A perda da audição pode afetar o desempenho escolar e dificultar a socialização
Desatenção e notas baixas nem sempre significam falta de interesse dos alunos. Muitas vezes pode estar relacionado à saúde do ouvido. Alterações genéticas, infecções de ouvido, especialmente otite, meningite, hereditariedade e traumas podem levar a surdez infantil, por isso, a importância de se realizar o check-up anualmente. Segundo especialistas, a perda da audição que ainda não foi diagnosticada pode levar ao atraso no aprendizado e à dificuldade na socialização.
A fonoaudióloga especialista em audição, da clínica AudioFisa, Ariane Gonçalves explica porque é necessário fazer os exames antes da volta escolar. “O check-up é importante para identificar possíveis problemas e tratá-los de forma rápida e eficaz, assim evitando prejuízos futuros”, explica Ariane.
A profissional ainda ressalta que nem sempre os problemas auditivos são percebidos pelos pais ou professores, e afirma que os exames são seguros e sem dor. “Nem sempre os professores ou os pais conseguem reparar em um possível problema auditivo em uma criança, por isso é tão importante fazer alguns exames nesta fase, os procedimentos são seguros e indolores”, afirma a especialista em audição.
A especialista explica também que a surdez infantil pode ocorrer por diversos fatores, sendo alterações congênitas, uso de medicação e outras doenças. “Podemos citar alguns motivos que podem levar a surdez infantil, como por exemplo o uso de medicamentos ototóxicos, que são prejudiciais ao ouvido, alteração genética, infecções no ouvido, traumas e meningite são problemas que podem acarretar na perda da audição.”
Ariane alerta que, entre os indícios de
perda auditiva infantil, estão a demora para desenvolver a fala, trocar as
letras ao escrever e dificuldades para articular os sons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário