Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Alucinógenos naturais? Médico comenta estudo sobre substâncias encontradas na natureza


Muitos alucinógenos ocorrem naturalmente, incluindo psilocibina, substância que é encontrada nos cogumelos mágicos, DMT (dimetiltriptamina), Salvia divinorum e mescalina (do cacto peiote). De acordo com o médico Dr. Vital Fernandes Araújo, a psilocibina ou psilocina são substâncias alucinógenas encontradas em mais de 180 espécies de cogumelos.  

"Eles são usados principalmente para fins espirituais ou recreativos e causam experiências alucinógenas semelhantes, mas distintas, em comparação com o LSD", diz trecho do estudo publicado no portal Drug Info.

Dr. Vital afirmou que o estudo apontou que é perigoso colher e comer cogumelos silvestres porque é difícil distinguir cogumelos comestíveis de seus semelhantes venenosos. 

"Cogumelos venenosos podem causar dores de estômago, vômitos e diarreia, enquanto alguns podem causar danos permanentes ao fígado, insuficiência respiratória, inconsciência e até a morte. Os sintomas podem levar até 40 horas para se desenvolver", diz mais um trecho.

Outros tipos de alucinógenos

Já o DMT, conforme o estudo, é um poderoso alucinógeno encontrado nas sementes, cascas, folhas ou caules de várias plantas ao redor do mundo, incluindo algumas espécies de acácia nativas da Austrália. 

É consumido por muitos indivíduos como ayahuasca, que é usado principalmente para fins espirituais. Alternativamente, pode ser sintetizado em uma forma cristalina que é tipicamente vaporizada ou fumada.

A Salvia divinorum é uma espécie da família das mentas que pode ser mastigada, bebida ou fumada para produzir experiências alucinógenas. Dado que a sálvia não é controlada pelas convenções da ONU, é classificada como uma nova substância psicoativa.

A mescalina é mais comumente conhecida como o ingrediente ativo do cacto peiote e é usada espiritualmente e recreativamente. Os efeitos da mescalina incluem alucinações visuais e estados alterados de consciência, mas também podem incluir vômitos, dores de cabeça e medo/ansiedade.

 

Dependência

Conforme o estudo, não se acredita que os alucinógenos naturais causem dependência física. Usuários regulares podem desenvolver dependência psicológica, embora isso não seja comum.

Cancelamento

Dado que há pouco risco de dependência física, os efeitos físicos são mínimos quando o uso cessa. Os usuários podem experimentar efeitos psicológicos residuais, como baixos sentimentos de ansiedade.



Overdose

Dr. Vital pontuou, assim como o artigo, que os alucinógenos de ocorrência natural não são drogas particularmente tóxicas; mortes que foram associadas a alucinógenos são geralmente consequências não intencionais de distorção perceptiva, como quedas.  

"Apesar disso, tomar uma dose maior do que a pretendida pode resultar em percepção extremamente distorcida, humor instável, medo intenso e humor extremamente deprimido e também pode prolongar a experiência por muito mais tempo do que o esperado".

Ainda segundo o médico, um dos perigos do uso de cogumelos mágicos é a ingestão acidental de uma variedade não alucinógena altamente tóxica. Alguns outros alucinógenos de ocorrência natural, como datura, podem causar envenenamento em altas doses.



Dr. Vital Fernandes Araújo - Médico e se formou pela Universidade Federal da Bahia. Ele é pós-Graduado em Medicina Ortomolecular e pós-Graduado em Psiquiatria. O médico hoje atua como mentor de médicos e grandes empresários através da sua metodologia que denominou de Integração Neuro Emocional.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados