade de gênero por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo
social;
7.
Medir,
documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de
gênero.
DEPOIMENTOS
As empresas envolvidas na iniciativa
estão alinhadas com os princípios difundidos pela ONU Mulheres e são
reconhecidas por colocarem em prática consistente política de diversidade, com
especial foco no equilíbrio entre os gêneros:
Fernando
Fernandez, presidente da Unilever Brasil
“O tema diversidade faz parte do DNA da Unilever e
não é de hoje que equidade de gênero está na pauta da companhia. Temos orgulho
em afirmar que, atualmente, metade das posições de liderança são ocupadas por
mulheres. Somos reconhecidos por oferecer as ferramentas necessárias para que
as mulheres desenvolvam habilidades de liderança e avancem na carreira. Para
nós, o equilíbrio entre os gêneros é prioridade estratégica para o crescimento
do negócio e, por isso, acreditamos que sempre é possível fazer mais. Não à
toa, temos a meta global de empoderar 5 milhões de mulheres até 2020. Fazer
parte da Associação Movimento Mulher 360 reforçará a nossa atuação nesse sentido.
”
Guilherme
Loureiro, presidente e CEO do Walmart Brasil
“Em primeiro lugar, o Walmart apoia o empoderamento
feminino por que é o certo a ser feito e faz sentido para o negócio.
Estudos comprovam que empresas com equidade de gênero tem um melhor
desempenho financeiro. E várias empresas reunidas em uma associação, como o
Movimento Empresarial Mulher 360, podem fazer muito mais. Por isso, apoiamos a
ideia desde sua criação e acreditamos que juntos podemos gerar as mudanças
necessárias”.
Juan Carlos Marroquín, presidente da Nestlé Brasil
“É importante que as empresas desenvolvam um ambiente e uma
cultura que ofereçam oportunidades iguais para todos e progridam continuamente
para melhorar a representação da mulher principalmente em equipes de gestão.
Diversidade e igualdade de gêneros são prioridades na agenda da Nestlé. Faz
parte dos nossos princípios de negócios corporativos. É essencial para termos
uma sociedade mais justa”.
Marcos Scaldelai, presidente da Bombril
“Ser uma das
empresas fundadoras do Movimento Mulher 360º reforça o posicionamento da
Bombril na valorização da mulher na sociedade. De forma pioneira, nossa empresa
atua há anos no empoderamento feminino interna e externamente. Mantemos
projetos e metas claras de desenvolvimento e promoção de nossas colaboradoras;
criamos o projeto social Casa Bombril, que já capacitou mais de 2 mil
empregadas domésticas de forma gratuita; apoiamos novos talentos femininos da
música popular brasileira, além de patrocinar esportistas de ponta no país. ”
Maria Eduarda Kertész, presidente
da Johnson & Johnson Consumo do Brasil
“A Johnson & Johnson valoriza a cultura de
igualdade desde a sua fundação, em 1886, com mulheres entre mais da metade dos
colaboradores. Acreditamos que o desenvolvimento da mulher é fundamental e
benéfico para a empresa e a sociedade como um todo. Nossas políticas e
iniciativas estimulam o avanço das mulheres na empresa, e para nós, participar
do Movimento Mulher 360 é uma oportunidade de compartilhar melhores
práticas, reafirmando o nosso compromisso como empresa e contribuindo para
promover uma mudança de cultura no país”.
Luíz Pretti,
presidente da Cargill no Brasil
“Nosso
compromisso com a diversidade vai além da nossa gestão. Acreditamos no Movimento
Mulher 360 como um importante passo para o fomento de iniciativas voltadas ao
empreendedorismo e autonomia da mulher. Na Cargill, criamos um ambiente onde
todos são respeitados, tendo como resultado uma cultura pautada na igualdade,
desde a formação e desenvolvimento de jovens talentos até valorização de
lideranças femininas”.
Roberto Lima,
presidente da Natura
“A mulher tem um papel fundamental na sociedade
brasileira que queremos: equilibrada, justa e próspera. A Natura cresceu junto
com o fortalecimento das mulheres no país, e ampliamos constantemente a
participação de consumidoras, consultoras e colaboradoras em nossas decisões e
ações. A meta da Natura é ter 50% de mulheres em cargos de liderança até 2020
ante 30% em 2014”.
Xiemar Zarazúa,
presidente da Coca-Cola Brasil
“Na busca por igualdade de gêneros, dar equivalência
de oportunidades às mulheres no mercado de trabalho é uma maneira simples e
rápida de transformação. Por isso, nós executivos e empresas temos uma grande
responsabilidade nas mãos”.
Carlos Pereira – presidente DelRio.
“ Um dos fatores
que nos faz participar do Movimento Mulher 360 é a perfeita conexão com a
história da DelRio. Desde sempre priorizamos o diálogo entre o produto e quem o
faz, por exemplo, o nosso quadro de funcionários é composto 94% por mulheres e
isso vai desde os setores fabris até a diretoria."
Vanessa Lobato, vice-presidente de Recursos
Humanos e há 15 anos no Santander
“Fui a primeira mulher Superintendente Regional no
Santander, fruto do trabalho e das oportunidades dadas pelo banco. Nunca senti diferença
pelo fato de ser mulher e a melhor evolução é sermos avaliadas e encorajadas a
ocupar posições e receber desafios pelas competências, independentemente do
gênero. Chegamos e provamos que damos conta do recado, tanto que as mulheres
estão em todos os segmentos, em diferentes funções e muitas no comando. No
Santander temos 35,7% de mulheres em cargos de liderança, incluindo diretoras e
superintendentes. Assumir desafios maiores é uma escolha individual e,
claramente, em uma empresa que propicie oportunidades”.
Cristiane
Lopes, gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo no Brasil
“Na PepsiCo, acreditamos que um ambiente inclusivo,
que valoriza diferentes perspectivas, estimula a criatividade e favorece a
inovação. Temos compromisso global de alavancar o número de mulheres em
posições de liderança, valorizando, dessa forma, a diversidade de pensamentos e
estilos. Por isso, fazer parte do Movimento Mulher 360 e poder contribuir ainda
mais para o empoderamento da mulher brasileira, em diversas frentes, está
diretamente relacionado aos nossos principais valores e objetivos”.
Tatiana Correia | gerente de Sustentabilidade da
Diageo
“Na Diageo, incentivamos a diversidade de gênero pois
acreditamos que o sucesso nos negócios reside na pluralidade – e este é um
valor que aplicamos na prática, globalmente. Nosso Comitê Executivo global tem representação de 40% do sexo feminino e
temos diversas iniciativas em todos os mercados em que atuamos para
proporcionar o equilíbrio. Fazer parte do Movimento Mulher 360 vem ao
encontro de nossos objetivos e nos permite contribuir ainda mais para o
empoderamento da mulher no Brasil”.
Vanessa Machado, diretora de Identidade
Organizacional do Grupo Boticário
“O Grupo
Boticário incentiva ações que visam garantir que homens e mulheres tenham as
mesmas oportunidades de desenvolvimento. Pela competência, atitudes e
merecimento. Não pelo gênero. O empoderamento feminino, com foco na equidade de
gênero, é a nossa causa. Por isso apoiamos iniciativas, como a da Associação
Movimento Mulher 360, que servem de inspiração para a construção de um mundo
mais belo”.