Especialista compartilha quatro dicas para se manter seguro na
internet enquanto se candidata ao processo seletivo da vaga dos sonhos Freepik
Ataques de hackers estão dia após dia sendo mais sofisticados e mais difíceis de serem identificados.. As fraudes podem ir de extorsão financeira a instalação de vírus nos celulares e computadores, e fazem vítimas até entre candidatos a vagas de trabalho. Somente nos cinco primeiros meses de 2023, foram identificadas mais de 346 mil tentativas de golpes em ofertas de empregos, de acordo com estudo divulgado pelo laboratório de cibersegurança PSafe.
“Lidar com vazamento de dados, vírus e outros problemas pode desgastar a confiança dos profissionais, tornando-os inseguros em futuros processos seletivos e impactando seu empenho na busca por empregos”, comenta Samyra Ramos, especialista de marketing da Higlobe, fintech que é uma solução de pagamentos para freelancers e contratados brasileiros que trabalham remotamente para empresas nos EUA e precisam receber seus salários em dólar.
Pensando em como conscientizar os profissionais sobre segurança, a especialista aponta quatro dicas de como se defender diante das ameaças digitais na hora de procurar aquela vaga dos sonhos. Confira:
1. Senhas fortes e únicas:
Ter senhas complexas nas plataformas de emprego, assim como em qualquer cadastro online, é crucial para a segurança. Combine letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos para aumentar a robustez. Evite informações pessoais, já que podem ser facilmente descobertas por invasores. E lembre-se, nunca reutilize senhas, pois isso pode tornar suas contas mais vulneráveis.
2. Autenticação em dois fatores:
Essa medida de segurança oferece uma camada adicional de proteção às suas contas online. Além da senha, ela requer uma segunda etapa, geralmente um código temporário, para confirmar sua identidade. Isso dificulta o acesso não autorizado, já que o hacker ainda precisaria do código gerado, que é normalmente enviado para seu e-mail ou dispositivo móvel, mesmo se obtivesse sua senha.
3. Verificação de sites seguros:
Antes de inserir informações pessoais em um site, verifique sua segurança. Para isso, observe se o endereço começa com "https://" em vez de apenas "http://". O “s” caracteriza a criptografia durante a transferência de dados entre o usuário e o servidor, oferecendo mais proteção. Além disso, procure por um ícone de cadeado na barra de endereços e esteja antenado aos certificados de segurança das empresas.
“Nossa plataforma é certificada com o SOC 2, por exemplo, um relatório que avalia a disponibilidade, processamento, integridade e confidencialidade de sistemas da empresa. Com isso, garantimos a segurança e privacidade do cliente no recebimento das transferências em dólar. É esse tipo de proteção que os sites devem oferecer para garantir a autenticidade do processo seletivo e a proteção das informações pessoais”, comenta Ramos.
4. Cuidado com e-mails suspeitos:
Desconfie de anúncios ou e-mails repentinos que peçam para clicar em links que demandem outras ações, como informar dados bancários e informações pessoais. Esteja atento para que a candidatura às vagas seja feita por meios seguros, como plataformas de emprego já conhecidas no mercado ou formulários do Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário