Pesquisar no Blog

sábado, 1 de julho de 2023

Inclusão nas escolas: Psicopedagoga do CEUB discute os impactos do ambiente escolar na saúde mental de crianças e jovens

Especialista aborda a importância da inclusão e do atendimento diferenciado no contexto educacional

 

A convivência no ambiente escolar desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social e na saúde mental de crianças e jovens. Ana Paula Barbosa, psicopedagoga e professora de Serviço Social do Centro Universitário de Brasília (CEUB) afirma que o ambiente escolar precisa ser inclusivo, acolhedor e preparado para atender às necessidades específicas de cada criança, garantindo seu desenvolvimento integral e a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Ana Paula destaca a importância da inclusão social de crianças com deficiência no ambiente escolar, afirmando que a Lei do Estatuto da Pessoa com Deficiência, aprovada em 2015, assegurou esse direito. No entanto, ela ressalta que a inclusão escolar ainda é um desafio, com muitas famílias enfrentando dificuldades para encontrar vagas em escolas privadas ou acesso a salas de recursos na rede pública.

De acordo com pesquisa realizada pela Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 2022, a exclusão escolar afeta principalmente os mais vulneráveis. Na classe AB, 4% não frequentam a escola, enquanto na classe DE esse percentual chega a 17%, quatro vezes maior. Entre os motivos para não frequentar a escola estão o trabalho, dificuldades de aprendizagem e cuidado com familiares. Transporte, gravidez, desafios relacionados à deficiência e racismo também foram citados. Mesmo entre os estudantes que estão atualmente na escola, 21% consideraram desistir nos últimos três meses, principalmente devido à dificuldade em acompanhar as explicações e atividades dos professores.

"A inclusão não se resume apenas à matrícula, mas também à garantia de condições adequadas para que a criança com deficiência possa conviver e aprender no ambiente escolar", explica Ana Paula. Ela destaca a importância de equipes multiprofissionais, acessibilidade e recursos pedagógicos para proporcionar um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento dessas crianças.

Como estratégia de desenvolver um atendimento diferenciado, a psicopedagoga ressalta a necessidade de uma avaliação individualizada das necessidades de cada criança. Ela enfatiza a importância de contar com profissionais como psicólogos, psicopedagogos e neuropsicopedagogos, que possam oferecer suporte especializado para atender às demandas específicas de cada criança.

"A inclusão exige uma equipe especializada, com conhecimentos técnicos e teóricos para amparar as crianças e suas famílias", ressalta Ana Paula. A professora destaca a importância das salas de recursos e do cumprimento das políticas de inclusão para proporcionar um atendimento educacional especializado adequado.

Ao abordar a questão do ambiente de aprendizagem, Ana Paula reforça a importância da inclusão das crianças com deficiência nas mesmas salas de aula que as demais. No entanto, ela destaca a necessidade de ajustes na estrutura e no número de profissionais para garantir uma inclusão efetiva. "Essa tarefa demanda mais atenção, planejamento e acolhimento por parte da escola. É necessário aumentar o número de professores e auxiliares ou reduzir o tamanho das turmas para que a inclusão aconteça de forma adequada", afirma.

Sobre o papel da escola no desenvolvimento social das crianças com deficiência, a psicopedagoga ressalta sua importância fundamental. Ela destaca que a escola é o espaço onde as crianças passam grande parte de seu tempo e desenvolvem suas habilidades sociais "Ser inclusivo movimenta todo o ambiente educacional. Professores e escolas precisam se adaptar, estudar mais, criar dinâmicas e pensar em acessibilidade. As crianças que convivem com a diversidade aprendem sobre as diferenças, promovendo um movimento de mudança e um melhor desenvolvimento humano no contexto escolar", conclui Ana Paula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados