Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Educação Executiva: saiba qual a diferença entre pós graduação, master e MBA

Para melhor assertividade é fundamental que o profissional entenda seu momento na carreira, avalia especialista da ESPM


A dúvida na hora de escolher uma especialização é recorrente entre os que desejam aprimorar seus estudos. No caso das opções de pós-graduação, Master ou MBA, a ESPM, escola de negócios, indica quais são as opções ideais para os que estão em busca de novas aprendizagens e de novas oportunidades de atuação no mercado.  

Para Iná Barreto, coordenadora geral da pós-graduação Lato Sensu da ESPM, para a melhor assertividade é fundamental que o profissional entenda qual é o momento em que está passando em sua carreira.  “O Lato Sensu compreende os cursos de pós-graduação, ideais para os profissionais que desejam absorver conhecimento e aplicá-lo à sua realidade ou necessidade”, diz. 

Embora o MEC não diferencie os cursos de Lato Sensu e os defina todos como pós-graduação, o mercado aplica especificações que são aceitas pelas empresas e pelas instituições de ensino superior. MBA, Master, especialização ou cursos livres, e pós-graduação Certificate são alguns que entram nessa lista.  


Entenda as diferenças 


Pós-graduação certificate

A pós-graduação Certificate é indicada aos jovens profissionais, principalmente aos recém-formados da graduação e que buscam aprimorar competências nas áreas de administração, finanças, marketing e gestão de negócios e de pessoas. “Nesta modalidade o indivíduo ainda está na ponta operacional e precisa aprimorar estratégias”, diz Barreto. 


Especialização (pós-graduação)

Especialização é focado no aperfeiçoamento profissional em uma determinada área de atuação e o profissional pode direcionar melhor a sua atividade, como nos caso de uma pessoa que esteja no cargo de analista ou de coordenação Também é indicado para os que desejam mudar de área e diversificar sua trilha de carreira. 


Master

O Master é ideal para o profissional que está se preparando para ser um tomador de decisão. A especialista da ESPM, indica fazer antes do MBA. “Os Masters são focados em profissionais com carreiras consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados”.

MBA

A Master of Business Administration (MBA), é direcionada para o Mestre em Administração de Negócios. É indicado para o profissional que pretende aprimorar sua visão global para tomada de decisão, pois ocupa cargo de liderança e gestão, como diretores e gestores de empresas. 

A coordenadora geral da pós-graduação Lato Sensu da ESPM  indica que é importante para os interessados escolham o curso mais adequado para seu momento de carreira. “É relativamente comum que os MBAs sejam vistos sempre como a melhor opção, mas, na realidade, a melhor opção é o tipo de curso adequado para o desafio que o momento da jornada profissional apresenta”, afirma Iná Barreto. 

 

ESPM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados