Analisando as diversas mudanças estruturais nas instituições de ensino, Natália Alonso, gestora de projetos educacionais da BEĨ Educação, dá dicas de capacitação para aliviar os impactos sobre os educadores
A partir deste
ano, todas as instituições públicas e privadas do país devem entrar em
conformidade com as regras e estruturas do Novo Ensino Médio, aprovadas pela
Lei 13.415/2017. Os pilares fundamentais desta nova resolução estão na
preparação para o tempo integral e na definição de uma nova organização
disciplinar, sendo mais flexível. Porém, as mudanças ocorridas não atingem
exclusivamente os alunos.
Neste novo modelo,
os professores são motivados a exercer suas práticas educacionais de forma
alinhada a todas as propostas exigidas pela Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) e pelos Itinerários Formativos. Necessariamente, os educadores
precisarão recalcular a rota das aulas, ou seja, replanejá-las, a fim de
atender o novo currículo integrado e as alterações que incluem as diferentes
áreas do conhecimento.
Segundo Natália
Alonso, gestora de projetos e produtos educacionais da BEĨ Educação, “os professores
devem buscar ter uma visão ampla e disruptiva do ensino, mirando um trabalho
integrado entre os componentes curriculares e aproximando os projetos cada vez
mais da realidade do estudante para que se torne mais real, significativo e,
acima de tudo, aplicável. Assim, as competências de cada um passarão a ser
desenvolvidas para além dos muros da escola”.
Assim, sabendo da
necessidade dos professores em estarem constantemente atualizados, devendo a
escola fornecer formação e capacitação dos materiais e itinerários aplicados,
Natália levanta cinco dicas de capacitação para os educadores alinharem-se às
mudanças do Novo Ensino Médio de forma enriquecedora. Confira:
Maior
autonomia aos alunos
O professor deixou
de ser o detentor único do saber e passou a ser o mediador de sua turma, um
facilitador do processo de aprendizagem ativa. Com os itinerários e projetos, o
aluno solidifica seu papel protagonista, sendo autônomo do seu aprendizado.
Assim, o professor precisará trabalhar com seus alunos constantemente essa
competência, que também faz parte das competências gerais da BNCC, buscando
equilíbrio e entendendo que autonomia envolve também uma maior
responsabilidade. O professor deverá, portanto, introduzir esta prática mais
independente de maneira gradativa, de forma a exercitar sua escuta ativa e
respeitar a diversidade.
Conhecimento
em prática
A atualização do
professor não deve ser apenas teórica, os conceitos devem ser postos em
prática. Nesse sentido, metodologias ativas podem e devem ser cada vez mais
utilizadas, pois proporcionam, além do protagonismo, uma integração entre áreas
de conhecimento e maneiras diversas de aprender.
Leitura
constante
A leitura de
autores consagrados e de novos autores que discorrem acerca de pilares da
inovação, a introdução do ensino híbrido e o trabalho por projetos são fatores
essenciais para as novas práticas. Assim, é imprescindível que os educadores se
atualizem sem que percam o viés do que já foi aprendido, afinal, é frutífero
alinhar diversas ferramentas para desenvolver o trabalho em sala de aula.
Trocas
e mais trocas
As formações de
professores realizadas de maneira síncrona são muito importantes para trocas,
insights e discussões, sejam elas online ou presenciais. Desse modo, quando
colocam a “mão na massa” e exercitam os conceitos já aprendidos, por meio de
metodologias ativas, tecnologias e aulas invertidas, com a introdução de um
estudo prévio, podem vivenciar práticas a serem aplicadas também com os
estudantes, dando maior sentido à imersão.
Inovação digitalO uso de tecnologias, as chamadas TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação), na medida do possível e do que há disponível como recurso, é um grande diferencial nesse processo. Essas integram diversas esferas da realidade dos estudantes, além de enriquecerem conteúdos e componentes, permitindo projetos que consolidem diversos conhecimentos. Nesse sentido, as TDICs podem funcionar como formas diferentes de introduzir um mesmo conteúdo, abarcando as diferentes formas de aprender e proporcionando um aprendizado personalizado.
BEĨ Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário