Pesquisar no Blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Dia do Tomate: como aproveitar ao máximo os benefícios do alimento


Além de saboroso, o tomate é rico em nutrientes e pode trazer muitos benefícios à saúde. Nutricionista comenta as propriedades e ainda ensina uma receita prática e fácil

 

Um dos elementos mais populares da cozinha, o tomate é uma fruta versátil e muito nutritiva. Desde que começou a ser usado como alimento, muitas são as possibilidades de preparo: é apreciado cru, cozido ou processado. Cada uma confere sabores diferentes às receitas e ao paladar - e também ativa nutrientes específicos em cada um dos modos.  

Mundialmente conhecido, o tomate é celebrado todo ano em 1 de fevereiro. Nativo das Américas do Sul e Central, ele foi cultivado e consumido, pela primeira vez, pelos povos Incas e Astecas. Dizem que foi levado para a Europa pelos espanhóis, mas ganhou o paladar do mundo depois dos italianos. 

Além de saboroso, o tomate é uma fruta rica em nutrientes e muito benéfica para o organismo. Segundo Samira Lima, nutricionista da plataforma Science Play, ele é um dos vegetais de maior importância nutricional e econômica e está entre os frutos mais consumidos pela população brasileira e por todos aqueles que têm como base a dieta do mediterrâneo.  

"É uma excelente fonte de carotenoides, como o licopeno, o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina. Também é uma fonte considerável de vitaminas K, A, C, fibras e carboidratos, além de algumas quantidades de ferro, potássio, fósforo e enxofre. Além disso, contém baixo teor de sódio, gordura e calorias", explica Samira.  

Como se não bastasse a quantidade de nutrientes, a ingestão dietética do tomate está associada a uma diminuição do risco de doenças crônicas, como câncer e doenças cardiovasculares. E não para por aí: as atividades do licopeno, elemento presente na fruta, incluem efeitos antioxidantes, cardioprotetor, neurobiológico (atuando em doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson), efeito anti-inflamatório, anti-hipertensivo e anti agregativo.  

"A biodisponibilidade do licopeno é influenciada pelo conteúdo da dieta. Por ser uma substância lipofílica, consumir o tomate junto a fontes dietéticas de gordura, amplifica a sua biodisponibilidade. Existem estudos que mostram que a biodisponibilidade do licopeno no tomate aquecido é aumentada em comparação com tomates frescos. Podemos, então, concluir que nas preparações aquecidas à base de tomate, teremos o licopeno mais biodisponível do que em tomates crus", conclui a nutricionista.  

Para a profissional, uma das formas mais saborosas de consumir o tomate com a melhor biodisponibilidade do licopeno é por meio do tomate confit ou confitado. Confira a dica de uma receita indicada por Samira Lima:

 

Ingredientes:

- 500g de tomate cereja

- ½ xícara de azeite de oliva extra virgem

- ervas aromáticas como alecrim, tomilho, orégano à gosto

- sal à gosto

- pimenta do reino à gosto

- alho à gosto

 

Modo de preparo:

Misture os ingredientes, coloque num recipiente de vidro e leve ao forno baixo por aproximadamente 45 min. Quando esfriar, leve à geladeira em um recipiente com tampa. Fica excelente quando misturado ao ovo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados