E-commerce Trends
2024 adianta perspectivas sobre o futuro das vendas online a partir do
comportamento do consumidorDivulgação
Nos últimos anos, o rápido crescimento do comércio
eletrônico transformou o cenário do varejo no Brasil. Ao oferecer aos
consumidores conveniência, preços competitivos e uma ampla variedade de
produtos, o mercado de e-commerce têm registrado popularidade crescente, um
setor que deve movimentar R$ 186 bilhões até o final deste ano, segundo a
Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A pesquisa inédita “E-commerce Trends 2024”, realizada pela
Octadesk em parceria com o Opinion Box, mostra que 62% dos consumidores
realizam de duas a cinco compras online por mês, sendo que 85% compram online
pelo menos uma vez no mesmo período.
E quem compra online, tem seus canais preferidos. O
levantamento realizado com mais de dois mil consumidores, mostra que os
favoritos são sites e lojas virtuais (63%), seguidos dos marketplaces (60%),
como Amazon e Americanas, e aplicativos da própria marca (49%). Quando
questionados sobre o porquê da preferência pela prática virtual, os
consumidores apontaram os preços mais baixos em comparação às lojas físicas
(58%), praticidade de comprar sem sair de casa (57%) e promoções que só
encontro na internet (56%).
O relatório também buscou mapear quando esse hábito
de compra teve início. A maioria afirma que começou a comprar online entre dois
a cinco anos atrás, e para 64% deles, nos últimos 12 meses, a frequência de
compra pela internet aumentou. Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, afirma que o
crescimento do comércio eletrônico está fortemente associado à busca por uma
experiência de compra simplificada. “As compras online se tornaram regra. Por
isso, agora, mais do que nunca, o cenário pede por um esforço para aprimorar
atender às preferências do cliente, garantindo que o processo de compra seja
ainda mais ágil e satisfatório”, afirma.
O estudo ainda aponta crescimento para 2024: 54%
dos respondentes disseram que pretendem aumentar a frequência de compras pela
internet nos próximos 12 meses. Dentre os hábitos, 71% realizam as compras pelo
smartphone, sendo que 65% utilizam as redes sociais para pesquisar sobre o
produto antes de finalizar o pagamento.
Outro ponto de atenção é sobre a segurança e o medo
do usuário em relação às fraudes no processo de compra online. 92% já deixaram
de comprar online por achar que a loja se tratava de um golpe. “A venda online
precisa transmitir segurança e confiabilidade aos usuários. Quando se sentem
seguros, estão mais propensos a compartilhar informações pessoais e financeiras
e, consequentemente, fazer mais compras. Por isso, sempre deixe as medidas de
segurança visíveis, como certificados SSL, selos de confiança e políticas
claras de privacidade e segurança, e incentive as avaliações dos clientes que
já compraram com você”, alerta Ricco.
Os canais de atendimento também desempenham um
papel crucial no processo de aquisição do público. Afinal, a disponibilidade
para o cliente entrar em contato a qualquer momento, seja para esclarecer
dúvidas, registrar reclamações ou fornecer sugestões, torna-se um fator
determinante na experiência de compra. Neste cenário, o chat online se mantém
como canal favorito (38%) e o WhatsApp (31%) cresceu em relação ao último ano,
se aproximando do primeiro colocado. “Dentre os canais, o e-mail foi o menos
mencionado para esta prática (5%). Portanto, é fundamental acompanhar as
tendências e, principalmente, identificar quais não favorecem as estratégias do
seu negócio, a fim de manter-se competitivo”, completa.
Ricco ainda ressalta sobre a importância de
compreender a jornada do seu consumidor, desde como ele chega no seu e-commerce
e o que faz finalizar a compra. “Quando você tem a clareza desse caminho, fica
mais fácil oferecer a experiência que o cliente quer e, assim, reduzir a briga
por preço, já que a preferência será por outros fatores além desse. O futuro do
varejo no Brasil pertence aos negócios que estão dispostos e são capazes de se
adaptar e as compras online continuarão a influenciar o processo de compra e as
interações com as marcas”, finaliza.
Metodologia
O estudo foi realizado pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, e ouviu mais de 2 mil consumidores acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, em maio de 2023. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais.
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