Time de
pesquisadores da agência, que é especializada em projetos e criadores de
conteúdo nesta plataforma, entrevistou quase três mil usuários ativos em todo o
país e ainda brasileiros que vivem no exterior
A Gombo é a primeira agência brasileira
especializada em influência, engajamento e projetos especiais exclusivos para o
LinkedIn. A empresa conta com um time de pesquisadores e acaba de finalizar um
estudo inédito, “Pesquisa de Comportamento do Usuário do LinkedIn”, que
procurou entender como os usuários da plataforma se relacionam com ela. Os
resultados da parceria entre a Gombo e a patrocinadora da pesquisa, Lumen Academy,
comprovam, por exemplo, que o número de profissionais que trabalham no modelo
100% remoto já é maior que o formato híbrido.
De acordo com o estudo, o modelo de trabalho
tradicional que exige a presença diária dos profissionais nas empresas ainda
forma a maioria com 32,5% dos respondentes. Contudo, este grupo está a apenas
6% acima daqueles que trabalham em modelo totalmente remoto, que representa 26%
da amostra.
“Com essa nova onda de aumento de casos de
coronavírus e a iminente possibilidade de novas recomendações de precaução para
conter sua proliferação, em um ano essa realidade já deve ser inverter e
empresas ainda resistentes ao home office devem rever suas regras e cultura
organizacional”, prevê Erih Carneiro, Cofundador da Gombo e LinkedIn Top Voice.
Erih Carneiro ainda acrescenta que “um fenômeno
importante a ser destacado nos resultados do estudo é que o número de pessoas
full-time em trabalho remoto já é um pouco maior do que o formato híbrido, que
corresponde a 24,5%. Isso contraria todas as previsões de especialistas que
diziam que o futuro seria do revezamento do trabalho parte em casa e parte nas
empresas”.
Profissionais empregados
utilizam LinkedIn para monitorar outras vagas
O estudo também mostra que 16,3% dos entrevistados
se identificam como desempregados. Contudo, 35,2% afirmaram utilizar o
LinkedIn, prioritariamente, para busca de novas oportunidades de trabalho.
“Sabemos que a plataforma é uma das mais
importantes ferramentas de recolocação, seja para os profissionais ou para os
recrutadores. Porém, a comprovação de que tanta gente que está empregada
utiliza o LinkedIn para monitorar novas oportunidades é um fenômeno importante
que deve ser levado em consideração por empregadores, profissionais de recursos
humanos e até head hunters que já têm a tradição de abordar pessoas em
atividade com novas propostas”, destaca Erih Carneiro.
Além disso, a rede tem mudado bastante o seu
posicionamento nos últimos anos, transformando-se em uma rede social com um
foco especial no mundo corporativo e do trabalho. Para Dimitri Vieira,
cofundador da Gombo e LinkedIn Top Voice, “essa mudança da rede pode ser
percebida no crescente foco dado às pessoas criadoras de conteúdo da rede e com
a criação do ‘Programa de Aceleração LinkedIn Creator’, que contou com a
participação de Patrícia Pousa, especialista em saúde do trabalhador e Thomas
Nader, especialista em recursos humanos, ambos do Time de Especialistas da
Gombo”.
Grande potencial para
relacionamento de marcas com clientes
Conhecimentos sobre o comportamento também são
extremamente importantes para qualquer empresa que use o potencial da
plataforma para impactar e engajar clientes, afinal, 91% dos entrevistados
afirmaram acessar a plataforma frequentemente ou muito frequentemente.
Os dados obtidos pela pesquisa dão indícios de que
o LinkedIn tem potencial para ser um espaço a mais para as marcas estarem em
evidência. “A presença das pessoas criadoras de conteúdo dentro da plataforma,
somada aos esforços que a rede tem feito para mantê-las engajadas é uma mistura
perfeita para nós da Gombo e para empresas”, pontua Erih Carneiro.
Além disso, são usuários que usam de forma massiva
as funcionalidades oferecidas pelo Linkedin. 67% estão em empresas que possuem
páginas de negócios na rede, 70% participam de grupos, 66% já encontraram uma
oportunidade de emprego ou negócio e 49% já clicaram ou abriram mensagens de
conteúdo patrocinado.
Sobre a metodologia
O estudo “Pesquisa de Comportamento do Usuário do
LinkedIn” foi liderado pelos pesquisadores Cristian Schaefer, Mestre e
Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRS) e especialista em Comportamento do Consumidor, e Alisson Pereira,
Antropólogo, Mesre em Antropologia Sociocultural pela Universidade Federal da
Grande Dourados (UFGD) e especialista em Antropologia do Consumo.
A pesquisa teve a participação de 2.977 usuários ativos da plataforma, independente da frequência, de todas as regiões do Brasil e também brasileiros que moram e trabalham no exterior. Para criar uma amostra que fosse representativa do universo ativo no LinkedIn, os pesquisadores criaram uma metodologia exclusiva em forma de cascata que selecionou inicialmente um pequeno grupo representando todos os diversos perfis de usuários, formado pelo time de pessoas especialistas da Gombo e, a partir deles, adentrou cada em uma de suas redes na plataforma criando um recorte de como o brasileiro se comporta dentro da rede.
Gombo
www.gombo.com.br
www.linkedin.com/company/meugombo
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