Levantamento
gerado a partir dos insights da IA da VidMob identificou as melhores práticas
para engajar e impulsionar perfis da rede
O TikTok é uma das maiores redes sociais do mundo;
apenas no Brasil são cerca de 7 milhões de usuários cadastrados, segundo a
própria plataforma. O crescimento da rede social chinesa, que atingiu em 2022 1
bilhão de usuários globalmente, deve-se à precisão do algoritmo e à facilidade
das pessoas encontrarem nichos muito específicos de interesse, o que também
aumenta a possibilidade de mais usuários se tornarem influenciadores na
rede.
Um estudo da agência de marketing Ilk mostrou que,
em média, o dedo polegar de um usuário chega a percorrer o equivalente à
distância de 83 km por ano, fazendo o movimento de scrolling na tela do celular
- a maior parte do tempo, usando as redes sociais. Para aproveitar melhor a
oportunidade de público e aproveitar ao máximo as ferramentas disponíveis no
TikTok, a VidMob, plataforma líder mundial em eficácia criativa, identificou,
por meio de Inteligência Artificial, quais são os elementos criativos que
contribuem para aumentar o alcance das postagens e anúncios, tanto para
empresas quanto para quem é criador de conteúdo.
“O TikTok é uma rede que entrega mais engajamento
quando os conteúdos são produzidos por meio de suas próprias ferramentas, de
acordo com as tendências que estão se popularizando na rede. Além disso, o
algoritmo apurado e que se adapta rapidamente às buscas e interesses dos
usuários possibilita que diversos nichos sejam bem explorados, desde vídeos
mostrando mães preparando a lancheira dos filhos até adolescentes engajando na
trend da água do dia, por exemplo”, diz Camilo Barros, VP Latam da
VidMob.
O executivo da VidMob listou seis dicas
fundamentais para quem quer se consolidar como criador de conteúdo na
plataforma ou quer usá-la como forma de divulgação e venda das empresas, sejam
elas pequenos negócios ou grandes marcas do mercado. Confira.
Para sua empresa ou
produto:
1. Abuse da criatividade
Ainda que sua campanha esteja atrelada a alguma
trend do momento ou a algum formato já bastante usado, vale pensar em maneiras
diferentes de fazer parte dos movimentos já conhecidos - especialmente quando
feitos com humor. Conteúdos bem-humorados têm maior retenção e maior
probabilidade de resultar em seguidores engajados para a página.
2. Foco no produto
Insights gerados pela IA mostram que a taxa de
conversão das campanhas aumenta em 186% quando o produto ou serviço é
apresentado logo na primeira cena dos vídeos. A interação dos personagens dos
vídeos com os produtos também contribui para resultados positivos: a taxa de
conversão aumenta 22% quando os usuários veem o produto ou serviço sendo usado,
em vez de apenas contemplar sua imagem.
3. Não deixe o CTA para o
final
Tão conhecido das equipes de marketing, o CTA é o
que chama os usuários para tomarem alguma ação a partir da campanha. Algumas
frases como “Ligue já”, “Clique aqui e confira”, “Se inscreva e aproveite o
desconto”, “Saiba mais” trazem links que levam as pessoas para o ambiente da
marca - e, geralmente, são deixadas para o final. No entanto, o estudo de IA
mostrou que usar o CTA entre os 3 e 5 segundos iniciais dos vídeos aumenta a
taxa de conversão e cliques em até 29%.
Para quem é criador de
contéudo:
4. Produza conteúdos nativos
O sucesso do TikTok também está atrelado a sua
originalidade. A plataforma inovou ao apresentar novas formas de interação, por
isso o que funciona para o Instagram pode ser que não entregue resultados tão
positivos no Tik Tok. Segundo o levantamento da VidMob, o uso de conteúdos
nativos produzidos por influenciadores da plataforma aumenta em 297% a taxa de
conversão.
5. Olho no olho (ou na
câmera)
Para construir uma conexão mais forte com o
público, especialmente se o objetivo final é promover algum serviço ou anúncio,
é recomendado que os criadores de conteúdo falem diretamente para quem está
assistindo, por gerar confiança e identificação. Falar olhando para a câmera
gera aumento de 47% na taxa de conversão, em comparação com a média.
6. Aproveite o poder da música
O TikTok é uma plataforma com forte apelo musical.
A inclusão de músicas aumenta em até 86% a taxa de conversão dos vídeos, quando
comparados com o uso apenas de narração.Use a música da vez, aliada à narração,
para reforçar as mensagens-chave. Importante lembrar que as músicas que fazem
sucesso no TikTok nem sempre são as músicas que melhor performam em outras
plataformas, por isso vale uma pesquisa antes de publicar seu conteúdo.
VidMob
www.vidmob.com
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