Divulgação
Concessionária AutoBAn
Equipamentos inovadores, como o E-Vehicle Isolation System e o Best, estão sendo testados pelas concessionárias do Grupo CCR para o atendimento de ocorrências
As concessionárias
paulistas estão adotando medidas operacionais e tecnológicas para atender
veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in em casos de incêndio e
superaquecimento de bateria, alinhando-se às tendências globais do mercado
automotivo.
O atendimento a
ocorrências envolvendo esses modelos nas rodovias concedidas representa um
desafio técnico que demanda equipamentos especializados e protocolos rigorosos
para a segurança dos usuários e dos profissionais envolvidos na operação. As
concessionárias do Grupo CCR, a exemplo da CCR AutoBAn, CCR RodoAnel, CCR
SPVias e CCR ViaOeste, têm se preparado para responder prontamente a essas
emergências.
O suporte
operacional utiliza câmeras térmicas para controle de temperatura da bateria,
tapete de isolamento, luva para neutralizar e desenergizar o veículo, e
equipamento de proteção respiratório autônomo para proteção da equipe de
atendimento. Além disso, estão sendo testados dois novos equipamentos
inovadores: o E-Vehicle Isolation System, para resfriamento; e o Best, para
combate a incêndio.
O E-Vehicle
Isolation System é utilizado para o resfriamento do sistema de bateria em caso
de incêndio ou superaquecimento, após verificação por meio de câmera térmica.
“Ele funciona como uma bolsa especial, em que o veículo é posicionado sobre
ela, fechado e, posteriormente, submerso em água para resfriamento. O sistema
conta com fitas de içamento para remover o veículo para um local seguro”,
explica o gerente executivo de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) da CCR
Rodovias, Juliano Roque Souza.
Já o Best, outro
equipamento em teste pelas concessionárias do Grupo CCR, perfura a bateria com
uma ponta de aço e, com o apoio de um caminhão de combate a incêndio, injeta
água diretamente no dispositivo, fazendo o resfriamento das células, de forma rápida
e segura, tanto para os profissionais que atuam na ocorrência, como para os
clientes da rodovia.
As equipes da Via
Colinas, concessionária do grupo Via Appia, também estão preparadas para
combater incêndios em veículos elétricos e híbridos, além de superaquecimento
de bateria. Para isso, contam com recursos especializados, incluindo
equipamentos de proteção respiratória autônoma, luvas de alta tensão, tapete
isolante, câmera térmica para detectar colapsos da bateria principal (principal
causa dos incêndios) e capacetes com certificação e proteção contra arco
elétrico.
Nas concessionárias ViaPaulista e Intervias, do grupo Arteris, são realizados treinamentos de atendimento a ocorrências de veículos elétricos, mas em caso de incêndio e, dependendo da situação, o Corpo de Bombeiros é acionado.
De modo geral, é
fundamental o motorista seguir as orientações de segurança: ao perceber
qualquer sinal de fogo, o condutor deve parar o veículo em um local seguro, se
possível, e acionar o serviço de emergência.
Suporte
aos usuários das rodovias concedidas
No apoio aos
motoristas em situações emergenciais e outras ocorrências, as rodovias
paulistas concedidas contam com 219 bases operacionais e postos de Serviço de
Atendimento ao Usuário (SAU), que também oferecem estrutura para o descanso
durante a viagem. As bases estão instaladas em locais estratégicos que
facilitam o deslocamento das equipes e viaturas que prestam serviços
operacionais.
Em 2024, mais de
1,5 milhão de atendimentos foram prestados por meio de guincho, socorro
mecânico, atendimento pré-hospitalar (ambulâncias), apreensão de animais e
caminhão irrigadeira – utilizado para limpeza da via ou combate a focos de
incêndio. No mesmo período, também foram registradas 601,7 mil panes
veiculares, sendo 31,6 mil por problema elétrico; 523,4 mil por causa mecânica
e 46,7 mil devido à falta de combustível (pane seca).
Esse acionamento
da concessionária pode ser feito diretamente da rodovia; do Centro de Controle
e Segurança Operacional, por meio do monitoramento das câmeras de segurança,
telefones de emergência (callbox) e também pela central de atendimento 0800,
que funciona 24 horas por dia.
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