Pesquisar no Blog

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Temporada de neve na América do Sul acontece entre junho e setembro

Estações de esqui no Chile e na Argentina têm muitas atrações

 

O mês de junho é marcado pelo início da temporada de neve na América do Sul, que se estende até o final de setembro. Muitos viajantes brasileiros aproveitam o período para explorar estações de esqui de países vizinhos. Argentina e Chile, por exemplo, abrigam complexos com pistas para diferentes níveis de esquiadores e snowboarders, instrutores excelentes, diversas opções de hospedagem e atividades de après-ski para adultos e crianças. 

Com cenários formados por lagos, montanhas nevadas e vegetações exuberantes, Bariloche é o destino de inverno mais popular da Argentina. Cheia de encanto, a cidade conquista os visitantes com seu charmoso Centro Cívico, onde é possível encontrar bons restaurantes e fábricas de chocolates artesanais. De quebra, o local é rodeado por excelentes centros de esqui – que ficam a, no máximo, 30 minutos de carro. 

O famoso Cerro Catedral, por exemplo, é perfeito para passeios bate-volta. Com mais de 80 anos de história, o complexo tem 30 meios de elevação, mais de 60 pistas (de diferentes níveis) para esqui e snowboard, além de Snow Park com obstáculos para esportistas que apreciam freestyle e Play Park, espaço que fica na base da montanha e é indicado para famílias e iniciantes que estão aprendendo a praticar modalidades de neve. 

Durante a viagem a Bariloche, também vale a pena ir ao Centro de Ski Nórdico, que oferece esqui, passeios em quadriciclos com esteiras e caminhadas com raquetes de neve. Há ainda as estações de Piedras Blancas e Ski Centenario, onde os visitantes conseguem praticar esportes de inverno, snow tubing e outras atividades divertidas. 

Quem escolhe viajar ao Chile, por sua vez, não precisa ir longe de Santiago para encontrar algumas das melhores estações de esqui do país. Caso o objetivo seja ficar hospedado na capital, a dica é planejar passeios bate-volta a complexos como El Colorado, La Parva e Farellones, que ficam a menos de duas horas de carro. 

Com mais de 40 quilômetros esquiáveis e 19 teleféricos, a estação El Colorado é conhecida por sua escola de esqui e snowboard, que oferece aulas particulares ou em grupos para integrantes de todas as idades e níveis esportivos. Além disso, há professores especialistas em atividades adaptadas para pessoas com deficiências. 

A 2.700 metros de altura, La Parva tem mais de 30 pistas. O local é boa opção para aprender a praticar esportes de neve, tirar fotos incríveis dos cenários naturais e provar as delícias servidas nos sete espaços gastronômicos. Já Farellones é o destino ideal para quem procura atividades diferenciadas além das modalidades esportivas tradicionais, como tubing, tirolesa e até passeios na neve com bicicletas adaptadas. 

Caso o viajante tenha mais tempo no roteiro, a dica é se hospedar por alguns dias nas estações Valle Nevado e Portillo – que também ficam perto de Santiago, a cerca de 1h30min e 2h30min, respectivamente. Só assim é possível curtir os enormes complexos ao máximo e explorar suas dezenas de atividades. 

Valle Nevado conta com três opções de hotéis, escola de esqui e snowboard, e algumas das pistas mais altas do Chile (com mais de 3 mil metros de altitude), onde é possível praticar até modalidades como Heli-Ski. Boutiques, restaurantes, bares, lounges, biblioteca, spa, fitness center e cinema são alguns dos espaços que garantem o entretenimento dos fãs de après-ski. 

Já Portillo tem quatro tipos de hospedagem na montanha, com acomodações em hotel, lodges e charmosos chalés. A estação tem mais de 30 pistas, instrutores especializados e organiza atividades de lazer para viajantes de todas as idades, como concursos de fantasia, partidas de vôlei e até esqui para a terceira idade. Há também piscina com jacuzzi, restaurantes conceituados, bar e experiências como degustações de vinho. 

Osorno, conhecida como a região dos lagos e vulcões, também é muito indicada para aproveitar a temporada de neve no Chile. Além dos cenários inesquecíveis, a região oferece fácil acesso às águas termais de Puyehue e a estações de esqui incríveis. 

A recomendação mais próxima é Antillanca, a aproximadamente 1h30min de carro. Rodeado pelo Parque Nacional Puyehue, o complexo funciona como um resort, com opções de hospedagem, 28 pistas para esportes de neve, restaurantes e trilhas icônicas, como a que permite contemplar o Vulcão Casablanca. 

Outra opção para quem está em Osorno é estender o passeio até cidades como Frutillar e Puerto Varas. A segunda, inclusive, é lar do Centro de Esqui Vulcão Osorno. Além de ser conhecida por suas ótimas pistas, pelo Snowpark e por oferecer atividades como trekking com raquetes, a propriedade tem um Café & Restaurante, que serve desde lanches rápidos até refeições completas e licores deliciosos. 

Quem quiser conhecer os destinos citados acima pode aproveitar as promoções da SKY Airline, companhia aérea chilena de baixo custo que está presente em oito países da América. Até 31 de maio, é possível usar o cupom NEVENASKY para conseguir 15% de desconto em compras feitas pelo site www.skyairline.com/brasil. A oferta é válida para trechos operados entre 1° de junho e 31 de agosto de 2023.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados