Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Pressão baixa no verão? Saiba os mitos e verdades que cercam essa disfunção

Ações como colocar sal debaixo da língua e molhar a nuca não são eficazes

Pixabay


Pressão baixa não é uma doença e pode acontecer por diversos motivos, um deles é a desidratação

 

Tontura, fraqueza e sensação de desmaio. Já sentiu estes sintomas no verão e não soube o que fazer? É comum e geralmente eles são causados por um só motivo: pressão baixa. 

Considerada vilã por muitos, a pressão baixa não é uma doença, sendo assim, fique tranquilo e não recorra às medidas populares, como colocar sal debaixo da língua, molhar a nuca e ingerir uma pequena quantidade de açúcar. 

Segundo o Doutor Carlos Alberto Cyrillo Sellera, médico cardiologista e responsável pela disciplina de Doenças Cardiovasculares da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), essas ações não são medidas isentas de risco e a resposta da pressão é apenas transitória. 

“O açúcar não tem nada a ver e a água na nuca ou o sal debaixo da língua não apresentam resultados. O que se deve fazer é deitar elevando os membros inferiores e se hidratar bem”, explica o médico. 

Segundo o especialista, a pressão baixa ocorre por diversos motivos, os mais comuns são: desidratação, hemorragia, jejum prolongado, gravidez, problemas nutricionais, diabetes, hipotireoidismo, manter-se em pé ou parado em locais abafados por tempo prolongado, pós exercício físico com parada abrupta, ingestão excessiva de álcool, uso de certos medicamentos e algum tipo de arritmia cardíaca. 

E mesmo com diversos motivos, muitos também podem ser acometidos pela pressão baixa por conta do calor. O Dr. Sellera comenta que isso acontece porque a temperatura mais alta faz os vasos dilatarem. 

“No inverno é exatamente o inverso, a pressão fica mais elevada pela constrição dos vasos. Por isso, agora nessa época do ano em que as temperaturas ultrapassam os 30º, é muito importante que as pessoas se hidratem mais”, relata Sellera. 

Outro ponto importante que o médico ressalta é o cuidado com os idosos, já que eles são mais suscetíveis à desidratação principalmente em dias muito quentes e correm maior risco de desmaio.

 

O que fazer quando estiver com a pressão baixa

  1. É recomendado a pessoa deitar-se numa posição confortável e com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça.
  2. Ingerir bastante líquido para aumentar o volume do fluxo sanguíneo, mas em pequenos goles.
  3. Caso a pessoa esteja em jejum há muito tempo, é indicado dar preferência a sucos de frutas. Entretanto, hidratantes do tipo isotônicos também são válidos.
  4. Caso os sintomas sejam recorrentes e passe a interferir na qualidade de vida da pessoa, é necessário procurar um médico.



Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados