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sábado, 15 de abril de 2023

Setor de RH pode minimizar os impactos emocionais e financeiros das demissões em massa

Para Veridiana Barcelos, líder de Pessoas e Cultura da abler, alguns passos podem ser cruciais para ajudar os profissionais desligados a se realocarem no mercado de trabalho


A gestão de recursos humanos é uma das áreas essenciaispara o sucesso de qualquer organização. Embora os profissionais de RH desempenhem um papel fundamental na atração, retenção e desenvolvimento de talentos, eles também enfrentam desafios, como a necessidade de lidar com demissões em massa. 

Esse tipo de situação pode ser dolorosa para todos os envolvidos, desde os funcionários afetados até a liderança da empresa. Portanto, é importante que o RH desempenhe um papel proativo e sensível nesse processo, minimizando o impacto emocional e garantindo as conformidades com a lei.

De acordo com Veridiana Barcelos, líder de Pessoas e Cultura da abler, startup que tem o propósito de trazer facilidade na gestão dos processos seletivos, as demissões em massa são um fenômeno cada vez mais comum. “Estão acontecendo com uma frequência cada vez maior em empresas de todos os portes e segmentos e são movimentos que vemos no Brasil e fora do país desde a metade do ano passado. O RH, com certeza, é uma área muito estratégica e deve estar presente em toda essa operação”, relata.

Quando a diretoria percebe que precisará realizar essas demissões que, normalmente, giram em torno de reduções de custo, é importante contar com a área de RH para mapear quais são os colaboradores indispensáveis. “São decisões muito difíceis, que envolvem profissionais e pessoas que precisam entender que a empresa está passando por um momento delicado e deve se reerguer para restabelecer naquele mercado. É necessário analisar quem mostra uma alta performance, quem ocupa posições extremamente estratégicas e também aqueles que  não podem ser desligados. Ou seja, o RH deve ajudar as lideranças nessa tomada de decisão de quem será desligado”, pontua.

É necessário, também, entender como será o plano de comunicação dessas demissões. “Existem diversos relatos de empresas grandes que realizaram esse tipo de desligamento de uma forma contraditória e isso pode repercutir na mídia e manchar a imagem da companhia”, adverte. 

Deve-se pensar, também, como isso será transmitido para aqueles que ficam na empresa. “Esse movimento gera um clima de insegurança e pode assustar os colaboradores que se mantiveram fora dessa onda de demissões. O pós-desligamento deve ser trabalhado tanto com as pessoas que saíram, prestando um apoio para a recolocação daqueles profissionais e fechando esse ciclo com a marca empregadora, quanto com aqueles que ficam na empresa. Existe um leque com várias oportunidades para o RH ser estratégico nesse momento extremamente delicado para as pessoas e para o próprio negócio”, revela Veridiana.

Algumas simples ações podem facilitar esse movimento de offboarding dos dispensados, mostrando um posicionamento empático e estratégico das organizações. “É possível, por exemplo, criar uma planilha com o link do LinkedIn, perfil e currículo desses profissionais, explicando quais eram as posições que eles ocupavam e transmitir isso para o network de outros RHs, fomentando a transmissão dessas informações. Até mesmo os colaboradores que permaneceram na empresa e outras lideranças podem compartilhar esses dados em seus nichos e redes de contato”, pontua.

Dependendo do tamanho do time de RH, existe a possibilidade de se dispor a ajudar esses profissionais na busca de uma recolocação. “Isso pode ser feito, até mesmo, contratando uma consultoria para posições estratégicas por meio de busca de vagas. Também existe a chance de  trabalhar em cima de uma melhor descrição de perfil, mostrando quais são os principais canais para buscas ativas de vagas e facilitando a jornada na conquista  de um novo emprego”, finaliza a líder de Pessoas e Cultura da abler.



Veridiana Barcelos - Psicóloga, com pós em Gestão de Pessoas, que ama trabalhar com pessoas, e entende que cada ser humano é único e alinhar seus interesses pessoais e profissionais dentro das organizações é um desafio constante. Ao longo de sua trajetória de 15 anos na área de Pessoas, já atuou em Consultorias de R&S, Indústria de Alimentos, grupos de Educação Superior, grandes nomes do varejo e nos últimos 3 anos descobriu o mundo das startups no qual se identificou. Seu foco sempre foi atrair e reter talentos, identificar em que áreas e atividades os profissionais podem se destacar com brilho nos olhos e desenvolver suas competências. Há 1 ano e meio na abler, atua como Líder do time de Pessoas & Cultura.



abler
https://abler.com.br/.

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