Pesquisar no Blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Volta às Aulas com as dicas do Dr. Bactéria

A volta às aulas é sempre um evento significativo para as crianças. Ansiedade, expectativa pelas novidades e animação para a compra de materiais escolares. Mas os cuidados com a saúde não podem ficar de fora! Então, aproveite as dicas valiosas do biomédico Roberto Figueiredo, o querido Dr. Bactéria. Confira!


Limpeza da lancheira

Item mais utilizado pelas crianças, a lancheira deve ser higienizada diariamente.

Não é necessário usar álcool, água sanitária ou outro desinfetante.

Para higienizar lancheiras use somente esta formulação:

1 litro de água + 1 colher de sopa de detergente mais uma colher de sopa de bicarbonato. Usar uma esponja do lado macio, enxaguar e deixar secando no escorredor. Evite panos para secar.


Conservação dos alimentos

As mães precisam tomar cuidados na hora de preparar os lanches e montar as lancheiras. É importante equilibrar as preferências de gostos das crianças com suas necessidades nutricionais.

Mas é recomendável evitar alimentos ultraprocessados e com conservantes, mesmo sendo mais fáceis das crianças levarem de lanche.

Muita atenção aos alimentos refrigerados, o tempo de conservação e o cuidado com a temperatura, são fundamentais.

Por isso, é bom enviar alimentos e ou produtos que não estragam rapidamente (use gelo ou blocos reutilizáveis com gel congelado pra manter a refrigeração). Atenção redobrada, se a lancheira não for térmica.


Armazenamento das Frutas

Em geral, as mães colocam as frutas inteiras higienizadas dentro de saquinhos, mas como são colocadas mais cedo, na hora do lanche, elas podem estar amassadas, com aparência feia.
No caso de cortá-las para que fiquem mais arrumadinhas e criativas, sem correr o risco de escurecer, pode-se seguir essa dica preciosa:

Coloque num recipiente água e gotas de limão, ou se preferir, partilha efervescente de vitamina C. Deixa repousar por dez minutos e depois seque com papel-toalha. Agora pode organizar no recipiente e colocar na lancheira, sem problemas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados