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segunda-feira, 17 de abril de 2023

4 Erros que você deve evitar no seu linkedin

Diariamente sou abordada por várias pessoas - me perguntando sobre como usar essa rede de maneira assertiva, seja para buscar um emprego, transição de carreira, usar como fonte de captação de leads e até como usá-la para propagar a marca empregadora ou pessoal, para cobrir essa pauta de maneira direta e pontual resolvi escrever alguns conteúdos com todas as dúvidas que já recebi. 

 

Vamos começar com os “erros” que você precisa evitar!  

O LinkedIn não é uma rede social só para procurar emprego - Há benefícios como fazer contatos, encontrar novos clientes, se conectar com pessoas que você admira para consumir conteúdos de alta qualidade, ter acesso a informações e dicas sobre todo o universo do trabalho e também mostrar a sua cara, competências, habilidades, etc.

 

Então, o que dificulta o seu sucesso na rede?   

Perfil Incompleto: Um perfil bem estruturado é essencial. Não ignore nenhum campo, desde o SOBRE, uma foto bem iluminada e recente, até a descrição do que faz ou fez nas experiências, ative o modo de criação, deixe as suas informações de contato disponíveis e atenção: se você tem o campo [endereço] preenchido, retire imediatamente por questões de segurança, ninguém precisa ter acesso ao seu local de trabalho ou residência. 

No campo: [Editar introdução] que fica logo embaixo da sua foto de capa, existe uma opção chamada [TÍTULO], lá você vai colocar uma série de palavras chave para que o seu perfil seja melhor rankeado. Evite colocar apenas o seu cargo, sem o nome da empresa. Ou frases motivacionais e até mesmo o: "Buscando Recolocação" - essa frase sozinha, não te ajuda em nada.

 

Experiências de trabalho desatualizadas: Mais especificamente para quem está em busca de trabalho ou em transição de carreira, já perdi as contas de quantas vezes abordei alguém e recebi a seguinte resposta: - "Poxa, não trabalho mais nessa empresa e nem tenho mais esse cargo e o OPEN TO WORK gritando no perfil".  

Atualize este campo, descreva as atividades desenvolvidas da maneira mais clara possível, lembre-se, Linkedin é uma rede social de palavras chave, quanto mais você escreve, mais ele vai aparecer nas buscas sejam por recrutadores ou pessoas interessadas no seus serviços.  


Linkedin parado não gera resultado: quanto mais você postar, mais movimento e alcance você tem. Nesse ponto, existe também o receio da Autopromoção, Celso Grecco, que dizia assim: “Se não usarmos o nosso potencial e os nossos privilégios ao máximo, o risco é o de diminuirmos o potencial dos outros". A grande vantagem sobre postar por aqui, é que o LinkedIn ainda é uma rede social que sobrevive da produção de conteúdos escritos, o ideal é um post por dia, fotos e imagens são bem vindas, mas não determinam muita coisa, se o seu conteúdo é bom, não importa o seu cargo, ele será evidenciado de alguma maneira. 

 

Sobre o que postar: sempre sugiro que você fale do que realmente domina, começando pela sua área de atuação, tendências, matérias, pesquisas, evite falar sobre o que você não sabe ou vive, além de ser difícil desenvolver um conteúdo nessa condição, você pode correr o risco de entrar em alguma polêmica e não conseguir sustentar o seu discurso.

 

Não segmentar a sua base de contatos: Não adianta ter um perfil bem estruturado, publicar conteúdos se você não sabe pra quem! Qual a sua área de atuação? Você vende pra quem? Quer atingir qual público? Veja o LinkedIn como um grande CRM da vida.

Com uma visão mais estratégica, você pode sim, conseguir muitos resultados e até falar com pessoas importantes que você jamais conseguiria em uma ligação. 

O LinkedIn recomenda que você tenha de 300 a 500 conexões para uma rede meramente sólida. Então, uma sugestão, é começar a se conectar com as pessoas do seu trabalho e em seguida com pessoas do seu segmento, não importando a empresa, apenas se conecte e acompanhe os conteúdos que estão sendo publicados. 

 


Jéssica Simões - estrategista de LinkedIn, LinkedIn Creator, especialista em reputação de marca pessoal para lideranças, Inteligência e Gestão de Carreira, Employer Branding, Marketing de Comunidade e GhostWriter.  Também é Co-Fundadora e Diretora de Relacionamento na Aster, uma empresa especializada em vendas B2B, Captação de Leads e Produção de Conteúdo, responsável por atender grandes marcas do setor da Educação e Tecnologia, com foco em fortalecimento de Cultura Organizacional. 


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