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terça-feira, 29 de agosto de 2023

Você é um líder socialmente inteligente?

 Faça o teste autodiagnóstico do Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP) e saiba como e por que a liderança socialmente inteligente é imprescindível à segurança psicológica nas empresas 

 

Lideranças empresariais são uma das principais barreiras ao desenvolvimento da segurança psicológica nas empresas. É o que revela a primeira pesquisa brasileira sobre o tema, conduzida no ano passado pelo Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP). Segundo o estudo, uma certa desconfiança dos líderes aparece como empecilho à adoção da segurança psicológica em quase 9% das respostas da amostra total: 360 executivos sêniores e profissionais de RH do Brasil inteiro. “Este é um dado relevante, na medida em que sabemos que a segurança psicológica não vai para frente sem que o líder abrace a ideia e esteja aberto a aprender e a se transformar”, diz Veruska S.Galvão, psicóloga organizacional, mentora executiva e cofundadora do IISP, único autorizado no Brasil e em todos os demais países de língua portuguesa a aplicar o método de certificação internacional em Segurança Psicológica de times. 

 

A segurança psicológica é um conceito da década de 90, criado a partir dos estudos da Dra Amy Edmonson, professora da Harvard Business School, nos EUA, sobre a causa de erros médicos em clínicas e hospitais. Ao se debruçar sobre a gestão de pessoas neste ambiente, onde errar pode ser fatal, Amy definiu o conceito da segurança psicológica como a crença compartilhada pelos membros de uma equipe de que aquele time configura um lugar seguro para se tomar riscos interpessoais. Ou seja, um ambiente psicologicamente seguro é aquele onde as pessoas se sentem à vontade para comunicar ideias, erros, desconfortos, sentimentos, expectativas, desconhecimentos, sempre que necessário for e sem o receio de serem julgadas ou sofrerem humilhação ou represálias por isso. “Acontece que, segundo os estudos, e também de acordo com a prática do IISP na capacitação de profissionais e implementação da segurança psicológica em empresas de todo o país, isso só se dá quando há a atuação e envolvimento direto do líder a quem chamamos de socialmente inteligente”, explica Patricia Ansarah, também psicóloga organizacional, mentora executiva e cofundadora do Instituto. 

 

E quem é esta liderança? Para o IISP, o líder socialmente inteligente, capaz de fomentar ambientes seguros, é o profissional que trabalha para estabelecer relações saudáveis com seus liderados e para criar conexões entre as pessoas. “Isso envolve habilidades como não ter medo de se mostrar vulnerável, saber ler cenários e expressões, isto é, perceber para além das palavras; incentivar o diálogo, não apenas em momentos de feedback, mas praticando a escuta e checando se compreendeu mesmo o que foi falado; saber estimular conflitos produtivos, utilizar outras inteligências e expressar compaixão”, diz Veruska. 

 

Para ela, qualquer líder pode desenvolver essas habilidades, com exceção de um: aquele que acha que já sabe tudo. “Pois, como Amy Edmondson afirma em suas pesquisas, o maior desafio do ser humano é aprender quando acha que já sabe." 

Autodiagnóstico 

Com base no trabalho que realiza no Brasil e em diversos outros países, o IISP, inspirado no livro “Liderança: A Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso”, desenvolveu um teste autodiagnóstico da liderança socialmente inteligente. Confira: 

Analise cada uma das sete qualidades abaixo conforme a escala sugerida (Sempre, Às vezes, Nunca), tendo em mente as suas práticas atuais de liderança. 

 

1. Você compreende o que motiva as outras pessoas, mesmo aquelas com históricos diferentes? 

Sempre 

Às vezes 

Nunca 

2. Você é sensível às necessidades dos outros? 

Sempre 

Às vezes 

Nunca 

3. Você escuta atentamente e pensa sobre como os outros se sentem? 

Sempre 

Às vezes 

Nunca 

4.Você está sintonizado com o estado de espírito dos outros? 

Sempre 

Às vezes 

Nunca 

5.Você reconhece a cultura e os valores do grupo ou da organização? 

Sempre 

Às vezes 

Nunca 

6.Você entende as redes sociais e conhece suas normas implícitas? 

Sempre 

Às vezes 

Nunca 

7. Você persuade os outros envolvendo-os em discussões e recorrendo aos próprios interesses deles? 

Sempre 

Às vezes 

Nunca 

8.Você obtém apoio de peças-chave? 

Sempre 

Às vezes 

Nunca 

9.Você treina e orienta os outros com compaixão e pessoalmente investe tempo e energia na orientação? 

Sempre 

Às vezes 

Nunca 

 10.Você fornece o feedback que as pessoas acham proveitoso para seu desenvolvimento profissional

Sempre 

Às vezes 

Nunca 

11.Você expressa uma visão convincente, desenvolve o orgulho do grupo e promove um tom emocional positivo? 

Sempre 

Às vezes 

Nunca 

12.Você lidera extraindo o melhor das pessoas? 

Sempre 

Às vezes 

Nunca 

13.Você solicita contribuições de todos na equipe? 

Sempre 

Às vezes 

Nunca 

14.Você apoia todos os membros da equipe e encoraja a cooperação? 

Sempre 

Às vezes 

Nunca 

 

Como chegar ao resultado do teste: 

 

Some o número de respostas assinaladas como Sempre, Às vezes e Nunca

Multiplique o número de respostas assinaladas como Sempre x 3 

Multiplique o número de respostas assinaladas como Às Vezes x 2 

Multiplique o número de respostas assinaladas como Nunca x 1 


SOME O TOTAL GERAL.  

 

ATÉ 14 PONTOS: Preste atenção, você pode estar com foco excessivo na gestão de processos e negligenciando a liderança das pessoas. Crie oportunidades de conexão com as pessoas que você lidera. 

 

De 15 a 27 PONTOS: Você está no caminho para se tornar um líder socialmente inteligente. Crie oportunidades para escutar mais as pessoas de seu time e tomar as decisões levando em consideração as contribuições que possam surgir. 

 

De 28 a 42 PONTOS: Você já está praticando a liderança socialmente inteligente. Continue! Crie oportunidades para contribuir com o desenvolvimento da cultura organizacional .

 

O que fazer para aprimorar sua inteligência social 

 

ATÉ 14 PONTOS: invista em reuniões 1:1, happy hours, check points, feedbacks constantes (dar e receber), e conversas sem agenda. Exercite a escuta e faça a checagem de compreensão. Esteja atento ao que se passa dentro de você e ao que pode ser gatilho - o que me tira do prumo, existe um padrão? Respire e reflita antes de agir. Olhe nos olhos quando estiver conversando para criar conexão com presença total. 

 

De 15 a 27 PONTOS: Faça perguntas abertas, peça ajuda, estimule a contribuição e a participação nas reuniões daqueles que falam menos. Suspenda julgamentos. Respire e reflita antes de agir, e retome a sua intenção antes de entrar numa reunião/diálogo. Pratique sua habilidade de leitura de cenário e expressões (escutar além das palavras) .

 

De 28 a 42 PONTOS: Mentore outros líderes, compartilhe boas práticas. Modelar conversas difíceis, estimular conflitos produtivos são também estratégias promissoras. Utilize outras inteligências, e expresse compaixão. Não tenha receio de ser e parecer vulnerável 




Patricia Ansarah e Veruska Galvão - psicólogas fundadoras do IISP.
Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP)

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