Pesquisar no Blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Janeiro está quase no fim: quais metas você ainda não tirou do papel?!

Menos de 8% dos brasileiros conseguem cumprir as metas estabelecidas em sua totalidade

Boas estratégias permitem que as metas sejam alcançadas. (Crédito: Unsplash)


Os primeiros meses do ano nos fazem refletir sobre muitas coisas. Existe a cobrança, desde o primeiro dia, em cumprir as metas e muitas delas pouco tangíveis. Tendemos a colocar muitos objetivos sem definição de prazo: curto, médio ou longo prazo. Além da importância de se colocar o prazo, ou seja, um período de tempo para que cada uma dessas metas sejam alcançadas, é importante ser realista e não colocar um volume robusto de objetivos no primeiro mês.

Quando vamos iniciar um planejamento anual é importante listar das maiores às menores prioridades, conseguindo distribuir a energia e otimização de tempo para as tarefas. Segundo levantamento realizado pela SLAC, Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching, menos de 8% dos brasileiros conseguem cumprir as metas estabelecidas em sua totalidade. Evidenciando assim que muitas pessoas não dão andamento em metade de suas listas.

No ambiente corporativo, um planejamento também deve ser feito. Com 2023 começando muitas empresas desejam se expandir e o papel de um colaborador é estar alinhado ao propósito dos negócios, afinal, se a empresa cresce, o funcionário também tem seus benefícios. 

“Como CEO de uma Edtech logo entendi que se não tivesse planejamento e organização, as conquistas da empresa não seriam alcançadas. O percurso para se alcançar o sucesso demanda tempo, otimização das tarefas e uma série de decisões difíceis, mas vale a pena. Quando algumas metas são realizadas, há um senso de compensação e de incentivo para continuar trabalhando para conseguir conquistar os objetivos. Mudar hábitos para conseguir atingir os objetivos diferentes requer tempo e adaptação. Já que quando não conseguimos cumprir com o que imaginamos, sem planejamento, nos sentimos ansiosos e desmotivados”, afirma Helaman Fernandes, CEO da Aliança.

Pensando nisso, o CEO da Aliança separou 4 dicas para que as suas metas possam ser alcançadas no ano de 2023. Confira:


1- Realize um plano de ação

A melhor maneira de tirar algo do campo das ideias, ou seja, do papel é partindo para a ação. Então se o seu plano é investir em uma capacitação, como aprimoramento de uma segunda língua, um mestrado ou doutorado, dê o primeiro passo e se inscreva, é uma das maneiras de se manter motivado!


2- Tenha um plano B

Mesmo partindo para o campo da ação podem surgir contratempos durante o percurso, então tenha outros caminhos em mente. Ex: Se as aulas são durante a semana e por conta das pendências de trabalho não consegue dar conta de todas as demandas da rotina, mude para o primeiro horário dos finais de semana, o segredo é não desistir. 


3- Use métodos de organização 

Objetivos e organização andam lado a lado, então se deseja alcançar finalmente suas metas em 2023 se organize o máximo possível. Hoje em dia existem vários métodos, por meio deles é possível gerenciar o tempo das tarefas, temos o método SMART, que segundo ele, uma meta, para ter maior chance de ser alcançada, deve ser:

S (specific): específica;

M (measurable): mensurável;

A (achievable): alcançável;

R (Relevant): relevante;

T (time based): e ter prazos definidos.


4- Realize uma autoavaliação e aprenda a dizer não

Só nós mesmos reconhecemos os nossos próprios limites, então montar uma lista com metas impossíveis de serem alcançadas só gerará frustração. Por isso, aprenda a organizar o dia a dia, faça o melhor na sua rotina, diga não ao que não é prioritário, e aprenda a impor limites. Novas metas só serão possíveis quando damos conta do presente. Priorize o seu presente para aí sim galgar metas futuras.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados