Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Diabetes amplia risco de morte por câncer

O oncologista Ramon Andrade de Mello ressalta a importância de medidas preventivas 


O diabetes tipo 2 aumenta os riscos de morte por câncer, especialmente os tumores malignos diagnosticados no pâncreas, fígado, cólon e endométrio. “Os estudos reforçam o que já constatamos no dia a dia do consultório. Por isso, cada vez mais precisamos adotar medidas preventivas como forma de reduzir esses casos de óbitos. Essa doença metabólica pode ser controlada e isso traz perspectivas otimistas”, avalia o médico oncologista Ramon Andrade de Mello, professor da disciplina de oncologia clínica do doutorado em medicina da Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo, e médico pesquisador honorário do Departamento de Oncologia da Universidade de Oxford, no Reino Unido. 

O estudo da Universidade de Leicester e da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, ambas do Reino Unido, acompanhou aproximadamente 140 mil pessoas durante 20 anos. Os resultados das pesquisas mostram que a taxa de óbito é de 18% mais elevada em pacientes diabéticos para todos os tipos de tumores oncológicos combinados. Já nas mulheres com a doença metabólica, a taxa é de 9%. No geral, o diabético tipo 2 tem 2,4 mais chances de óbito por tumores colorretal. 

“O organismo do paciente com diabetes tipo 2 enfrenta variação da glicose com maior frequência, com registros mais altos do que o normal. Esse estado metabólico provoca um processo inflamatório, que pode ser um dos causadores de tumores oncológicos”, detalha Ramon Andrade de Mello. 

O oncologista reforça a importância da prevenção, estimulando uma melhora na qualidade de vida com o incentivo aos hábitos alimentares saudáveis, a prática regular de exercício físico e ao controle de estresse: “Esses pacientes fazem parte de um grupo que precisa passar por um rastreamento como forma de diagnóstico precoce da doença. Isso pode salvar vidas e reduzir os custos de internações hospitalares”. 



Dr. Ramon de Mello - oncologista do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e do Centro de Diagnóstico da Unimed, em Bauru, SP.
ramondemello.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados