Atrair e manter
esses colaboradores pode tornar sua empresa mais competitivaPerfil é alvo estratégico para empresas que querem se manter competitivas
Divulgação
Contratar colaboradores da geração Z não é tarefa
fácil. Cada vez mais, corporações de todos os portes tentam atrair e reter
esses talentos, também conhecidos como a geração da internet, composta por
indivíduos nascidos entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2010.
Caracterizada por sua relação única com a tecnologia e valores bem distintos em
relação às gerações anteriores, esse perfil tem se tornado alvo estratégico
para empresas que desejam renovar suas equipes e manter-se competitivas no
mercado.
No entanto, segundo uma pesquisa global realizada
pela Deloitte em 2022, 40% desses jovens talentos gostariam de deixar seus
empregos, sendo que 30% o fariam mesmo sem outra ocupação firmada. Diante desse
cenário, como fazer com que se interessem por sua empresa e trabalhem com você
por um bom tempo? A CEO da Workhub Digital, Andréa Migliori, compartilha cinco
estratégias fundamentais para alcançar esse objetivo.
1 - Engajamento e senso de comunidade
A chave para reter talentos da geração Z está em
criar um ambiente de trabalho no qual se sintam acolhidos e respeitados.
“Estabelecer um senso de comunidade é fundamental, permitindo que colaboradores
interajam entre si, inclusive por meio de plataformas digitais", diz
Andréa Migliori. Alinhamentos frequentes com toda a equipe e a preocupação com
a diversidade fortalecem esse pertencimento.
2 - Reconhecimento e feedback regulares
Essas pessoas valorizam o reconhecimento pelo seu
trabalho e esperam feedbacks constantes para se desenvolverem
profissionalmente. “Para aumentar a conexão é essencial oferecer
reconhecimentos formais, programas de incentivo e recompensas, demonstrando a
valorização dos esforços e contribuições individuais”, afirma a executiva, que também
ressalta a importância dos direcionamentos claros para que os resultados possam
ser cobrados.
3 - Flexibilidade no ambiente de trabalho
Simplesmente esqueça os esquemas muito rígidos se
ambiciona contar com esses profissionais, que valorizam a liberdade para
trabalhar em diferentes ambientes e horários. “Proporcionar opções como home
office, horários flexíveis e esquemas de trabalho em meio período demonstra uma
compreensão das necessidades e preferências dessa geração”, frisa a CEO.
4 - Investimento em tecnologia e inovação
A geração Z cresceu em um mundo online, e espera
que a empresa onde trabalha esteja atualizada em termos de tecnologia e
inovação. “Investir em tecnologia não só torna as atividades mais ágeis, mas
também mostra comprometimento com o futuro e o progresso, fatores que atraem e
retêm esses talentos”, orienta Andréa.
5 - Propósito e impacto social
A geração Z busca propósito em seu trabalho e quer
contribuir para impactar positivamente a sociedade e o mundo. “Por isso, é
preciso comunicar de forma clara os valores e a missão da empresa, mostrando
como ela contribui para o bem-estar da sociedade”, destaca a especialista,
enfatizando que a adoção de tais ações não só auxilia na retenção de talentos
mais jovens, mas também cria um ambiente de trabalho mais valorizado e benéfico
para todos os stakeholders, contribuindo para a diversidade, o que melhora a
competitividade e o sucesso da empresa no mercado.
Workhub - HR Tech de soluções para portais corporativos (intranet e relacionamento B2B para redes e franquias) por assinatura.
https://workhub.digital/
Nenhum comentário:
Postar um comentário