Pesquisar no Blog

sexta-feira, 9 de junho de 2023

13 de junho, terminal Jabaquara da EMTU/Metrô

Campanha de combate à violência digital às crianças e aos adolescentes une estrelas como Mauricio de Sousa, Suzana Vieira, Nicholas Torres, Paulo Tatit e Mateus Solano Yana Sardenberg, Júlia Zimmer e Malu Mader

 

·         Balões coloridos para as crianças.

·         Distribuição de rosas brancas, simbolizando a paz, às mães, aos pais e responsáveis.

·         Especialistas acolhendo, prestando orientação e distribuindo cartilhas sobre os direitos das crianças.

·         Educadores esclarecendo sobre os cuidados indispensáveis ao adequado acompanhamento de crianças e adolescentes quando da nevegação em redes sociais e demais plataformas digitais.

·         Performances didáticas de um grupo de “palhaços da informação” chamando atenção para os riscos que se escondem por trás das plataformas digitais e, cada vez com maior frequência, ganham espaços nos noticiários policiais - como atentados em escolas, preparação de sequestros, pedofilia, cyberbullying, entre outros

 

É nesse clima que pais, mães e responsáveis serão recepcionados em 13 de junho, das 7h às 13h, no Terminal da EMTU – Metrô Jabaquara, em ação da  II Semana de Conscientização e mobilização em prol do desenvolvimento saudável e de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes da cidade de São Paulo.


Denominado de Infância, eu abraço, o mutirão interprofissional tem a participação e o apoio de instituições da sociedade civil, entidades médicas, como a Academia Brasileira de Neurologia, Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Associação Paulista de Medicina, entre outras (www.instituto-omp.org.br/infanciaeuabraco). A organização é da ONG Instituto Olinto Marques de Paulo e da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

 

 Celebridades e grafiteiros

A campanha Infância, eu abraço também vem mobilizando astros, estrelas e celebridades como o cartunista Mauricio de Sousa, papai da Monica, Cebolinha e Cascão, entre outros, além de estrelas da TV e cinema: Suzana Vieira, Nicholas Torres, Paulo Tatit e Mateus Solano, Yana Sardenberg, Júlia Zimmer e Malu Mader.

 

A propósito, no dia 13, no Terminal da EMTU – Metrô Jabaquara, haverá ainda exposição de telas temáticas especialmente preparadas por alguns dos principais grafiteiros do Brasil.  

 

O tamanho do problema

 

 Nos dias de hoje, as ameaças virtuais às nossas crianças lamentavelmente estão fora do controle. A proporção do perigo é cada vez maior, inclusive porque os pequenos quase nascem com um celular em mãos, navegando nas redes. Segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), de agosto de 2022, 93% das crianças e adolescentes do país entre 9 e 17 anos estão conectadas. São cerca de 22,3 milhões de pessoas.

Outro levantamento, desta vez divulgado em maio de 2023 pelo CCGI.br em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), aponta que 43% dos jovens dessa faixa etária não sabem checar se uma informação é falsa.


Sabemos que esses tantos milhões de jovens usuários ainda não recebem supervisão adequada. Daí a importância de conscientizá-los e apontar caminhos, como ocorrerá no Terminal da EMTU – Metrô Jabaquara e nas demais ações da II Semana de “Conscientização e mobilização em prol do desenvolvimento saudável e de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes”, de 12 a 16 de junho, em iniciativa do Instituto Olinto Marques de Paulo, IOMP, (https://www.instituto-omp.org.br/quem-somos), com apoio da Sociedade de Pediatria de São Paulo, SPSP, (https://www.spsp.org.br/) e parceiros.

 

         Dados assustadores 

 

A meta é levar informações críveis e alertar milhões e milhões de cidadãos de São Paulo e de todo o Brasil para a violência de uma forma geral contra nossos pequenos e adolescentes. De acordo com dados do Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, realizado pelo UNICEF e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), entre 2016 e 2020 aproximadamente 35 mil crianças e adolescentes foram mortos vítimas de violência no país.

 

Já quando se fala de violência sexual, os números são ainda maiores: de 2017 a 2020, 180 mil passaram por situações de abuso. A pesquisa mostra que a violência com as crianças ocorre, majoritariamente, em situação doméstica, sendo praticada por parentes ou conhecidos. O mesmo acontece com a violência sexual. Os adolescentes, por sua vez, morrem muitas vezes fora de casa, em contextos de violência urbana e racismo.

 

Semana da Conscientização

 

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou o PL 17.738/2022, que altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, incluindo no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo a Semana Municipal de “conscientização e mobilização em prol do desenvolvimento saudável e de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes”, a ser celebrada anualmente na segunda semana do mês de junho.

 

A ideia da campanha, sugerida pelo IOMP, é propagar atividades pela cidade que incentivem o conhecimento sobre as melhores formas de prevenir a violência contra a criança e o adolescente. Isso inclui a compreensão dos canais de interlocução e reconhecimento de situações de maus-tratos e negligência. Tais práticas não podem passar despercebidas e cabe à sociedade, como um todo, se responsabilizar por combatê-las.

 

Sobre a SPSP 

A Sociedade de Pediatria de São Paulo foi fundada em 12 de outubro de 1970, por iniciativa de uma plêiade de pediatras paulistas. Desde então, a SPSP tem trabalhado pelo incentivo à educação pediátrica continuada, pela intransigente defesa dos direitos da criança e do adolescente e pela defesa e valorização da profissão de pediatra. 

 

Sobre o IOMP

Criado em 2007 com o propósito de transformar vidas por meio de metodologia personalizada, humana e democrática, o IOMP promove qualificação e incentiva a autonomia dos educadores, engajando e potencializando ações transformadoras individuais e coletivas, contribuindo para uma sociedade melhor.

 

Apoiam o IOMP 

https://www.instituto-omp.org.br/quem-somos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados