Pesquisar no Blog

sábado, 28 de janeiro de 2023

O planejamento para o ano novo começa por dentro de nós


Ao iniciar um ano novo pode ser comum pensar na mudança de vida. Entre as ações mais comuns é possível viajar, fazer novos cursos, ter filhos, entre outros objetivos. Poucas pessoas conseguem, efetivamente, realizar a mudança para atingir as conquistas almejadas. Isso ocorre, porque na maior parte das vezes em que fazemos um planejamento, colocamos no papel apenas o que desejamos alcançar, mas esquecemos de mudar nossos hábitos e comportamentos. 

Para que alcancemos as nossas metas de ano novo, não basta apenas definirmos as metas, mas é necessário também procurarmos entender como estão os pensamentos, hábitos e crenças. Eles precisam ser transformados ou reorganizados para o alcance dos objetivos traçados. Isso se faz necessário, porque o cérebro é o grande responsável por comandar pensamentos, emoções e sentimentos e como ele tem uma capacidade de aprender e automatizar inúmeras ações que estão registradas em cada um de nós, é comum que ocorram repetições de maneira inconsciente, impedindo a mudança do comportamento em direção ao que desejamos. 

Por um outro lado, o nosso cérebro tem uma capacidade de plasticidade como nenhum outro órgão do corpo, o que nos permite a possibilidade de aprender coisas novas que possam ajudar no alcance dos objetivos. 

No entanto, precisaremos desenvolver a habilidade de aprender a desaprender e, a partir desse ponto, reaprender ideias e crenças que possam nos ajudar a conquistar o que desejamos no presente momento. O que será necessário deixar de lado aquelas que foram úteis outrora, mas que não serão mais importantes para o que queremos ser. Sendo assim, o primeiro passo que precisamos dar para estar mais abertos para a transformação e podermos efetivamente nos preparar para ela, é cuidarmos da nossa saúde mental, desenvolvendo habilidades para lidar como o stress e a ansiedade.
 

Mauro Felix - professor de psicologia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados