Pesquisar no Blog

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Especialista revela quais os segredos para manter uma boa audiência nas redes sociais

 O especialista Samuel Pereira explica a importância da bolha de relevância para impulsionar um perfil


A tração de um perfil na rede social é uma série de ações que ajudam a melhorar o desempenho dentro da plataforma, estabelecendo seu negócio de maneira saudável, com fluidez e possibilidade de se sustentar no longo prazo. De acordo com Samuel Pereira, especialista em marketing digital, empresário, investidor e fundador da SDA Holding, “é importante que o perfil esteja sempre aquecido, trazendo novos seguidores. Essa frequência faz com que o algoritmo entenda que é uma rede relevante. Em resumo, não adianta cem pessoas novas clicarem na sua página se não começarem a seguir sua marca na plataforma. É um ponto que faz muita diferença na tração do perfil”.

Mas uma boa estratégia de aquisição precisa estar acompanhada do que ele chama de bolha de relevância, um dos pilares essenciais para a tração. “A bolha da relevância vai determinar a quantidade de pessoas que você vai alcançar com uma postagem. Ou seja, ela mostra o quão relevante você está na rede social para impactar outras pessoas”, explica.  

Uma das coisas mais importantes nesse tópico é manter um planejamento de bons posts seguidos um do outro, porque isso aquece o algoritmo e começa a posicionar o perfil com maior alcance na rede. O mesmo pode acontecer no sentido contrário: postagens seguidas de folder, por exemplo, que não dão uma razão clara para o público interagir, podem distanciar cada vez mais um conteúdo dos seguidores. 

Para isso, Samuel sugere selecionar 20% das piores postagens relacionadas em determinado período de tempo, ou seja, aquelas com menor engajamento e parar a criação de conteúdos no mesmo formato, tema ou estilo. Por outro lado, indica fazer o mesmo com as postagens que deram mais certo: selecionar os 20% de melhores conteúdos e repetir a fórmula. Ele garante que essa pequena tarefa vai fazer diferença na rede social. “Além disso, puxar a interação é muito importante. Por exemplo: você fica um tempo sem ver o post de um amigo, mas resolve trocar uma ideia com ele no inbox. No dia seguinte, começam a aparecer conteúdos dele na sua timeline — o mesmo funciona para ele. É importante também parar de se comparar com outras pessoas e focar realmente em resultados. Quando eu foquei mais no meu perfil que dos meus concorrentes, cresci de outra maneira”, diz. 

Outro elemento crucial, de acordo com o empresário, é ter uma biografia que mostra logo de cara porque as pessoas devem seguir aquele perfil. Colocar a história da marca, os êxitos e o objetivo no topo da página ajuda para que as pessoas que visitarem a plataforma entendam claramente porque devem acompanhar aquele conteúdo. Isso faz parte do que ele chama de escalada da percepção, ou seja,  quando o seguidor entende a relevância que uma pessoa ou empresa tem a partir do histórico e marcos pessoais. Mostrar que aquele porta-voz tem credibilidade no tema que trata é crucial para que o seguidor preste atenção no que é postado. 

Por fim, ao aumentar a aquisição de seguidores de qualidade, o perfil é impulsionado e o engajamento também cresce. “Por que um sorteio é ruim?  Pode ser ruim quando não é feito de forma estratégica, por exemplo fazer sorteios de coisas que não tem nada a ver com o seu segmento. 

Isso faz a pessoa te seguir apenas para ganhar alguma coisa. Isso significa que esse seguidor não tende a curtir as próximas postagens ou interagir de uma maneira relevante. Ao mesmo tempo, quando acaba o sorteio, muita gente sai de uma vez e é possível que caia atração, porque o algoritmo entende que o perfil está perdendo relevância”, ressalta, destacando ainda que rede social gosta de consistência. 

Isso quer dizer que fazer posts sem gaps muito longos de duração entre um e outro também importa — inserir conteúdos com muita distância de tempo pode prejudicar o engajamento. 



Samuel Pereira - empresário, investidor e fundador da SDA Holding. Entre alguns dos seus marcos está a criação do evento Segredos da Audiência Ao Vivo (SDA Ao Vivo), maior evento de tráfego e audiência do Brasil. Samuel também empreende no digital há 12 anos, onde já construiu dezenas de sites e blogs, apenas um deles recebendo 16 milhões de visitantes únicos. Nas redes sociais que gerencia são quase 5 milhões de seguidores, e nas suas redes sociais pessoas são 1 milhão de seguidores. Também é coautor do livro Negócios Digitais e autor do Best-Seller Atenção! O Maior Ativo do Mundo, na Revista Veja, com prefácio de Luiza Helena Trajano.
https://www.youtube.com/user/segredosdaaudiencia
https://www.facebook.com/SegredosDaAudiencia/
https://www.instagram.com/segredosdaaudiencia/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados