Lideranças
empresariais são uma das principais barreiras ao desenvolvimento da segurança
psicológica nas empresas. É o que revela a primeira pesquisa brasileira sobre o
tema, conduzida no ano passado pelo Instituto Internacional em Segurança
Psicológica (IISP). Segundo o estudo, uma certa desconfiança dos líderes
aparece como empecilho à adoção da segurança psicológica em quase 9% das
respostas da amostra total: 360 executivos sêniores e profissionais de RH do
Brasil inteiro. “Este é um dado relevante, na medida em que sabemos que a
segurança psicológica não vai para frente sem que o líder abrace a ideia e
esteja aberto a aprender e a se transformar”, diz Veruska S.Galvão, psicóloga
organizacional, mentora executiva e cofundadora do IISP, único autorizado no
Brasil e em todos os demais países de língua portuguesa a aplicar o método de
certificação internacional em Segurança Psicológica de times.
A segurança
psicológica é um conceito da década de 90, criado a partir dos estudos da Dra
Amy Edmonson, professora da Harvard Business School, nos EUA, sobre a causa de
erros médicos em clínicas e hospitais. Ao se debruçar sobre a gestão de pessoas
neste ambiente, onde errar pode ser fatal, Amy definiu o conceito da segurança
psicológica como a crença compartilhada pelos membros de uma equipe de que
aquele time configura um lugar seguro para se tomar riscos interpessoais. Ou
seja, um ambiente psicologicamente seguro é aquele onde as pessoas se sentem à
vontade para comunicar ideias, erros, desconfortos, sentimentos, expectativas,
desconhecimentos, sempre que necessário for e sem o receio de serem julgadas ou
sofrerem humilhação ou represálias por isso. “Acontece que, segundo os estudos,
e também de acordo com a prática do IISP na capacitação de profissionais e
implementação da segurança psicológica em empresas de todo o país, isso só se
dá quando há a atuação e envolvimento direto do líder a quem chamamos de
socialmente inteligente”, explica Patricia Ansarah, também psicóloga
organizacional, mentora executiva e cofundadora do Instituto.
E quem é esta
liderança? Para o IISP, o líder socialmente inteligente, capaz de fomentar
ambientes seguros, é o profissional que trabalha para estabelecer relações
saudáveis com seus liderados e para criar conexões entre as pessoas. “Isso
envolve habilidades como não ter medo de se mostrar vulnerável, saber ler
cenários e expressões, isto é, perceber para além das palavras; incentivar o
diálogo, não apenas em momentos de feedback, mas praticando a escuta e checando
se compreendeu mesmo o que foi falado; saber estimular conflitos produtivos,
utilizar outras inteligências e expressar compaixão”, diz Veruska.
Para ela, qualquer
líder pode desenvolver essas habilidades, com exceção de um: aquele que acha
que já sabe tudo. “Pois, como Amy Edmondson afirma em suas pesquisas, o maior
desafio do ser humano é aprender quando acha que já sabe."
Autodiagnóstico
Com base no
trabalho que realiza no Brasil e em diversos outros países, o IISP, inspirado
no livro “Liderança: A Inteligência Emocional na Formação do Líder de Sucesso”,
desenvolveu um teste autodiagnóstico da liderança socialmente inteligente.
Confira:
Analise cada uma das sete qualidades abaixo conforme a
escala sugerida (Sempre, Às vezes, Nunca), tendo em mente as suas práticas
atuais de liderança.
1. Você compreende o que motiva as outras pessoas, mesmo
aquelas com históricos diferentes?
Sempre
Às vezes
Nunca
2. Você é sensível às necessidades dos outros?
Sempre
Às vezes
Nunca
3. Você escuta atentamente e pensa sobre como os outros se
sentem?
Sempre
Às vezes
Nunca
4.Você está sintonizado com o estado de espírito dos
outros?
Sempre
Às vezes
Nunca
5.Você reconhece a cultura e os valores do grupo ou da
organização?
Sempre
Às vezes
Nunca
6.Você entende as redes sociais e conhece suas normas
implícitas?
Sempre
Às vezes
Nunca
7. Você persuade os outros envolvendo-os em discussões e
recorrendo aos próprios interesses deles?
Sempre
Às vezes
Nunca
8.Você obtém apoio de peças-chave?
Sempre
Às vezes
Nunca
9.Você treina e orienta os outros com compaixão e
pessoalmente investe tempo e energia na orientação?
Sempre
Às vezes
Nunca
10.Você fornece o feedback que as pessoas acham
proveitoso para seu desenvolvimento profissional?
Sempre
Às vezes
Nunca
11.Você expressa uma visão convincente, desenvolve o orgulho
do grupo e promove um tom emocional positivo?
Sempre
Às vezes
Nunca
12.Você lidera extraindo o melhor das pessoas?
Sempre
Às vezes
Nunca
13.Você solicita contribuições de todos na equipe?
Sempre
Às vezes
Nunca
14.Você apoia todos os membros da equipe e encoraja a
cooperação?
Sempre
Às vezes
Nunca
Como chegar ao resultado do teste:
Some o número de respostas assinaladas como Sempre, Às
vezes e Nunca.
Multiplique o número de respostas assinaladas como Sempre
x 3
Multiplique o número de respostas assinaladas como Às
Vezes x 2
Multiplique o número de respostas assinaladas como Nunca
x 1
SOME O TOTAL GERAL.
ATÉ 14 PONTOS: Preste
atenção, você pode estar com foco excessivo na gestão de processos e
negligenciando a liderança das pessoas. Crie oportunidades de conexão com as
pessoas que você lidera.
De 15 a 27 PONTOS: Você está no caminho para se tornar um líder socialmente
inteligente. Crie oportunidades para escutar mais as pessoas de seu time e
tomar as decisões levando em consideração as contribuições que possam
surgir.
De 28 a 42 PONTOS: Você já está praticando a liderança socialmente inteligente.
Continue! Crie oportunidades para contribuir com o desenvolvimento da cultura
organizacional .
O que fazer para aprimorar sua
inteligência social
ATÉ 14 PONTOS:
invista em reuniões 1:1, happy hours, check points, feedbacks constantes (dar e
receber), e conversas sem agenda. Exercite a escuta e faça a checagem de
compreensão. Esteja atento ao que se passa dentro de você e ao que pode ser
gatilho - o que me tira do prumo, existe um padrão? Respire e reflita antes de
agir. Olhe nos olhos quando estiver conversando para criar conexão com
presença total.
De 15 a 27 PONTOS: Faça perguntas abertas, peça ajuda, estimule a contribuição
e a participação nas reuniões daqueles que falam menos. Suspenda julgamentos.
Respire e reflita antes de agir, e retome a sua intenção antes de entrar numa
reunião/diálogo. Pratique sua habilidade de leitura de cenário e expressões
(escutar além das palavras) .
De 28 a 42 PONTOS: Mentore outros líderes, compartilhe boas práticas. Modelar conversas difíceis, estimular conflitos produtivos são também estratégias promissoras. Utilize outras inteligências, e expresse compaixão. Não tenha receio de ser e parecer vulnerável.
Patricia Ansarah e Veruska Galvão - psicólogas fundadoras do IISP.
Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP)
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