Pesquisar no Blog

domingo, 29 de janeiro de 2023

Calor intenso demanda cuidados especiais com animais de estimação

Docente do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera destaca principais dicas para manter o bem-estar de pets no verão

Tutores precisam encontrar alternativas para garantir conforto térmico de pets/DIVULGAÇÃO


Janeiro apresentar as temperaturas mais típicas do verão em 2023, depois de um início frio e atípico para os brasileiros -- segundo o Climatempo, os termômetros voltam a atingir os 30º C com a proximidade de fevereiro. A atenção com a saúde no período de calor intenso deve ser redobrada, tanto para seres humanos quanto para os animais de estimação, que também sofrem as consequências da estação.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, professora Doutora Janaína Duarte, a hipertermia e as queimaduras nas patas são os problemas mais comuns dessa época do ano. “Assim como as pessoas, os pets têm reações às mudanças climáticas e precisam de cuidados especiais para manter o bem-estar”, afirma a docente.

Cães e gatos possuem poucas glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo e a maior parte delas está nos coxins plantares (as almofadinhas das patas). A transpiração não ocorre pela pele, como no caso dos humanos, e a eliminação do calor acontece por meio da respiração ofegante. No caso dos felinos, as lambidas pelo corpo ajudam a manter a temperatura estável.

Em casos hipertermia, os animais podem sofrer com vômitos, paradas cardíacas e, em quadros graves, correm o risco de morte. Os primeiros sinais são a ofegação constante, hipersalivação, batimento cardíaco acelerado, pele muito quente, entre outros. A docente da Anhanguera destaca as principais dicas para proteger animais de estimação do clima quente do verão.


Hidratação. Os pets precisam de água limpa e fresca de forma abundante, portanto, é preciso fazer a troca constante dos potes para que os animais continuem hidratados ao longo do dia. Colocar pequenas pedras de gelo são uma alternativa para conservar o frescor.


Passeio. Os horários com menor incidência solar são ideais para os passeios na área externa, como antes das 10h ou depois das 16h. O alerta principal é para a temperatura das calçadas e do asfalto na hora de sair com os pets. Para isso, o indicado é verificar com as próprias mãos se há conforto térmico no chão para evitar queimaduras nas patinhas.


Banho. A rotina de banhos deve ser reforçada no verão, para evitar o acúmulo de sujeira e parasitas, como pulgas e carrapatos. O aconselhado é que a higienização aconteça, pelo menos, uma vez por semana ou quinzenalmente. Lavar os cães com mangueiras no quintal é recomendado para aliviar o calor, porém, é importante ter cuidado para que não entre água nas orelhas do animal, pois pode gerar um processo inflamatório e/ou infeccioso.


Tosa. O senso comum leva tutores a realizar a tosa em cachorros de pelos longos, porém, essa ação deve ser avaliada por um médico veterinário graduado. A pelugem age para regular a temperatura do corpo e, em alguns casos, o recomendado é apenas uma escovação diária para retirar os pelos em excesso.


Abrigo. Cães e gatos, assim como outros pets, precisam ter acesso a um local com sombra e boa ventilação. Se os animais ficam dentro de caso, é importante manter ventiladores (não colocar diretamente na face do animal) ou o ar-condicionado ligado nos horários de pico de calor.


Alimento gelado. É possível oferecer frutas geladas ou congeladas na forma de sorvete para que possam se refrescar, desde que a base seja a água filtrada e sem a adição de açúcar. As opções mais recomendadas para os pets são a laranja, o mamão, o melão, a melancia, o morango, a pêra e a banana. “Trata-se apenas de um petisco e não deve substituir a refeição e nem serem dadas em excesso”, afirma a docente.


Anhanguera
https://www.anhanguera.com/ e https://blog.anhanguera.com/category/noticias/

Kroton
www.kroton.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados